Pular para o conteúdo

Metionina: para que serve, função e alimentos que contêm metionina

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Metionina: para que serve, função e alimentos que contêm metionina

O nome é meio sério, mas a verdade é que a metionina possui diversos benefícios, para a saúde e estética. Ela é um aminoácido essencial, isso quer dizer que o corpo não o produz sozinho, é preciso consumi-lo por meio de outros alimentos.

Quais são as suas substâncias?

A metionina contém enxofre, substância necessária para que se produza a glutationa, o antioxidante natural mais presente no corpo humano, que ajuda na eliminação de toxinas, cria tecidos saudáveis e melhora a saúde cardiovascular. Ela ainda ajuda o fígado a processar as gorduras e é necessária para a produção de creatina, nutriente dos músculos que produz a energia e o colágeno que forma a pele e as unhas.

Quais alimentos contêm metionina?

Esse aminoácido, apesar de não ser produzido pelo corpo, é importantíssimo e precisa ser consumido, por isso essa lista de alimentos – bem saborosos – onde a metionina pode ser encontrada: ovos (especialmente a clara), peixes, como atum, bacalhau, dourado, salmão, tilápia e linguado. Outras carnes também possuem a metionina: carne de alce, frango, peru, carne de búfalo, carne de veado, crustáceos, carne de porco, carne de vaca, carne de coelho, queijo e leite. Além das fontes animais, existem outros alimentos que possuem a substância: castanha-do-pará, sementes de gergelim, sementes de girassol, aveia e outros.

Ainda sobre os alimentos a dica é prestar atenção na hora do cozimento, pois quando são fervidos ou colocados de molho por muito tempo, perdem grandes quantidades de metionina, já que ela é muito solúvel e a exposição prolongada ao calor pode fazer com que se percam.

Benefícios para a saúde

A metionina oferece muitas vantagens ao corpo, podendo tratar depressão, inflamação, doenças do fígado e dores musculares. Também melhora a qualidade de vida de pessoas cujos níveis de estrogênio são muito mais altos que os níveis de progesterona. Ela também pode ser usada para combater hepatite e cirrose, possui efeitos anti-inflamatórios e pode ser usada para tratar osteoartrite.

Além desses benefícios, a metionina é precursora ou essencial para a produção de outras substâncias importantes para o corpo. Entre elas:

  • Cisteína e taurina, aminoácidos que eliminam toxinas, criam tecidos saudáveis e promovem a saúde cardiovascular;
  • Creatina, nutriente encontrado nos músculos que oferece a energia que eles precisam para se moverem;
  • Colágeno, substância usada na produção de unhas, pele e tecidos conjuntivos, além de reduzir as inflamações histamínicas no corpo.

Outros benefícios da metionina são:

  • Ajuda a prevenir ejaculação precoce;
  • Ajuda a prevenir depressão crônica;
  • Reduz os níveis de histaminas inflamatórias no corpo;
  • Ajuda a tratar infecções no trato urinário ao impedir que as bactérias se prendam nas paredes do trato urinário e se proliferem;
  • Ajuda a manter o funcionamento normal do fígado;
  • Ajuda com o alcoolismo;
  • Ajuda com alergias;
  • Ajuda a evitar efeitos colaterais de radiação;
  • Ajuda com a asma;
  • Ajuda com a esquizofrenia;
  • Ajuda a evitar sintomas de abstinência de drogas;
  • Ajuda no Mal de Parkinson;
  • Pode ajudar a diminuir a demência e perda de memória em pessoas com AIDS, ao impedir que os nervos se deteriorem.

 

Perda de peso

Existe um mito de que a metionina ajuda no emagrecimento, mas ainda não existem estudos que comprovem que ela realmente ajude nesse processo. O que se acredita é que ela auxilia no ganho de massa muscular e contribui para perda de gordura e emagrecimento, além de também ajudar o fígado a “quebrar” a gordura e eliminar as toxinas no organismo, tornando-o mais saudável e fortalecer as unhas aumentando o fornecimento de sangue para os folículos pilosos das unhas.

 

Cuidados estéticos

Mais um dos valores de beleza da metionina é ajudar no crescimento saudável dos cabelos, já que é um aminoácido necessário para a formação das cadeias moleculares dos cabelos e pele. Dessa forma, quanto mais metionina, mais forte tende a ser o crescimento capilar, então a ingestão dela junto ao zinco e vitaminas B contribui, sim, para ter pele, unhas e cabelos mais bonitos e saudáveis.

 

Quantidade a ser ingerida

É importante usar pequenas quantidades de metionina, de preferência durante as refeições. Mas para definir a dosagem correta deste suplemento para consumo, o mais indicado é que procure um médico especialista na área.

Somente este profissional poderá fazer uma avaliação geral da sua saúde, e com base nos objetivos que deseja alcançar, determinará a quantidade ideal de metionina que você pode consumir no seu dia a dia.

Formas de consumir metionina

Além dos alimentos já citados nos quais a metionina pode ser encontrada e ingerida, existe mais uma forma de ter a quantidade diária do aminoácido: ela pode ser comprada em cápsulas feitas em farmácias de manipulação.

Após um médico ser consultado para ver a real necessidade de cada pessoa para cada organismo, esse medicamento pode ser manipulado e tomado de acordo com a quantidade passada pelo especialista.

Ingerindo a metionina você pode ter cabelos, unhas e pele muito mais saudáveis e bonitos, além de, é claro, ter maior qualidade de vida devido às inúmeras vantagens que a substância traz para o corpo humano.


Leticia Saifert Picoli
20/12/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Conheça três maneiras de ganhar massa magra com saúde
Conheça três maneiras de ganhar massa magra com saúde

Ganhar massa muscular é o objetivo de muitas pessoas que procuram melhorar a forma física. No entanto, para alcançar essa meta...

Foto de Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios
Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios

Medicamento hormonal, o letrozol ajuda no combate ao câncer de mama. O crescimento da doença é estimulado pelos hormônios...

Foto de Quais os benefícios do Citrimax?
Quais os benefícios do Citrimax?

Um grande aliado para pessoas que buscam emagrecer, o Citrimax tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Ele é feito através da ...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê