Pular para o conteúdo

Fórmulas de cremes manipulados para o rosto: 6 dicas de ouro

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Fórmulas de cremes manipulados para o rosto: 6 dicas de ouro

Você deseja fórmulas de cremes manipulados para o rosto? Então está no lugar certo! Muitas pessoas procuram fórmulas específicas. Seja porque já receberam uma receita médica e desejam iniciar o tratamento. Ou porque já utilizaram determinada fórmula e desejam continuar utilizando. Em ambos os casos, o ideal é conhecer melhor sobre essas fórmulas para aproveitar o máximo do que elas podem proporcionar. Afinal,  as fórmulas certas são capazes de proporcionar o que nenhum cosmético industrializado consegue. Então veja só o que preparamos para você:

  • Creme manipulado com vitamina C ou vitamina C manipulada
  • Ácido hialurônico e vitamina C em creme manipulado
  • Cápsulas de vitamina C manipulada
  • Fórmulas de cremes manipulados

1) Creme manipulado vitamina C

Se você busca por fórmulas de cremes manipulados para o rosto provavelmente a vitamina C é uma das suas opções, não é mesmo? A vitamina C é um agente anti-oxidante que previne danos causados pela radiação solar e envelhecimento (foto envelhecimento). Além disso, ela atua como clareador, evitando e clareando manchas na pele. Atividade clareadora da vitamina C tem a capacidade de inibir a produção de melanina, inibindo o caminho da tirosinase pela ação quelante de algumas enzimas e também por reduzir a melanina oxidada, clareando a coloração escura obtida.

Ao utilizar a vitamina C como fórmula principal do seu creme manipulado, ela apresenta muitos outros benefícios à saúde da pele. Isso porque ela possui atividade anti-radicais livres, clareadora da pele, despigmentante, previne contra os danos causados pela radiação UV e estimula a síntese de colágeno e proliferação de fibroblastos.

2) Nano-esferas de vitamina C ou ácido hialurônico e vitamina C em creme manipulado

Muita gente conhece por ácido hialurônico ou nano-esferas de vitamina C. Estas nano-esferas de vitamina C contidas no creme manipulado têm a capacidade de guardar ingredientes ativos hidrofílicos e lipofílicos em seu interior, e são capazes de veicular ativos nobres até as camadas mais profundas da pele, permitindo ação benéfica direta nos locais de atuação e oferecendo mais eficiência no resultado do tratamento.

Aumentar a quantidade de colágeno

Quando estabilizada, a vitamina C pode ser aplicada à pele para aumentar a quantidade de colágeno presente no tecido conjuntivo e na camada básica da epiderme. Ela incrementa a retenção hídrica e a elasticidade da pele, reduz as manchas e atua como agente anti-stress da epiderme.

3) Cápsulas de vitamina C manipulada

Mesmo buscando  fórmulas de cremes manipulados para o rosto você pode encontrar versões em cápsulas. As cápsulas também são indicadas em determinados tratamentos para pele. Os principais benefícios da vitamina C em cápsulas é:

  • Efeito clareador
  • Elasticidade
  • Firmeza
  • Redução de rugas de expressão
  • Hidratação
  • Luminosidade e vitalidade

4) Principais Fórmulas de cremes manipulados para o rosto

Gel-creme para pele sensível

Abyssine .................................... 2%
Iricalmin..................................... 2%
Esqualane.................................... 1%
Óleo de oliva................................ 2%
Gel-creme structure CL qsp..... 100%

Fórmula para manchas e rugas

Pentaglycan...........................3%
Hyasol....................................7%
Hidroquisan......................3,75%
Ac. Glicirrízico...................0,15%
Vitamina C Polispheros...........1%
Ascorbosilane.......................4,5%
Aquassome...........................3,0%
Loção cristal qsp..................40ml

Pentaglycan: é um ativo emoliente e amaciante que combate o envelhecimento, a flacidez e as rugas.

Hyasol: ácido hialurônico, mega hidratante.

Hidroquisan: é a hidroquinona de grau farmacêutico, mais pura e mais segura do que a hidroquinona comum. Tem função despigmentante.

Ácido Glicirrízico: ácido originário do alcaçuz que tem função descongestionante, analgésica, antiedematosa e anti-inflamatória, sendo utilizado para proteger a pele dos efeitos da radiação UVB, proporcionar maior clareamento e tratar erupções, sendo mais indicado para peles sensíveis (a minha!), com acne ou rosácea.

Tretinoína: meu amado ácido retinóico é VIDA pra pele! Combate o envelhecimento, minimiza marcas e rugas, renova a pele, estimula a formação do novo colágeno, combate a acne, clareia a pele, refina, aumenta a firmeza e garante pele nova e viçosa em pouco tempo.

Fonte: saúde direta

5) Creme manipulado para o rosto com efeito hidratante

O corpo humano adulto é composto de 60% até 75% de água e essa quantidade diminui conforme ficamos mais velhos. Portanto a hidratação é ideal para manter uma aparência saudável ao longo dos anos. Além do consumo de água, verduras e legumes a fim de nos hidratar de dentro para fora, o uso de produtos adequados ajudam a manter a pele com viço. É aí que entra os cremes manipulados para o rosto com efeito hidratante.

Para a saúde do rosto, o uso de um bom sabonete líquido para a limpeza e protetor solar para proteção é o primeiro passo. Os protetores solares em pó com efeito iluminador e o protetor em cápsulas facilitam o uso diário.
Para quem precisa de um tratamento mais específico, as loções clareadoras e os tratamentos noturnos são grandes aliados contra manchas e pequenas rugas. Nos dias de eventos especiais, em que a pele precisa ser renovada, opte pelas maquiagens manipuladas. Você pode manter sua pele hidratada e sempre linda com os produtos disponíveis nas farmácias de manipulação.

6) Ativos para fórmulas de cremes manipulados para o rosto

Confira alguns princípios ativos essenciais para fórmulas de cremes manipulados para o rosto.

Ácido Kojico: ele é produzido por um cogumelo japonês, que é usado também na fermentação do arroz para produção de saque. Ele é um ativo mais suave, e pode ser utilizado durante o dia. Não causa irritação nem fotossensibilização, além de possuir ação do combate ao fotoenvelhecimento e na redução de rugas. Geralmente é associado com outros ativos, como ácido glicólico e vitamina C.

Ácido Retinoico: essa é uma substância derivada da vitamina A. Promove um peeling químico e pode também ser usado com outros ativos atuando como potencializador dos mesmos. Não deve ser utilizado durante o dia.

Oli Ola: o Oli Ola é o ativo mais diferenciado, porque ele é administrado através de capsula. Possui potente ação antioxidante que auxilia na diminuição da hiperpigmentação e promove uniformidade do tom da pele. Contribui para estimular a renovação celular e modula a taxa de crescimento e apoptose de queratinócitos. Ele é um extrato 100% natural, extraído exclusivamente do fruto da oliveira.

>> Clique aqui para conferir outros ativos manipulados


Leticia Saifert Picoli
08/03/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Como o resveratrol presente no suco de uva pode lhe ajudar
Como o resveratrol presente no suco de uva pode lhe ajudar

Você já ouviu falar em resveratrol? Sabe o que é? Para que serve? Pois bem, o resveratrol &ea...

Foto de Vitaminas para a terceira idade: conheça as mais importantes
Vitaminas para a terceira idade: conheça as mais importantes

O corpo de um ser humano saudável é uma das obras mais perfeitas da natureza. Porém, em dois períodos da vida, ele &eac...

Foto de Vitamina B12: dicas e curiosidades sobre ela
Vitamina B12: dicas e curiosidades sobre ela

Alguns nutrientes são primordiais para o organismo, pois muitos o corpo  não é capaz de produzir sozinho, como as vitamin...

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê