Pular para o conteúdo

Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios

Medicamento hormonal, o letrozol ajuda no combate ao câncer de mama. O crescimento da doença é estimulado pelos hormônios sexuais femininos conhecidos como estrogênios e o letrozol auxilia na redução da quantidade desta substância no corpo. 

Mas como o letrozol desempenha essa função? Para quem é indicado? Existem efeitos colaterais? Saiba tudo sobre o assunto. 

Como o letrozol age? 

O letrozol ajuda no combate ao câncer de mama bloqueando a aromatase e por consequência o crescimento dos cânceres de mama que precisam de estrogênio para crescer. Desta forma, as células tumorais vão reduzir ou parar sua progressão.

Para quem o letrozol é indicado e contraindicado? 

O uso do letrozol é indicado para mulheres na pós-menopausa com câncer de mama, para tratamento estendido, de primeira linha e avançado da doença, bem como para terapia pré-operatória com objetivo de permitir cirurgia conservadora da mama.

No entanto, é fundamental consultar um especialista antes de iniciar o tratamento, pois este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica. Informe imediatamente seu médico em caso de suspeita de gravidez.

Como usar o letrozol?

O letrozol deve ser ingerido via oral e pode ser tomado com ou sem alimentos, já que eles não têm efeito sob a absorção. A dose perdida deve ser tomada assim que o paciente se lembrar, porém, se estiver quase na hora da dose seguinte, a dose perdida deve ser ignorada e não dobradas. 

O ideal é que o uso seja por até no máximo cinco anos ou até alguma recorrência da doença. Já em relação ao pré-operatório, o mais recomendado é permanecer com o uso da medicação por 4 a 8 meses. Portadores de insuficiência hepática, renal e idosos possuem uma posologia específica. De qualquer forma, sempre siga as orientações do seu médico, que avaliará o seu caso e indicará o uso conforme as características do seu organismo. 

Existem efeitos colaterais do letrozol?

Os efeitos colaterais do letrozol podem variar de paciente para paciente. Alguns são mais leves, enquanto outros mais moderados, desaparecendo após alguns dias ou semanas de tratamento. 

Alguns dos mais comuns são aumento do nível de colesterol, ondas de calor, aumento da transpiração, cansaço, dor nos ossos e juntas. Além disso, é possível que o paciente sinta dor de cabeça, erupções cutâneas, tontura, náusea, vômitos, indigestão, constipação, diarreia, aumento ou perda de apetite, dor nos músculos, entre outros. 

Procure um médico caso apresente alguns efeitos colaterais incomuns como ansiedade, nervosismo, irritabilidade, sonolência, problemas de memória, insônia, dor ou sensação de queimação nas mãos ou punho, distúrbio da sensibilidade física, irritação dos olhos e outros efeitos mais severos. 

Onde comprar?

Para comprar o medicamento perfeito, é essencial que o produto seja manipulado e desta forma, feito especialmente para o seu organismo. Tem sua receita de fórmulas manipuladas em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!


Leticia Saifert Picoli
18/09/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Treino em casa: 6 dicas de exercícios simples para fazer em casa
Treino em casa: 6 dicas de exercícios simples para fazer em casa

A atividade física é a principal forma de manter a saúde em dia. Além de ajudar a colocar ou manter o corpo em forma, a...

Foto de Saiba como cotar receitas de manipulação de maneira rápida e assertiva
Saiba como cotar receitas de manipulação de maneira rápida e assertiva

A procura por farmácias de manipulação vem crescendo no Brasil. Dados da Anfarmag (Associação Nacional de Farmac...

Foto de Conheça o que são e para que servem os anticorpos
Conheça o que são e para que servem os anticorpos

Você provavelmente já ouviu a palavra “anticorpos” em algum momento da sua vida. Mas, já parou para pensar o que el...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê