Pular para o conteúdo

Farmácia de manipulação em são paulo centro: 7 dicas para encontra-la

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Farmácia de manipulação em são paulo centro: 7 dicas para encontra-la

É muito comum que médicos, dentistas, enfermeiros e até mesmo veterinários recomendam a manipulação de medicamentos para determinados tratamentos. Isso significa que, em vez de ir a uma farmácia convencional e sair com o produto pronto em mãos, o paciente deverá encomendá-lo em uma farmácia de manipulação, que então irá preparar, formular, misturar e criar o medicamento. Se você está procurando uma farmácia de manipulação em são paulo centro para este objetivo, vem com a gente e confira algumas dicas super especiais!

1) Principal motivo para contar com uma farmácia de manipulação em são paulo centro?

À primeira vista, pode parecer pouco lógico recorrer à manipulação de medicamentos, visto que a indústria farmacêutica a cada dia cria novos remédios e produtos. Porém, contar com uma farmácia de manipulação em são paulo centro faz total sentido! É nela que o farmacêutico pode preparar uma dosagem única ou personalizada para um paciente específico para resolver um problema específico.

2) Entenda as principais diferença entre a manipulação de medicamentos e os industrializados

Ao contrário do que muita gente acredita, a manipulação de medicamentos não pressupõe somente compostos naturais. Eles podem ter a mesma substância ativa dos industrializados, mas feitos sob medida. Além do princípio ativo, é possível também escolher a via de administração do medicamento que mais se adapte às necessidades do paciente: cápsula, pastilha, gel, pomada.

3) Faz tempo que as farmácias de manipulação existem?

Faz. Bastante. No Brasil, o começo da farmácia de manipulação se confunde com a origem do país. Segundo o site Wikipédia "Os jesuítas foram os principais responsáveis por instituir as primeiras enfermarias e boticas em seus colégios. Nesses estabelecimentos, eles dispensavam os medicamentos importados da Europa e preparavam remédios com plantas medicinais da nossa terra".

Farmácia de manipulação em são paulo centro

As farmácias de manipulação estão se expandindo cada vez mais, inclusive as farmácias de manipulação online. Segundo dados do IBGE, atualmente, o segmento de farmácia de manipulação representa 10% do mercado de remédios. A tendência é que elas cresçam cada vez mais e ajudam as pessoas a comprarem produtos de qualidade sem agredir o organismo.

4) Vantagens dos medicamentos manipulados

Antes de procurar uma farmácia de manipulação em são paulo centro, você deve consultar um médico, que prescreverá o medicamento com uma fórmula dosada e quantificada de acordo com a necessidade do paciente. Em alguns casos, o profissional escreve a receita com a quantidade de doses que a indústria não fabrica. Uma vantagem da farmácia de manipulação é que o farmacêutico pode manipular a fórmula e fazer associações (com segurança) de drogas, reunindo vários medicamentos em um só. Essa prática acaba sendo muito vantajosa ao consumidor, pois ele acaba gastando o dinheiro em apenas um frasco. O cliente não precisa tomar vários remédios e isso torna o tratamento mais eficaz, pois cada dose do medicamento incide no combate geral da enfermidade.

>> Veja 3 dicas importantes sobre os medicamentos manipulados

5) Produção de novos medicamentos

Nas farmácias de manipulação, existe também a possibilidade de produção de novos medicamentos que ainda não foram produzidos pelas indústrias farmacêuticas. Por isso, ao escolher sua farmácia de manipulação em são paulo centro ela poderá ajudar a encontrar novos tratamentos para antigas doenças.

Como é a qualidade dos remédios manipulados?

Em relação à qualidade, os remédios manipulados têm a mesma eficácia dos produtos produzidos pelas indústrias farmacêuticas. A farmácia de manipulação utiliza as mesmas matérias-primas das fábricas de remédios e esses materiais são acompanhados com importantes laudos de análise do fornecedor, muitas vezes a qualidade das matérias primas são superiores a de medicamento das grandes indústrias.

Atualmente, a farmácia de manipulação segue rígidos processos de manipulação de medicamentos. Esse estabelecimento tem obrigação de seguir a legislação vigente. Além disso, ele é constantemente fiscalizado por órgãos como o Conselho Regional de Farmácia e a Vigilância Sanitária. A farmácia de manipulação deve ter como base do seu trabalho o controle da qualidade das matérias-primas. Ou seja, os princípios ativos utilizados nos medicamentos. Ela também se responsabiliza pela organização dos processos de manipulação e manter rígidos todos os procedimentos operacionais. Essas atitudes são obrigatórias. Elas ajudam a manter a qualidade dos produtos, garantir a credibilidade da farmácia de manipulação e conquistar a confiança do consumidor. Por isso, procure sempre um estabelecimento credenciado, com profissionais gabaritados e que você possa confiar nos medicamentos manipulados pelos farmacêuticos.

6) Medicamentos personalizados para você! <3

Os medicamentos manipulados são "personalizados" de acordo com a necessidade de cada paciente, ou seja, ele pode ser feito em forma de cápsulas, shakes, gomas de colágeno, cremes, chocolates ou pós-aromatizados. Tem como não amar as farmácias de manipulação? Para comprar um remédio na farmácia de manipulação, é preciso ter uma receita médica que indique o princípio ativo necessário e a dose recomendada, assim o farmacêutico irá preparar o remédio com a concentração exata e no tempo certo do tratamento, evitando a automedicação.

Cada medicamento manipulado é único e só deve ser utilizado pelo próprio paciente! 

7) Quer mais vantagens?

Outro diferencial é a associação de medicamentos, pois há doenças que precisam ser tratadas com vários remédios ao mesmo tempo. Dependendo do quadro clínico do paciente, o médico pode prescrever um medicamento manipulado que possibilite a associação de várias substâncias. Isso impede que o paciente tome vários simultaneamente. Isso evita efeitos colaterais indesejados.

Ainda está com dúvida sobre o consumo dos manipulados? Veja quais são as suas diversas vantagens:

  • Baixo custo: segundo dados do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP), os medicamentos manipulados são 50% mais baratos do que os industrializados e apresentam as mesmas qualidades. Ou até mesmo superior, como já foi mencionado.
  • Segurança: toda matéria prima utilizada pela farmácia acompanha um laudo de análise do fabricante. Além disso, os estabelecimentos geralmente possuem o seu laboratório de manipulação próprio de controle de qualidade, garantindo a segurança das fórmulas.
  • Medicamentos não disponíveis no mercado: alguns tratamentos de doenças raras requerem medicamentos que não existem mais no mercado. Nesses casos, o médico pode recorrer à farmácia de manipulação. Pois se a farmácia tiver a matéria-prima do medicamento, poderá manipular o remédio para o tratamento.
  • A dose certa para cada pessoa: somente na sua farmácia de manipulação em São Paulo Centro, sob prescrição, é possível preparar doses diferenciadas que atendam às necessidades de cada paciente.

Leticia Saifert Picoli
02/03/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Cremes com ácido retinóico: guia completo sobre o assunto
Cremes com ácido retinóico: guia completo sobre o assunto

Os cremes com ácido retinóico vem fazendo cada vez mais sucesso por conta de sua eficiência na ação que produz na...

Foto de O que é cortisol, como se produz e principais dúvidas sobre o assunto
O que é cortisol, como se produz e principais dúvidas sobre o assunto

Você já ouviu falar em Cortisol? Caso a resposta seja não, saiba que o Cortisol é parte fundamental do seu organismo. Ma...

Foto de 5 dicas para comprar ácido mandélico em uma farmácia de manipulação
5 dicas para comprar ácido mandélico em uma farmácia de manipulação

Cada pessoa possui características biológicas e é justamente por conta disso, que os suplementos manipulados fazem total difer...

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê