Pular para o conteúdo

Farmácia de manipulação: principais dúvidas (respondidas) sobre elas

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Farmácia de manipulação: principais dúvidas (respondidas) sobre elas

É possível melhorar sua saúde ou controlar seu peso com a prática de atividades físicas. Mas para ajudar nessa importante decisão, existem farmácias de manipulação especializadas em fórmulas de medicamentos que melhoram o rendimento físico, entre muitos outros benefícios. Por isso, confira algumas das principais dúvidas sobre farmácia de manipulação e produtos manipulados para ficar expert no assunto!

O que é farmácia de manipulação?

A farmácia de manipulação é o estabelecimento que comercializa os medicamentos manipulados. Elas fazem a preparação (também chamada aviamento) de fórmulas, de acordo com as necessidades de cada paciente. Para comprar, é preciso ter uma receita prescrita por um profissional de saúde habilitado (médico, nutricionista, farmacêutico, dentista ou veterinário), com a fórmula do medicamento.

Tipos de fórmulas de medicamentos

Na fórmula oficial, o medicamento manipulado é descrito na farmacopeia e garantido por um farmacêutico responsável, obedecendo à normatização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Às vezes, pode ser encontrado pronto na farmácia. Quando a fórmula é magistral, o medicamento é manipulado mediante uma prescrição, que especifica em detalhes todos os componentes pelo nome químico, forma farmacêutica, posologia e modo de usar. É exclusiva para um determinado paciente.

Características dos medicamentos

Uma das principais características dos produtos de farmácia de manipulação é a preparação personalizada. Ela é feita de acordo com as necessidades de cada paciente, como idade, peso, sexo e condição de saúde. Cada medicamento é único e só deve ser utilizado somente pelo paciente. Podem ser feitos em forma de cápsulas, cremes, pomadas, pós, suspensões e xaropes, entre outras.

Principais benefícios dos medicamentos manipulados

Os medicamentos magistrais são os mais adequados para o paciente, por serem individualizados. Em alguns casos, podem ser associadas diversas substâncias, evitando o uso de vários simultaneamente. Como não passam por complexos procedimentos químicos para serem produzidos, também custam menos que os industrializados. Além disso, como são feitos sob medida, na dose exata, evitam o desperdício.

O que é laboratório de manipulação?

Esse é o setor específico de uma farmácia de manipulação, onde os medicamentos são efetivamente manipulados. As instalações devem ter uma estrutura física adequada e rígido controle de qualidade na manipulação das fórmulas. Um bom laboratório de manipulação trabalha com as melhores substâncias e é equipado com os mais modernos equipamentos. Entre eles, computadores de alto desempenho e softwares específicos de última geração, que permitem maior precisão.


Leticia Saifert Picoli
20/02/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de 5 fórmulas de protetor solar em farmácia de manipulação
5 fórmulas de protetor solar em farmácia de manipulação

Todo mundo sabe que o uso do protetor solar é indispensável no dia a dia, porém muitas pessoas pensam que o protetor solar dev...

Foto de 6 dicas fitness para fazer nas férias
6 dicas fitness para fazer nas férias

Você quer sair de férias mas não quer sair da sua rotina saudável? Calma, dá pra se divertir, aproveitar a fam&ia...

Foto de Atividade física em jejum: prós e contras
Atividade física em jejum: prós e contras

Recentemente, treinar em jejum tem sido uma prática cada vez mais comum. Muitas pessoas que seguem dietas em jejum realizam exercício...

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê