Pular para o conteúdo

Laboratório de manipulação: entenda como funciona

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Laboratório de manipulação: entenda como funciona

O laboratório de manipulação é um ramo de atividade que conquistou espaço no mercado e fez surgir, em função do aumento do número de farmácias de manipulação, uma grande demanda por manipuladores de medicamentos capacitados. O laboratório ou farmácia de manipulação, como é comumente chamada, caracteriza-se por um estabelecimento que realiza processos artesanais de produção de medicamentos. O laboratório de manipulação diferencia-se de uma drogaria. Isso porque produz formulações personalizadas que atendem às necessidades específicas de um determinado paciente. Se é a primeira vez que você precisa de um remédio manipulado, este artigo vai te ajudar a saber tudo sobre os laboratórios e farmácias de manipulação.

1) Laboratório de manipulação é diferente da indústria

Esse modelo de estabelecimento não pode ser entendido como um processo industrial. Que se caracteriza pela independência da relação prescritor/paciente/farmacêutico. Além de produzir medicamentos visando às necessidades de uma população. Por exemplo, no caso de pacientes com pressão alta ou hipertensos.

2) Principais cuidados nos laboratórios de manipulação

Em relação ao uso da área dos laboratórios de manipulação, não pode ser permitido entrar ou permanecer nela sem paramentação. Ou seja, sem utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Da mesma forma, outros cuidados são muito importantes e devem ser observados pelos manipuladores, visitantes e farmacêuticos que forem entrar ou permanecer nos laboratórios. Tais como: não fumar, não mascar chicletes, comer ou beber. Muito menos tossir, espirrar e pentear ou tocar os cabelos.

3) Cuidados essenciais para manipular um medicamento 

Caso seja inevitável, você deverá sair da área de laboratório, proceder à nova higienização das mãos e troca das luvas. Não se esqueça de trocar a máscara caso tenha tossido ou espirrado. Em hipótese nenhuma o manipulador deve se esquecer de manter as unhas das mãos aparadas e se lembrar de não usar esmaltes. Caso contrário, ficará impossibilitado de realizar suas atividades.

Cuidados com a higiene pessoal são importantes, pois a área dos laboratórios deve ser uma área asséptica. Portanto, não devemos ser uma fonte de contaminação. O uso de perfumes também deve ser considerado, pois o seu aroma pode fixar em uma formulação indevidamente.

No caso das farmácias de manipulação conveniadas do Manipulaê, você pode ter mais ainda segurança. Isso porque, todas elas, além de todos os pontos anteriores, ainda passam por uma rigorosa seleção interna e pela avaliação dos consumidores. Clique aqui e faça uma cotação gratuita com as melhores farmácias de manipulação.


Leticia Saifert Picoli
10/01/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Fórmulas manipuladas para estrias: 2 fórmulas bônus + dúvidas
Fórmulas manipuladas para estrias: 2 fórmulas bônus + dúvidas

As estrias são marcas comuns de aparecer no corpo e isso ocorre por diversos fatores como a falta de hidratação da pele, efeit...

Foto de Fórmulas manipuladas para acne - top 5 fórmulas para tratar acnes
Fórmulas manipuladas para acne - top 5 fórmulas para tratar acnes

A acne é uma das principais queixas de pacientes nos consultórios de dermatologistas e deve ser tratada em suas diversas fases. Mais ...

Foto de Naltrexone - o que é, para que serve e outras dicas
Naltrexone - o que é, para que serve e outras dicas

Você sabia que o consumo de álcool no Brasil está acima da média mundial? O consumo exagerado do álcool é ...

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê