Pular para o conteúdo

Como tomar homeopatia: pode misturar? Quantas gotas?

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Como tomar homeopatia: pode misturar? Quantas gotas?

A homeopatia tem como principal característica a dose diluída, conforme a prescrição médica.  A sua fórmula é utilizada em vários países do mundo, como: Inglaterra, França, Índia, Alemanha e Brasil. Nos territórios nacionais, a partir do século XIX, começou a ser administrado por um médico homeopata Francês, Benoit Mure, mais especificamente no Rio de Janeiro.  Confira mais informações sobre a homeopatia, entendo como deve ser usado, se pode ser ingerida junto com outro medicamento.

Leia também: MEDICAMENTO MANIPULADO: FARMÁCIA NO BAIRRO HORTO FLORESTAL

Pode misturar remédios de homeopatia com alopatia?

Os remédios de homeopatia podem ser administrados juntamente com outro medicamento, como alopatia, em casos de inflamação, como pneumonia, sinusite e outras causas. Em situações como essas, a recuperação é mais rápida, proporcionando mais qualidade de vida.

Contudo, o paciente não pode iniciar um tratamento por conta própria, preciso de uma receita de um médico para obter os melhores resultados. Fazer o uso indevido pode prejudicar o sistema imunológico.

Em casos de doenças reumáticas, como: artrite reumatóide e fibromialgia o medicamento homeopático é introduzido junto com a alopatia logo no início do tratamento.

Os remédios homeopáticos são menos agressivos que os medicamentos alopáticos?

 É comprovado que os medicamentos homeopáticos são menos invasivos que os medicamentos alopáticos, não provocam efeitos colaterais. Inclusive, a manipulação é feita a partir de substâncias de origem vegetal, animal e mineral. Durante o processo de manipulação são diluídos para alcançar o máximo do efeito terapêutico, reduzindo as substâncias tóxicas.  

  De acordo com o Departamento de Medicina Preventiva, conforme a abordagem da médica, Eliane Cardoso de Araújo, no imaginário dos pacientes, o medicamento homeopático costuma ser referido a substâncias originadas de "ervas" ou "remédios de mato", substâncias puras que pelo fato de não terem origem química representam uma alternativa de tratamento mais saudável. Estas características influenciam as percepções de "naturalidade" e "espontaneidade" que os pacientes têm do perfil do médico homeopata e que podem estar referindo-se a uma postura menos técnica coerente com representações de pacientes e médicos que vêem na homeopatia uma "resolução natural de saúde".

A informação por se tratar de um medicamento invasivo proporciona uma absorção melhor, em comparação aos outros medicamentos que também possam ser utilizados em determinados tratamentos. 

Como tomar as gotas de homeopatia?

O medicamento em gotas de homeopatia deve ser ingerido conforme a indicação de seu médico homeopata, na quantia e horário estabelecido. O medicamento pode ter contato com a saliva, caso preciso tomá-lo em jejum, é recomendado não usar pasta de dente, esperar até 10 minutos após ingerir o remédio para escovar os dentes.

O ideal para evitar o máximo de contaminação é de usar as próprias tampinhas dos frascos para ingerir o medicamento. Não indicado fazer uso desse medicamento com bebidas alcoólicas. 

Como encontrar o melhor preço de medicamentos em farmácias confiáveis?

Para realizar um tratamento eficiente é indispensável encontrar uma farmácia de manipulação confiável, que seja certificado pela Agência Nacional de Vigilância. Para atuação no mercado, a farmácia de manipulação precisa ter um certificado de funcionamento. Atender as rigorosas regras durante a prática de manipulação.  Para garantir com mais eficiência a produção de remédio em um ambiente adequado e sem o risco de eventuais contaminações.   

A Manipulaê oferece o serviço de cotação, para facilitar o processo de encontrar as melhores farmácias de manipulação e os menores preços. Através de nosso aplicativo você pode consultar os melhores laboratórios de manipulação. O melhor de tudo é que você pode realizar essa cotação no conforto de sua casa, efetuando a compra online para receber o produto na sua residência. É mais praticidade, segurança e qualidade de vida.

Homeopatia trata o doente

A homeopatia visa tratar o doente ao invés da doença, para melhor compreender, o tratamento se baseia nos sintomas do paciente, sendo eles mentais, físicos, como aspectos ambientais e sociais. Em casos agudos, a homeopatia visa tratar sinusite, pneumonia e gastrenterite.  Devido a isso, o tratamento deve ser individual. 

Homeopatia contra indicações 

  • Não utilize medicação homeopática sem orientação médica.
  • Não use medicamentos indicados por outras pessoas. É preciso compreender que cada organismo reage de uma forma e o tratamento homeopático respeitar essa individualidade; 

  • Ao comprar um medicamento homeopático, não aceita sugestão para substituí-lo por outro. Consulte o seu médico;

  • Durante o tratamento homeopático, evite usar produtos que tenham em sua fórmula cânfora, como: Vick Vaporub, Gelol,  Minâncora, estes preparados são comuns em shampoo anti-caspa, desodorante e pomadas;

  • Não faça uso de bebidas alcoólicas, assim como estimulantes como: café e chá.

  • Antes de qualquer ação ou suspender o medicamento, consulte o seu médico homeopata.

Quem pode usar  homeopatia?

Qualquer pessoa pode fazer uso do medicamento homeopatia, inclusive idosos e bebês. Para o tratamento de crianças, são prescritos glóbulos a base de sacarose ou tablets produzidos de lactose. O sabor doce tem fácil aceitação das crianças.  Por sua vez, as gotas são indicadas para os idosos que possuem dificuldade de ingerir cápsula. Além de tudo, a homeopatia pode ser receitada em outras formas como cremes e pomadas.  

Vantagens homeopatia

As vantagens homeopatia estão relacionadas a uma recuperação mais rápida e eficiente, não causar intoxicação, despertar as reações de defesa do organismo, tratar o paciente e não apenas a doença em si, prevenir contra doenças hereditárias, pode ser a solução para amígdalas, adenóides, hemorróidas, ajuda a identificar  e restabelecer o organismo doente e promove mais saúde.

Está precisando manipular um medicamento, realize a sua compra online no conforto de sua casa. Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos os preços de cada farmácia para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos. Qualquer dúvida entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo:

relacionamento@manipulae.com.br  


Leticia Saifert Picoli
16/06/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Pele saudável: como deixar a pele bonita e mais jovem
Pele saudável: como deixar a pele bonita e mais jovem

Todo mundo sonha em ter uma pele bonita, livre de manchas, marcas e envelhecimento precoce, mas o que poucos sabem é sobre os cuidados di&aa...

Foto de Farmácia de manipulação barata: qual é a melhor e dúvidas respondidas
Farmácia de manipulação barata: qual é a melhor e dúvidas respondidas

A nossa satisfação é levar conforto e praticidade para os nossos clientes, por esse motivo, conectamos você com os melho...

Foto de Farmácia de manipulação no bairro Jardim Regente: como encontrar
Farmácia de manipulação no bairro Jardim Regente: como encontrar

Não precisamos de muito para ser feliz, então deixe de lado o que não acrescenta e priorize a qualidade de vida e de sua sa&ua...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê