Pular para o conteúdo

Farmácia de manipulação em Florianópolis: 6 dúvidas frequentes

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Farmácia de manipulação em Florianópolis: 6 dúvidas frequentes

É a primeira vez que você procura uma farmácia de manipulação em Florianópolis? Se não, você conhece tudo sobre elas e como conseguir o seu produto manipulado pelo melhor preço e qualidade? Aliem disso, conhece todas as vantagens e diferenças dos manipulados para os industrializados? E sabe o que é necessário avaliar antes de escolher a sua farmácia de manipulação em Floripa? Então vem com a gente que vamos esclarecer todas essas dúvidas para você! ;) No fim do artigo, vamos disponibilizar um link para você fazer um orçamento gratuito com várias farmácias de manipulação de uma vez só. Assim vai ficar mais fácil você comparar preços e escolher o que mais atender as suas necessidades.

1) Quais são as principais diferenças entre os medicamentos manipulados e os industrializados?

Os medicamentos manipulados são preparados pelas farmácias de manipulação, a partir de uma fórmula constante de prescrição médica. Embora a manipulação de formas farmacêuticas tenha sido parte integrante da profissão desde a antiguidade, com o nascimento e o crescimento da indústria farmacêutica, observou-se um declínio significativo da manipulação pelos farmacêuticos. "Um levantamento realizado em 1994 nas farmácias dos Estados Unidos demonstrou que menos de 1% das prescrições dispensadas pelas farmácias requeriam a manipulação. No Brasil, houve profundas transformações nos últimos anos, pela adequação aos novos parâmetros de qualidade, mais exigente e às novas legislações, mais rigorosas. O setor hoje abrange mais de 5.000 farmácias de manipulação no Brasil". Segundo fontes do G1.

Uma dica importante para quem deseja um atendimento mais personalizado e exclusivo, é preferir as farmácias de manipulação. Isso porque, o seu relacionamento com aquele que produz seu medicamento será sempre mais estreito e você poderá sempre esclarecer suas dúvidas, conversar melhor com o farmacêutico em caso de algum pedido especial (uma embalagem diferente, um rótulo com mais alertas de administração, cápsulas com cores diferentes, cremes sem essência…e por ai vai). É sempre melhor comprar o seu medicamento manipulado na farmácia de manipulação se você procura por esse tipo de atendimento.

2) Como garantir a segurança dos medicamentos manipulados?

Segundo a ANVISA, devem ser estabelecidos os requisitos mínimos de Boas Práticas de Manipulação em Farmácias (BPMF) a serem observados na manipulação, conservação e dispensação de preparações magistrais, oficinais, bem como para aquisição de matérias-primas e materiais de embalagem. Para assegurar a qualidade das fórmulas manipuladas, a sua farmácia de manipulação em Florianópolis deve possuir um Sistema de Garantia da Qualidade (SGQ) que incorpore as Boas Práticas de Manipulação em Farmácias, totalmente documentado e monitorado.

3) Legislações e normas técnicas

De acordo com a Resolução RDC n° 67, de 08 de outubro de 2007, "A farmácia é responsável pela qualidade das preparações magistrais e oficinais que manipula, conserva, dispensa e transporta. A farmácia deve assegurar a qualidade físico-química e microbiológica (quando aplicável) de todos os produtos reembalados, reconstituídos, diluídos, adicionados, misturados ou de alguma maneira manuseados antes da sua dispensação." É indispensável o acompanhamento e o controle de todo o processo de manipulação, de modo a garantir ao paciente um produto com qualidade, seguro e eficaz. Leve tudo isso em consideração na hora de comprar os seus produtos manipulados em uma farmácia de manipulação em Florianópolis.

4) Como é uma laboratório de uma farmácia de manipulação em Florianópolis? 

São vários laboratórios diferentes, com estruturas e operações rigidamente controladas e regulamentadas. Há ainda diversas classes ou categorias de produtos que são manipuladas em laboratórios restritos, com controle de processo ainda mais rígido, uma vez que alguns medicamentos podem ser potencialmente mais perigosos que outros. Tudo isso para garantir a qualidade do produto e segurança por todos aqueles que utilizam algum produto produzido em uma farmácia de manipulação. Um laboratório de manipulação está presente em toda farmácia de manipulação em Florianópolis. É ele que diferencia uma drogaria de uma farmácia de manipulação.

A empresa, lá dentro, naquelas áreas que você não costuma ver, possui praticamente as mesmas estruturas de uma indústria farmacêutica, só que em escala menor, com mais pessoas trabalhando e menos máquinas – o seu medicamento ou produto sempre é feito após a solicitação no balcão ou através de uma solicitação online, no caso das farmácias de manipulação online. Elas são mais práticas e você faz tudo online. Ah, é importante deixar bem claro que toda farmácia de manipulação online existe em um lugar físico, ela só tem uma boa presença digital para atender mais pessoas.

>> Se você ainda ficou com dúvidas sobre os laboratórios de manipulação clique aqui. 

>> Se você quer saber mais sobre as farmácias de manipulação online clique aqui. 

 

5) Como funciona uma farmácia de manipulação em Floripa?

Todo o processo em uma farmácia de manipulação em Florianópolis é supervisionado por um farmacêutico responsável. Por isso, verifique no rodapé do site o nome do farmacêutico responsável e a identificação dele. Assim você pode se sentir ainda mais seguro (a) em comprar o seu produto manipulado. Os métodos de funcionamento devem ser padronizados de acordo com a ANVISA e o CRF (Conselho Regional de Farmácia). E, toda farmácia de manipulação deve produzir medicamentos somente com uma receita médica.

6) Preço justo nas farmácias de manipulação

O fator preço é sempre muito importante para quem busca uma farmácia de manipulação em Florianópolis. Os medicamentos manipulados, por não terem um rigoroso processo industrial, geralmente são mais baratos. Porém, existe uma grande variação de preços. Em uma farmácia você pode achar por um preço. Já em outra o preço pode estar bem mais alto. Isso varia de estabelecimento para estabelecimento. Por isso, fazer vários orçamentos é a melhor maneira de economizar. Mas não se esqueça da qualidade e de avaliar todos os tópicos que mencionamos. O ideal é encontrar o melhor custo-benefício. Por isso, vamos te ajudar nessa tarefa. Contamos com diversas farmácias parceiras cadastradas no Manipulaê. Todas contam com um rigoroso critério de seleção e AVALIAÇÃO DO PÚBLICO. Ou seja: elas são muito boas mesmo! E, entre as melhores, você pode encontrar o melhor preço. Então aproveite!

Como combinamos, clique aqui para cotar com várias farmácias de manipulação de uma só vez!! Em poucos minutos você terá vários preços dos seus produtos manipulados para comparar e escolher os melhores!


Leticia Saifert Picoli
08/03/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Desloratadina manipulada: entenda como produto é eficaz contra alergia
Desloratadina manipulada: entenda como produto é eficaz contra alergia

Alergias são comuns e atingem diversas pessoas, especialmente as crianças. Elas podem ser definidas como um aglomerado de reaç...

Foto de Dieta para emagrecer: entenda como medicamentos manipulados ajudam
Dieta para emagrecer: entenda como medicamentos manipulados ajudam

Um estudo realizado pela Nielsen Holding, que é uma empresa especializada em pesquisa de consumo, mostrou que os brasileiros são os q...

Foto de Nimesulida manipulado: saiba as vantagens e para quem é indicado
Nimesulida manipulado: saiba as vantagens e para quem é indicado

Inúmeros motivos podem causar dor de cabeça, que além de incomodar, prejudica o nosso dia a dia. Números da Sociedade B...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê