Pular para o conteúdo

Sofrendo com herpes? Aciclovir pode ser a solução dos seus problemas

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Sofrendo com herpes? Aciclovir pode ser a solução dos seus problemas

A infecção por herpes simples está entre as virais de maior prevalência no mundo e é considerada pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Conforme a instituição, no mundo, dois terços dos indivíduos com menos de 50 anos são afetados pelo vírus do herpes tipo 1, que é uma infecção incurável. Cerca de 3,7 bilhões de pessoas desse grupo têm esse tipo de vírus, ou seja, 67% da população mundial.

Um dos medicamentos indicados para o tratamento da herpes é o Aciclovir. O produto tem ação antiviral, está disponível em creme, comprimidos, injetável ou pomada oftálmica.

Neste artigo, vamos falar mais sobre essa infecção e como o Aciclovir pode ser a solução dos seus problemas. 

Para que o Aciclovir é indicado? 

O Aciclovir é indicado para o tratamento de herpes simples (que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas na pele); herpes zoster (chamada popularmente de cobreiro) e na prevenção de infecções recorrentes por Herpes simples. Estudos demonstram que o tratamento precoce de Herpes zoster com aciclovir reduz a dor, além de tratar pacientes seriamente imunocomprometidos.

Como funciona o aciclovir

O aciclovir é uma substância ativa que atua bloqueando os mecanismos de multiplicação do vírus,impedindo que eles se multipliquem e infectam novas células.

Quais as recomendações do Aciclovir?

O aciclovir não deve ser usados por pessoas que tenham alergia a qualquer um dos componentes da fórmula. 

Em pacientes com insuficiência renal, o aciclovir deve ter sua dose reduzida. Para idosos, a indicação é que seja considerada a redução na dosagem, tendo em vista que estes pacientes normalmente têm a função renal alterada.

Esses dois tipos de pacientes possuem risco aumentado de desenvolver efeitos adversos, logo, precisam ser monitorados cuidadosamente. 

Pacientes que estejam recebendo altas doses de Aciclovir devem manter uma boa hidratação.

No caso de pacientes grávidas a atenção deve ser maior, sendo que o uso de aciclovir deve ser considerado apenas quando o benefício potencial for maior que a possibilidade de riscos para o feto.

Quais as precauções para o uso de Aciclovir?

Durante um tratamento de Herpes simples em adultos, um comprimido de aciclovir de 200 mg deve ser ingerido cinco vezes ao dia, com intervalos de aproximadamente quatro horas, omitindo-se a dose noturna. 

O tratamento precisa ser mantido por cinco dias, mas deve ser estendido em casos de infecções iniciais graves.

Em pacientes gravemente imunocomprometidos ou com distúrbios de absorção intestinal, a dose pode ser duplicada ou, alternativamente, pode-se considerar a administração de doses intravenosas.

A administração das doses deve ser iniciada tão cedo quanto possível, após o surgimento da infecção. Para os episódios recorrentes, isso deve ser feito, de preferência, durante o período prodrômico ou imediatamente após aparecerem os primeiros sinais ou sintomas.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com os comprimidos de aciclovir são dor de cabeça, tontura, enjoos, vômito, diarreia e dores no abdômen, coceira e vermelhidão, protuberâncias na pele que podem piorar com exposição ao sol, sensação de cansaço e febre.

Onde comprar Aciclovir? 

Para comprar o Aciclovir é essencial que o produto seja manipulado e desta forma, feito especialmente para o seu organismo. Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia ideal sem muito esforço é procurar online. O primeiro passo para comprar produto manipulado online é ter a sua receita em mãos. É muito importante que você já tenha consultado o seu médico. E que ele tenha indicado a prescrição do medicamento manipulado que você precisa.

O segundo passo para comprar produto manipulado online é encontrar o melhor preço. Afinal, essa é uma das principais vantagens de comprar online. Vamos facilitar ainda mais a compra dos seus medicamentos. Invés de procurar o site de diversas farmácias, pesquisar se elas são confiáveis e depois fazer a cotação, fazemos isso para você em segundos! Contamos com uma base de farmácias parceiras, que já passaram por um teste de confiabilidade e contam com o Selo Manipulaê. Nós vamos fazer o orçamento dos seus remédios e apresentar o preço de cada farmácia para você. Para isso, basta clicar aqui e acessar a nossa página de orçamento. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br.


Leticia Saifert Picoli
14/10/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Dieta para emagrecer: entenda como medicamentos manipulados ajudam
Dieta para emagrecer: entenda como medicamentos manipulados ajudam

Um estudo realizado pela Nielsen Holding, que é uma empresa especializada em pesquisa de consumo, mostrou que os brasileiros são os q...

Foto de Nimesulida manipulado: saiba as vantagens e para quem é indicado
Nimesulida manipulado: saiba as vantagens e para quem é indicado

Inúmeros motivos podem causar dor de cabeça, que além de incomodar, prejudica o nosso dia a dia. Números da Sociedade B...

Foto de Problema na articulação? Saiba como meloxicam manipulado pode resolver
Problema na articulação? Saiba como meloxicam manipulado pode resolver

Só que sofre diariamente com dores nas articulações sabe o quanto esse mal afeta a qualidade de vida, não é mesm...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê