Pular para o conteúdo

Farmácia de Manipulação em Santo André: tudo o que você precisa saber

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Farmácia de Manipulação em Santo André: tudo o que você precisa saber

A manipulação de medicamentos é uma prática muita antiga. Documentos e arquivos mostram que a manipulação de plantas e substâncias já acontecia no século X. Desde então muitos avanços tecnológicos aconteceram e a área da saúde teve importantes descobertas. Atualmente, é muito comum que médicos prescrevam receitas de medicamentos manipulados aos pacientes. Os manipulados são produzidos de forma personalizada, seguindo recomendação médica e atendendo as necessidades particulares de cada paciente. As fórmulas magistrais podem ser usados para tratamento e prevenção de doenças, e também para fins de suplementação e estéticos. Foi ao médico e recebeu uma receita magistral? Neste post você descobre como funciona e quais produtos podem ser encontrados em uma farmácia de manipulação em Santo André.

1) O que é Farmácia de manipulação?

Farmácia de manipulação, ou também conhecida como farmácia magistral, é o estabelecimento em que medicamentos são preparados de forma personalizada. Através de receita médica, a farmácia produz uma fórmula que resulta em medicamentos de várias espécies.

Toda farmácia de manipulação em Santo André, e no Brasil, precisa seguir as normas da ANVISA de Boas Práticas de Manipulação.Nas farmácias magistrais, os medicamentos devem sempre ter supervisionamento de um farmacêutico responsável ao serem manipulados. Além disso, todos os produtos e matérias-primas utilizados na fabricação de medicamentos em farmácias de manipulação devem ser adquiridos de fornecedores com alto controle de qualidade. Ao procurar pelas melhores farmácias de manipulação em Santo André observe se as instalações do local estão em bom estado e se há, de forma visível os documentos que garantem que a farmácia funciona dentro das normas necessárias. Os documentos são: o Alvará de Funcionamento, o Alvará Sanitário e a  Certidão de Regularidade Técnica.

BÔNUS: Neste link você encontra a lista de todas as farmácias de manipulação que possuem autorização da ANVISA para funcionar.

2) Qual é a diferença entre uma farmácia de manipulação e uma drogaria?

A principal diferença entre uma farmácia de manipulação em Santo André e uma drogaria é a forma como os produtos são encontrados. Ao procurar por uma drogaria convencional, você encontra remédios em um número já previamente especificado pelo fabricante. Na farmácia de manipulação, os medicamentos são produzidos, de acordo com a prescrição médica, na quantidade adequada para o uso do paciente. Outra diferença entre drogarias e farmácias de manipulação está diretamente ligada a anterior. Como os medicamentos na farmácia de manipulação são produzidos no número certo para consumo, isso evita desperdício e o descarte incorreto de remédios. O que dificilmente acontece com produtos encontrados em drogarias.

Após uma consulta, o médico pode receitar mais de um medicamento. Nesse caso, a diferença acaba sendo uma vantagem. Nas drogarias, ao precisar de mais de um tipo de medicamento, eles são vendidos separadamente. Em uma farmácia de manipulação em Santo André há a possibilidade de associar diferentes tipos de ativos na mesma fórmula. O que nos leva diretamente para outro diferencial bastante útil. Com a manipulação conjunta de fórmulas o produto final, geralmente, possui valor inferior do que se fosse adquirido em diferentes remédios nas drogarias.

Quem possui alergias provavelmente já sabe dessa diferença: nas farmácias de manipulação as fórmulas podem ser feitas sem agentes alérgicos. O mesmo não é possível em drogarias, uma vez que os medicamentos são fabricados em grande escala e com fórmulas já pré-estabelecidas. Por fim, uma das grandes diferenças entre uma farmácia de manipulação em Santo André e uma drogaria é a multipluralidade das farmácias de manipulação. Na farmácia de manipulação um mesmo medicamento pode ser produzido em forma de cápsulas, pastilhas, creme e até mesmo em spray. Comprando em drogarias as opções se limitam, já que só é possível comprar produtos da forma como os fabricantes fornecem.

3) Quais produtos eu posso encontrar em uma farmácia de manipulação em Santo André?

Quando se pensa em serviços prestados por uma farmácia de manipulação em Santo André é comum que a primeira ideia sejam remédios. No entanto, mais do que isso, as farmácias de manipulação podem ofertar diferentes tipos de produtos.

Começando pelos remédios, as farmácias de manipulação podem atender receitas de médicos, dentistas e também de médicos veterinários. Nos casos de receitas de veterinários, é preciso que a farmácia de manipulação em Santo André tenha aval do Ministérios da Saúde e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para manipular os medicamentos receitados a animais. Comumente indicados para tratamentos de problemas de saúde, os medicamentos fitoterápicos também são uma das opções encontradas em farmácias manipulação. Um adendo importante: assim como todos os itens desta lista, os medicamentos fitoterápicos só podem ser vendidos sob prescrição médica.

Às vezes, o corpo precisa de nutrientes e substâncias que sozinho não consegue produzir ou extrair. Nesses casos, suplementos e vitaminas podem ser necessários. Para saber ao certo quais substâncias são necessárias e adequadas ao uso é preciso passar por consulta médica. Após isso, uma farmácia de manipulação em Santo André pode manipular os suplementos e vitaminas precisos.  

Tratamentos para pele e cabelo também podem ser encomendados em farmácias de manipulação. Uma consulta com um dermatologista é necessária para saber quais produtos são adequados ao uso. Alguns exemplos de cosméticos presentes em uma farmácia de manipulação em Santo André são: cremes anti-idade e anti-inflamatórios, shampoos, loções e ácidos. Neste post você pode conferir mais informações sobre cosméticos manipulados.

Florais de Bach e medicações homeopáticas são outros dois itens que podem ser encontrados em uma farmácia de manipulação em Santo André. Os homeopáticos são produzidos por meio da extração de fragmentos animais ou vegetais. Já os florais de Bach são feitos a partir de um tratamento especial com flores, arbustos e plantas silvestres.

4) Qual é o preço em uma farmácia de manipulação?

Agora que você já sabe mais sobre o funcionamentos e os produtos disponíveis em farmácias de manipulação nós temos uma dica extra. Para encontrar o melhor preço, o ideal é cotar em várias farmácias. Por isso, a Manipulaê está aqui para lhe ajudar! Clique aqui e faça uma cotação com as melhores farmácias de manipulação em Santo André. Em poucos minutos você receberá um orçamento detalhado de todas essas farmácias. É simples, fácil e você economiza.


Leticia Saifert Picoli
25/10/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Como o resveratrol presente no suco de uva pode lhe ajudar
Como o resveratrol presente no suco de uva pode lhe ajudar

Você já ouviu falar em resveratrol? Sabe o que é? Para que serve? Pois bem, o resveratrol &ea...

Foto de Vitaminas para a terceira idade: conheça as mais importantes
Vitaminas para a terceira idade: conheça as mais importantes

O corpo de um ser humano saudável é uma das obras mais perfeitas da natureza. Porém, em dois períodos da vida, ele &eac...

Foto de Vitamina B12: dicas e curiosidades sobre ela
Vitamina B12: dicas e curiosidades sobre ela

Alguns nutrientes são primordiais para o organismo, pois muitos o corpo  não é capaz de produzir sozinho, como as vitamin...

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê