5 fontes de energia para potencializar seu treino na academia

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de 5 fontes de energia para potencializar seu treino na academia

Iniciar uma rotina de treinos na academia exige muita dedicação e força de vontade. Para atingir os objetivos, é necessário seguir uma rotina rigorosa de alimentação e exercícios. Porém, não é fácil manter o ritmo sem energia.

 A alimentação feita antes de se exercitar, conhecida como alimentação pré-treino, é fundamental para quem quer alcançar a meta traçada. A principal função da alimentação pré-treino é melhorar o desempenho durante a atividade física e evitar que o organismo fique fadigado, proporcionando a energia necessária para realizar os exercícios.

Para sempre estar disposto a treinar e conseguir manter o pique dos treinos, é necessário investir em alimentos e suplementos. São eles que vão te dar a energia que seu corpo precisa para treinar mais e melhor. Sem ela, as chances de desistir da academia são maiores, além é claro, de aumentar os riscos de lesão.

No entanto, muita gente acha que a alimentação pré-treino se resume a ingerir um monte de carboidrato um pouco antes do exercício. Só que na verdade não é bem assim. Em primeiro lugar, porque a alimentação pré-treino também pode incluir proteínas. Elas não são tão importantes neste momento quanto os carboidratos, mas são uma boa se você está em busca de hipertrofia muscular. Em segundo lugar, porque nem todos os carboidratos são importantes.

Os provenientes de pão branco e açúcar, por exemplo, são digeridos muito rapidamente e aumentam a taxa de glicose. Eles causam picos muito altos e quedas muito bruscas de energia, o que é péssimo. Vale lembrar que a alimentação pré-treino deve ser feita idealmente cerca de 1 hora antes do exercício. No entanto, se você não tiver nenhum desconforto, pode fazer isso até meia hora antes do treino.

Para deixar a escolha dos alimentos e suplementos da sua refeição pré-treino mais fácil, preparamos uma lista com os 5 melhores fontes de energia para você ingerir antes de treinar. Confira a lista abaixo e aproveite:

Whey Protein

 Bastante conhecido, o Whey Protein é uma proteína extraída do soro do leite e é um dos suplementos mais consumidos por quem malha. É altamente digerível e rapidamente absorvida pelo organismo. Apresenta grandes quantidades de aminoácidos essenciais, aqueles que o organismo não produz e precisa ser adquirido pela alimentação ou suplementação, além de elevadas concentrações de aminoácidos triptofano, cisteína, leucina, isoleucina e lisina. Os aminoácidos são nutrientes presentes nas proteínas que geram energia para o funcionamento do corpo. O Whey Protein fornece nutrientes essenciais, o que colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e na performance física.

 Batata doce

 Também bastante conhecido por quem frequenta academia e deseja alcançar rapidamente os resultados desejados, a batata-doce é um dos principais alimentos que fornecem energia, pois está relacionado ao seu índice glicêmico (IG). Quando comparado com a batata inglesa, esse carboidrato apresenta IG menor, e isso a faz especial para ser consumida durante todo o dia, principalmente antes do treino. Quanto menor o IG do alimento, mais lentamente ele será absorvido e menos picos de glicemia serão causados. Por isso, alimentos com baixo IG são excelentes para serem consumidos no pré-treino. Além disso, a batata-doce é rica em cálcio, ferro, potássio e fósforo e vitaminas A e B.

Banana

Um alimento barato e fácil de encontrar, a banana é uma ótima opção de fornecimento rápido de energia. Ideal para ser consumido antes do treino, quando não há um período grande entre a refeição e a realização da atividade física. Além da grande quantidade de carboidratos de fácil digestão, a fruta ainda é rica em potássio e vitaminas B2 e B6. A nanica, prata e ouro são as que mais se destacam com relação aos teores de potássio. Já o magnésio varia muito pouco, sendo a pacovan a que apresenta maior concentração. A vitamina A está mais presente na banana da terra, e a vitamina C, na banana prata e também na banana da terra. A banana com maior umidade é a pacovan, seguida da maçã. Experimente consumir a banana com canela ou cacau para potencializar ainda mais seus efeitos.

Tapioca

A tapioca tem alto índice glicêmico, mas mesmo assim é um ótimo alimento pré-treino, fornecendo bastante energia para quem quer manter o pique. O ideal é escolher um recheio proteico e assim diminuir o índice glicêmico da refeição. A tapioca é uma ótima fonte de carboidrato e é melhor ainda se estiver junta de alguma fonte proteica. Pode ser ovos, frango, queijo cottage, atum e afins. São boas opções que vão fornecer a energia ideal durante o treino. Outra dica para diminuir mais ainda o IG da tapioca é adicionar uma colher (sopa) de farelo de aveia ou de semente de chia ou de farinha de quinoa ou de amaranto para cada duas colheres de goma de tapioca. Mas atenção: não misture esses ingredientes antes de levar a goma ao fogo. Coloque somente depois que a tapioca se formar, ainda na frigideira, antes dos recheios.

Go BHB

Por fim, outra alternativa para ganhar energia antes do treino é o Go BHB. Este corpo cetônico influência em mecanismos associados à saciedade, principalmente por reduzir a liberação de grelina e, consequentemente, minimizar o apetite.  Este benefício é uma vantagem para quem extrapola na ingestão de alimentos calóricos durante o feriado. O ativo é bastante indicado para potencializar o desempenho no exercício físico e o Go BHB pode permitir ainda, maior sensibilidade à insulina e captação de glicose para a síntese de glicogênio muscular, sendo uma mudança metabólica que resulta na melhora da performance associada à redução do catabolismo e preservação das reservas energéticas.

A utilização de Go BHB  é uma estratégia ideal para garantir energia de forma potencializada e de longa duração, além de modular o apetite e aumentar a performance esportiva. Este ativo é encontrado em farmácias de manipulação e sua prescrição deve ser feita por profissional especializado, como nutricionistas e médicos, segundo a posologia e as necessidades de cada paciente.

Já tem uma fórmula manipulada para obter mais fontes de energia? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!
Leticia Saifert Picoli
23/04/2019

Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Confira 8 sugestões de presentes para mães fitness
Confira 8 sugestões de presentes para mães fitness

Com as mães tornando-se cada vez mais fitness, sempre surgem dúvidas sobre como presentear essa pessoa tão especial. Mas ...

Foto de Óleo de coco para substituir o óleo de soja
Óleo de coco para substituir o óleo de soja

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o óleo de soja é um vilão pior do q...

Foto de Nutrição funcional com suplementos manipulados + lista de suplementos
Nutrição funcional com suplementos manipulados + lista de suplementos

Seguindo a necessidade atual da sociedade, em equilibrar a correria do dia a dia com uma melhor qualidade vida, um método alimentar ganha ca...