Pular para o conteúdo

Natal saudável: 3 dicas para não engordar nas festas de fim de ano

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Natal saudável: 3 dicas para não engordar nas festas de fim de ano

A ceia de natal é uma tradição que não pode faltar no fim de ano, afinal, é hora de reunir a família, os amigos e aproveitar as clássicas delícias da época. Porém, é preciso adotar novos hábitos para que as festas de fim de ano não resultem em quilinhos a mais no início de 2020. Por isso, vamos repassar três dicas para que você possa aproveitar e ter um natal saudável. 

Pense bem na hora de montar o prato

Nossa primeira dica para um natal saudável é simples, porém, faz toda a diferença. Na hora de montar o prato, escolha o que vai te deixar satisfeito. Muitas vezes, pegamos um pouco de tudo o que está na mesa, sem pensar que talvez apenas alguns itens já te deixem saciado. Por exemplo, é realmente preciso pegar mais de um tipo de carne ou massa?. Ao refletir sobre o que está colocando no prato, você vai notar que não é necessário exagerar nos alimentos mais gordurosos ou nas sobremesas ricas em açúcar. 

Uma ótima dica é ingerir primeiramente proteínas. Elas podem colaborar na saciedade do organismo. Depois disso, aposte na gordura, que pode contribuir para diminuir o apetite. Depois disso, não economize nos vegetais de baixas calorias, que irão te fazer ficar satisfeito.

Não consegue deixar a sobremesa de lado? Tudo bem, afinal é fim de ano. Mas, fica aqui uma sugestão: consuma bastante proteína e vegetais, isso deixa o consumo de gordura no nível mais baixo possível. 

Não exagere no consumo de álcool

Aqui mais um item indispensável para muitos: bebidas alcoólicas. Para um natal saudável, não consumir essas bebidas seria o ideal, mas se você não quer fazer essa restrição, ao menos não beba exageradamente. Sim, o consumo de bebida alcoólica também reflete nas gordurinhas, pois muitas das bebidas possuem um nível considerável de calorias. 

Muitas pessoas não levam em consideração o valor calórico das bebidas porque é algo que não precisam mastigar. No entanto, é relevante saber que cada grama de álcool possui 7 calorias, bem mais que o carboidrato e a proteína que fornecem 4 calorias por grama. 

Quer exemplos? 

  • Espumante: 110 cal em 1 taça/125 ml

  • Batida de frutas com leite condensado: 504 cal em 1 copo/200 ml

  • Cachaça: 115 cal em 1 dose/50 ml

  • Caipirinha de limão com cachaça e açúcar: 263 cal em 1 copo/200 ml

  • Chope: 180 cal em 1 tulipa/300 ml

Durma bem

Isso mesmo. Nossa terceira dica para um natal saudável é dormir bem. Esse ato aparentemente simples ajuda na perda de peso, isso porque auxilia na regulação de hormônios como a grelina e a leptina, que são importantes para controlar a fome. 

Dormir menos de 6 horas por dia aumenta a produção de hormônios do estresse, que eleva o apetite e dificulta a queima de gordura.  

O ideal é que uma pessoa durma entre 6 e 8 horas por dia, para a reposição de energias e regulação das funções do corpo.

E você sabia que uma pessoa saudável gasta, em média, cerca de 80 calorias por hora de sono? Isso mostra que somente dormir não emagrece, mas dormir bem auxilia a perda de peso de outras formas.

Então, para um natal saudável, durma bem! Mesmo que você tenha um almoço marcado para o dia seguinte, tente dormir adequadamente, procurando respeitar as horas recomendadas.

Seguindo essas dicas, sem dúvida seu natal será mais saudável. Aproveitamos esse artigo para desejar também seja repleto de felicidade e amor! 

 


Leticia Saifert Picoli
20/12/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Sofre com espasmos musculares? Saiba como ciclobenzaprina pode ajudar
Sofre com espasmos musculares? Saiba como ciclobenzaprina pode ajudar

Algo bem comum na rotina de quem pratica exercícios físicos são os chamados espasmos musculares, uma espécie de contra&...

Foto de 3 vantagens da biotina para quem pratica exercícios físicos
3 vantagens da biotina para quem pratica exercícios físicos

Considerada uma das vitaminas mais completas para quem pratica exercícios físicos, a biotina também é conhecida como vi...

Foto de Furosemida: benefícios para problemas cardíacos, renais e hepáticos
Furosemida: benefícios para problemas cardíacos, renais e hepáticos

Considerado um produto multiuso, a furosemida é um ativo que vem sendo cada vez mais procurado para tratar diversos problemas. De perda de p...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê