Medicamentos para hipertensão: como se cuidar durante o Coronavírus

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Medicamentos para hipertensão: como se cuidar durante o Coronavírus

A hipertensão arterial é uma das doenças mais comuns, inclusive, é considerada uma das principais causas de morte no mundo. Neste momento delicado que estamos vivendo, o cuidado com a saúde deve ser dobrado, principalmente, quando se trata de pressão alta.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os hipertensos estão entre os principais alvos de complicações causadas pela pandemia do Novo Coronavírus.   Com base no estudo realizado em Wuhan, mostrou que na China, 48% dos pacientes que faleceram eram hipertensos. 

É importante frisar que as pessoas que possuem esse diagnóstico deverão evitar o contágio pelo vírus, através do isolamento social, como também manter os cuidados habituais para o controle da pressão arterial. Quando falando sobre cuidados, estamos nos referindo ao uso regular de medicamentos para hipertensão, alimentação saudável e prática de exercícios físicos. 

Então confira a seguir os medicamentos para hipertensão e quais medidas são indicadas para se cuidar durante o Covid-19.

Leia também: Covid-19: cuidados que pacientes com doença cardiovascular devem tomar

 

Sintomas e causas

A hipertensão é uma doença silenciosa que acomete grande parte da população, independente da idade. Para evitar grandes consequências, as vacinas deverão estar em dia, devido vulnerabilidade em tempos de pandemia.

Para melhor compreender a doença em questão, a pressão arterial é responsável por empurrar o sangue bombeado pelo coração, pelas artérias, atendendo as necessidades dos demais órgãos. Quando a pressão altera, o coração faz mais força para bombear o sangue, acarretando em sérias consequências à saúde.

Com tempo essa força pode acarretar em lesões nas paredes arteriais, resultando em um derrame (acidente vascular cerebral), insuficiência cardíaca (coração grande) e a insuficiência renal (uremia). Portanto, o fluxo correto da pressão arterial é essencial para o funcionamento dos outros órgãos, adotando as medidas saudáveis e cabíveis, estará preservando a sua vida.  

Leia também: COVID-19: QUAIS OS GRUPOS DE RISCO E PORQUE ATENÇÃO DEVE SER REDOBRADA

Medicamentos para hipertensão

Para manter a pressão sob controle e reduzir os riscos de desenvolver doenças cardíacas, problemas renais, AVC e infarto, é muito importante tomar remédios indicados para normalizar a pressão. Quando pressão estiver oscilando igual ou acima de 14 por 9, procure tomar os remédios indicados pelo cardiologista. 

Principais anti-hipertensivos

Para normalizar a pressão o médico pode recomendar vários medicamentos, como:

  • Diuréticos

São medicamentos que atuam no rim aumentam a eliminação de água e sal através da urina, como Hidroclorotiazida, indapamida, Furosemida, Espironolactona. 

  • Vasodilatadores

São medicamentos que relaxam as artérias e veias do organismo, indicado para pacientes com hipertensão difícil de estabilizar, pode ser ingerido junto com outro remédio anti-hipertensor. Entre os medicamentos estão Vasodilatadores, Minoxidil e a Hidralazina. 

  • Bloqueadores dos canais de cálcio

São anti-hipertensivos que dilatam os vasos sanguíneos, como: Amlodipina, Nifedipina,   nicardipina e Verapamil.

  • Beta bloqueadores

São medicamentos que ajudam a controlar a pressão arterial, diminuindo a frequência cardíaca. Normalmente são prescritos para pacientes jovens e mulheres, devido a frequência cardíaca. Entre esses medicamentos estão:  Atenolol, Propranolol, Metoprolol e Nebivolol. 

Efeitos colaterais

Os medicamentos para hipertensão podem ocasionar efeitos colaterais, como: tonturas, retenção de líquidos, alterações na frequência cardíaca, dor de cabeça e náuseas. Na presença de algum desses efeitos, o médico deverá ser consultado para avaliar a situação e diminuir a dose do medicamento ou até mesmo trocá-lo. 

Apesar de não engordar, os remédios utilizados no tratamento da pressão alta podem provocar inchaço, nestes casos, o cardiologista poderá indicar também o uso de diuréticos. 

Está precisando manipular o seu medicamento para hipertensão, realize a sua compra online, sem medir esforços e no conforto de sua casa. Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos os preços de cada farmácia para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos. Qualquer dúvida entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br    


Leticia Saifert Picoli
19/05/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Como controlar os efeitos da ansiedade com terapia homeopática?
Como controlar os efeitos da ansiedade com terapia homeopática?

A ansiedade é um distúrbio que provoca sintomas de nervosismo, medo, apreensão e preocupação. Normalmente, ocorr...

Foto de Coenzima Q10:conheça os benefícios  e aumento do desempenho de atletas
Coenzima Q10:conheça os benefícios e aumento do desempenho de atletas

Muitas vezes a carreira de grande parte dos atletas estão diretamente ligadas a desafios constantes, seja durante uma competiçã...

Foto de Reposição de ácido fólico na gestação: confira os benefícios
Reposição de ácido fólico na gestação: confira os benefícios

O ácido fólico consiste em beneficiar o bebê e mãe logo no início da gravidez. Este ácido visa prevenir co...