Pular para o conteúdo

Saiba quando o laboratório utiliza matéria-prima de qualidade

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Saiba quando o laboratório utiliza matéria-prima de qualidade

A procura por medicamentos manipulados aumentou nos últimos anos, mas na hora de realizar uma compra, procure sempre priorizar o seu bem-estar e saúde. Quando precisar fazer um tratamento de saúde com medicamentos manipulados procure por laboratórios de manipulação que trabalham com matérias-primas  confiáveis, durante a produção do medicamento.  Então, saiba como descobrir se o estabelecimento e confiável,  quais são os procedimentos que visam garantir a qualidade do produto e os prejuízos de medicamentos inadequados pelas normas estabelecidas pela Anvisa.   

Leia também: COMO ENCONTRAR A FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO MAIS PRÓXIMA

Como saber se a farmácia/laboratório de manipulação é confiável?

Para identificar se o laboratório realmente é confiável, procure verificar  se o estabelecimento segue os critérios de qualidade,  para isso, o ideal é conhecer as bases legais do laboratório, através da documentação e das exigências estabelecidas pela Anvisa.  

Realize uma pesquisa sobre a referência da distribuidora, com uma análise bem minuciosa, você irá comprar produtos confiáveis e de qualidade. Para facilitar esse processo e otimizar o seu tempo, a Manipulae realiza uma contração completa, apresentando os laboratórios que são qualificados pela Anvisa e os melhores preços do mercado. 

Faça a sua cotação aqui.  

Quais são os procedimentos que a farmácia/laboratório deve adotar para garantir a qualidade do produto final?

O processo de gestão de estoque é fundamental para manter as propriedades da matéria-prima, essa verificação periódica previne contra eventuais  problemas que possam interferir no tratamento do paciente.  A gestão de estoque também é responsável pela aquisição correta da quantidade de insumos.  Contudo, a identificação de cada matéria-prima, visa oferecer mais qualidade ao produto  manipulado.    

Portanto, a fiscalização constante do processo de manipulação e análise dos resultados ajudam diretamente no quesito de qualidade do produto final. Dessa forma, quando a matéria-prima chega, ela fica de quarentena para que o farmacêutico responsável por esse setor,  faça o processo de a identificação e separação correta. Nas etiquetas tem as informações sobre a nome da matéria-prima, validade, número do lote, nome da empresa e a transportadora.  Otimizando melhor o tempo de trabalho, evitando o uso e a manipulação de substâncias inadequadas. 

Quais são os prejuízos para o produto e para o cliente caso não sejam adotadas medidas de controle?

A  gestão de qualidade permite controlar as variáveis que o processo de manipulação, quando não adequado  às normas da Anvisa, pode gerar. Evitando que produtos não conforme sejam manipulados.  

Para o paciente, caso durante a produção do medicamento manipulado não sejam adotadas as medidas de controle, o tratamento não será eficiente, podendo ocasionar sérias complicações no quadro de saúde, como:  reações adversas e efeitos colaterais. 

Com isso, os laboratórios de manipulação precisam  garantir a segurança e eficiência dos medicamentos. Isso é possível, através do controle de qualidade do processo magistral.    

Está precisando manipular um medicamento? Então aproveite para  realizar a sua compra online, sem medir esforços e no conforto de sua casa. Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos os preços de cada farmácia para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos. Qualquer dúvida entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br    


Leticia Saifert Picoli
26/06/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Aceclofenaco: saiba como pode ser usado para dores de dentes
Aceclofenaco: saiba como pode ser usado para dores de dentes

O aceclofenaco é um medicamento indicado para o tratamento inflamatórios e para processo álgicos, desconfortos que pro...

Foto de Farmácia de manipulação no bairro Jardim Bongiovani: saiba mais
Farmácia de manipulação no bairro Jardim Bongiovani: saiba mais

A saúde é o nosso bem maior, por isso devemos cultivá-la, realizando com frequência exames de rotina para confer...

Foto de Pele saudável: como deixar a pele bonita e mais jovem
Pele saudável: como deixar a pele bonita e mais jovem

Todo mundo sonha em ter uma pele bonita, livre de manchas, marcas e envelhecimento precoce, mas o que poucos sabem é sobre os cuidados di&aa...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê