Manipulação de multivitamínico: 4 coisas que você precisa saber

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Manipulação de multivitamínico: 4 coisas que você precisa saber

As multivitaminas são uma combinação de muitas vitaminas diferentes que normalmente são encontradas em alimentos e outras fontes naturais. As multivitaminas são usadas para fornecer vitaminas que não são tomadas através da alimentação diária. As multivitaminas também são usadas para tratar deficiências vitamínicas (falta de vitaminas) causadas por doenças, gravidez, má nutrição, distúrbios digestivos e muitas outras condições físicas que seu corpo pode obter. Por isso, vamos falar sobre os principais tipos de multivitamínicos e como a manipulação de multivitamínico pode ajudar a sua saúde e qualidade de vida.

1) O que acontece se o corpo estiver com deficiência em uma vitamina ou mineral

Para o corpo humano completar todas as tarefas que possui em um dia normal, deve ser dada uma variedade ampla e complexa de nutrientes vitais. Tornar-se deficiente em qualquer uma dessas vitaminas ou minerais essenciais, causa a degradação da via metabólica que produz uma eficiência ótima e o desempenho diminui rapidamente. Obviamente, isso NÃO é o que você deseja!

O que fazer?

Certifique-se de tomar uma fórmula multivitamínica multi-mineral de alta potência pode ajudar a garantir a presença desses nutrientes essenciais necessários para milhares de reações metabólicas. Bodybuilders, atletas e pessoas que levam estilos de vida ativos precisam de mais nutrientes do que a pessoa não-ativa média, que não pratica tantos exercícios. Então, se você acha que apenas pegar o primeiro multivitamínico que você vê na prateleira vai funcionar para você, pense novamente. O ideal é consultar em um médio para ele receitar a manipulação de multivitamínico em uma farmácia de manipulação.

2) Multivitamínico centrum

Multivitamínico Centrum  é um dos mais desejados por quem procura pela manipulação de multivitamínico. Ele tem nutrientes-chave para ajudar a manter a sua energia, imunidade e metabolismo. Além disso, o multivitamínico centrum é agora verificado como não-OGM e sem glúten. Um dos suplementos multivitamínicos mais populares é o Centrum performance. É um suplemento multivitamínico complexo que ajuda a energizar o corpo e a mente. O Centrum performance fornece vitaminas minerais e cálcio para o corpo, conforme necessário. Com uma combinação de ervas, minerais e 28 vitaminas. Ele fornece uma boa performance e promove a vitalidade, além de ajudar a manter a memória e concentração a curto prazo para melhorar o desempenho diário.

Lembre-se, os suplementos multivitamínicos só devem ser usados juntamente com uma dieta equilibrada. Eles não devem ser considerados como um substituto para alimentos saudáveis. Além disso, eles devem ser prescritos por um (a) médico (a) especialista.

3) Qual é o melhor multivitamínico?

Alguns multivitamínicos têm pequenas diferenças dos outros, mas, na maioria das vezes, o multivitamínico é composto pelas mesmas vitaminas e minerais individuais. Mesmo que eles normalmente sejam embalados juntos como multivitaminas, há diferenças entre os dois.

Vitaminas

As vitaminas são orgânicas. Eles são mais complexos do que os minerais. Todas as vitaminas são exigidas pelos nossos corpos para a sobrevivência. As vitaminas controlam as reações químicas dentro do corpo para converter alimentos em energia e tecido vivo. Eles são solúveis em água, que devem ser tomados diariamente, pois não são armazenados no corpo (vitamina C e todas as Vitaminas B) ou solúveis em gordura, que são armazenados no corpo (A, D, E e K).

As vitaminas são vulneráveis ​​a agentes térmicos, leves e químicos, de modo que a preparação, processamento e armazenamento de alimentos deve ser apropriado para preservar as vitaminas para que você obtenha o valor nutricional da refeição.

Função básica de vitamina

A principal função das vitaminas é proporcionar uma visão, pele e mucosas saudáveis, crescimento dos ossos e dentes, saúde do sistema imunológico. Veja o foco dos principais tipos de vitaminas:

  • Complexo B: importante para a função nervosa, visão normal e saúde da pele, sistemas nervosos e digestivos
  • Vitamina C: age no sistema imunológico e protege as células
  • Vitamina D: absorção e uso de cálcio
  • Vitamina E: poderoso antioxidante
  • Vitamina K: ossos, dentes e saúde da cartilagem

Veja os nossos artigos especiais e saiba mais sobre os principais tipos de vitaminas

>> Vitamina C manipulada: tudo que você precisa saber

>> Vitamina d3: saiba tudo sobre a vitamina mais amada! 

>> Vitamina E: benefícios, para que serve e alimentos que contêm

Minerais

Os minerais são inorgânicos. Eles são muito mais simples em forma química do que vitaminas. Eles são muito mais estáveis ​​na preparação de alimentos que as vitaminas também. Os minerais são classificados como principais / macro - (cálcio, fósforo, potássio, sódio, cloreto, magnésio e enxofre) e rastreamento / micro- (ferro, iodo, zinco, cromo, selênio, flúor, molibdênio, cobre e manganês).

Os principais minerais que precisamos em doses superiores a 100 mg por dia. Os oligoelementos que apenas precisamos de quantidades "rótulos" de diárias são suficientes. Minerais são usados ​​para produzir hormônios necessários. Uma maneira mais simples de lembrar isso é que todos os minerais são encontrados na tabela periódica.

4) Manipulação de multivitamínico para homens, mulheres, crianças e adolescentes

Como os homens e mulheres precisam de nutrientes diferentes em seus corpos, existem disponíveis alguns multivitamínicos para homens e outros apenas para mulheres. Devido a isso você poderá ver diferenças em alguns de seus benefícios para essas pessoas.

manipulação de multivitamínicos masculinos também contêm vitaminas que podem ajudar os homens a ter uma próstata mais saudável saudável. Além disso, algumas fórmulas para os homens terão ingredientes como a erva daninha e a DHEA (dehidroepiandrosterona) que são produzidos pela testosterona, mas a partir dos vinte anos de idade sua produção começa a reduzir naturalmente.

manipulação de multivitamínico para mulheres contêm fórmulas que se concentram mais na pele, nas unhas e na saúde do cabelo. Também há multivitamínicos pré-natal para as gestantes.

Existe manipulação de multivitaminas que também são benéficas para as crianças. As multivitaminas para crianças são feitas especificamente para crianças que estão crescendo todos os dias. As crianças que tomam vitaminas parecem se concentrar melhor na escola e ficar doentes com menos frequência.

Há também a manipulação de multivitamínico específicos para adolescentes, que são feitas pelas farmácias de manipulação. Pois precisam de vitaminas e minerais diferentes, porque o corpo dos adolescentes crescem até a idade adulta. Muitos aumentos de crescimento ocorrem durante a adolescência, de modo que a nutrição é crucial para o desenvolvimento adequado.

Há ainda mais a considerar. Você pode tomar comprimidos, cápsulas, ou se você não é um fã de pílulas, você pode até tomar multis líquidos ou mastigáveis. As opções estão disponíveis para encontrar uma fórmula de qualidade para suas necessidades específicas.

 

Para que serve o multivitamínico?

 

 

Os multivitamínicos possuem a capacidade de suprir às necessidades de micronutrientes quando a alimentação não consegue atingir suas necessidades nutricionais. Porém, vale ressaltar que os alimentos possuem propriedades capazes de atender às necessidades nutricionais de cada indivíduo, mesmo os atletas.

 

As vitaminas e minerais são nutrientes “essenciais” para o organismo. Isso quer dizer que em casos de deficiência a complementação/suplementação pode ser interessante, já que muitos deles não são fabricados pelo organismo. Por isso, precisam ser obtidos por meio dos alimentos que comemos combinados com a suplementação. Esses nutrientes são vitais para a nossa saúde, pois servem de base para funções cerebrais, contração muscular, balanço de fluidos e produção de energia.

 

A deficiência de apenas um desses nutrientes vitais pode causar sintomas como: queda de cabelo, unhas fracas, dores de cabeça, dores musculares, letargia, fraqueza muscular, deterioração de tecidos de conectividade e supressão da função imunológica. Diversos estudos, como os do College of Sports Medicine e outras universidades, mostraram que devido ao fato de pessoas ativas, como esportistas e praticantes de atividade física, gastarem esses nutrientes mais rapidamente, é comum que eles precisem de mais vitaminas e minerais multivitamínicos do que pessoas menos ativas.

 

Para que serve a vitamina de AZ?

 


 

A vitamina AZ é um suplemento vitamínico e mineral em cápsulas que serve para completar a alimentação com as vitaminas e minerais essenciais que a alimentação pode não conseguir suprir, seja pela correria no dia-a-dia, ou por uma dieta restritiva, como num regime para perda de peso ou ainda após uma cirurgia de redução do estômago, por exemplo.

 

A-Z age fornecendo ao organismo as vitaminas e minerais essenciais para atender as necessidades do organismo humano. Algumas das vitaminas e minerais que AZ fornece: Cálcio, Magnésio, Iodo, Ferro, Manganês,Vitamina E, Cobre, Cromo, Selênio, Molibdênio, Vitamina A, Vitamina C, Niacina, Zinco, Ácido Pantotênico, Vitamina B12, Riboflavina, Vitamina B6, Vitamina K, Tiamina, Biotina,Vitamina D e Ácido Fólico. Todas são essenciais, ajudando desde a formação e manutenção de dentes e ossos fortes, passando pelo funcionamento normal do sistema de defesas do organismo e a formar e manutenção saudável da pele, olhos, dentes, gengiva, cabelo, mucosas e glândulas. É necessária para a visão noturna e diferenciação das cores.  até na formação das células vermelhas do sangue, DNA, RNAe fibras nervosas.

 

Como tomar multivitamínicos?

 

 

Não existe segredo na hora de tomar o multivitamínico, a única regra essencial é sempre ingerir sua dose diária em conjunto de uma refeição sólida, de preferência que contenha alguma fonte de gordura. Desta forma, o medicamento aumenta a absorção de várias vitaminas e minerais especialmente das vitaminas solúveis em gordura como vitamina A, D, E e K. Os ácidos gerados pelo estômago, para auxiliar na digestão dos alimentos, também favorecem a quebra e absorção de certos micronutrientes.

 

Em relação a apresentação, existem diversos formatos caso você opte por comprar um multivitamínico manipulado. Comprimidos, tabletes, cápsulas, drágea, pó, gotas, gel, pastilha mastigável, efervescente, enfim, existe uma variedade de apresentações dos multivitamínicos disponíveis no mercado.

 

Na hora de escolher é preciso levar em consideração o tipo que mais se adapta a sua rotina e gosto pessoal. Cada tipo vitamina e mineral possui um local de absorção específico, mas os multivitamínicos no mercado já estão adaptados ao melhor aproveitamento do produto.

 

Comprimidos, tabletes, drágeas e cápsulas são mais práticos para carregar na bolsa, além de serem os mais comuns de se encontrar e muitas vezes, mais baratos que as outras apresentações. Já as pastilhas mastigáveis, em gotas, gel, pó e efervescentes são boas escolhas para aqueles que têm alguma sensibilidade no estômago, como gastrite, pois não agridem a mucosa como os comprimidos e cápsulas. Diabéticos devem ficar atentos à composição, para garantir que não tenha açúcares.


 

Qual é a diferença dos multivitamínicos manipulados para os industrializados?

 

 

Assim como outros medicamentos, existem diferenças brutais entre multivitamínicos manipulados e industrializados. O maior diferencial talvez seja a personalização dos multivitamínicos manipulados, pois promovem resultados mais rápidos e eficazes. É possível fazer uma receita personalizada de acordo com o organismo da pessoa. Basta que um médico especialista, um nutricionista ou ortomolecular prescrever a receita para a manipulação baseada em exames e em suas verdadeiras necessidades, respeitando também suas características individuais e biológicas.

 

Em um suplemento industrializado são poucas opções de apresentação do produto. Já os suplementos manipulados tornam a coisa toda mais prática, pois é possível colocar as substâncias em cápsula, pó, sachê, pastilha, spray e ainda acrescentar sabores como maçã, banana, laranja, chocolate.

 

Além de tudo isso, com a mesma qualidade e ação, os suplementos manipulados tendem a custar até 50% mais barato do que os  industrializados. Basta procurá-los em farmácias de manipulação especializadas.


 

Quando é hora de tomar um multivitamínico?

 


 

Em relação ao melhor horário, para maximizar ainda mais o uso do multivitamínico é recomendável ingeri-lo na primeira refeição sólida que ocorre após o treino, para suprir possíveis perdas que possam ter ocorrido durante a atividade. Se você faz uso de um shake após o treino, sem problemas. Use o multivitamínico apenas quando for fazer uma refeição sólida depois depois deste shake.

 

Exemplos de ótimas refeições sólidas para tomar com o multivitamínico:

 

  • Omelete com ovos inteiros e aveia;

  • Arroz com carne vermelha;

  • Panqueca com pasta de amendoim e banana.

 

Sempre leia as informações contidas no rótulo e siga as recomendações do fabricante. Não se esqueça também de perguntar ao seu médico e/ou nutricionista qual a melhor forma e horário para ingerir o seu multivitamínico.

 

Multivitamínico engorda?

 

 

Muitas pessoas acreditam que o uso de multivitamínicos engorda, entretanto isso não é verdade pois este suplemento não fornece calorias suficientes para promover um ganho de peso nas pessoas e também não está ligado a perda de peso.

 

Acontece que, em alguns casos de deficiência nutricional, o indivíduo pode apresentar perda de apetite e, quando começa seu tratamento com a suplementação seu apetite volta e assim a pessoa apresenta um ganho de peso. O aumento da apetite neste caso é normal e esperado, já que a falta dele é um dos sintomas da deficiência nutricional.


Leticia Saifert Picoli
09/03/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios
Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios

Medicamento hormonal, o letrozol ajuda no combate ao câncer de mama. O crescimento da doença é estimulado pelos hormônios...

Foto de Quais os benefícios do Citrimax?
Quais os benefícios do Citrimax?

Um grande aliado para pessoas que buscam emagrecer, o Citrimax tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Ele é feito através da ...

Foto de Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações
Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações

Durante o período mais intenso das dietas dos atletas de academia, ocorre o efeito anticatabólico, ou seja, a perda de músculo...