Pular para o conteúdo

Farmácia homeopática: o que é, quais os benefícios e dúvidas

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Farmácia homeopática: o que é, quais os benefícios e dúvidas

A Farmácia homeopática é um estabelecimento de saúde que são produzidos e vendidos os medicamentos homeopáticos. As fórmulas são elaboradas com extratos vegetais, animais, minerais e sintéticos. Durante o processo de produção, os remédios são diluídos, agitados e com ritmadas, resultando na dinamização, que nada mais é do que a formulação de remédio homeopático. Confira todos os processos do medicamento, quais são os medicamentos considerados homeopáticos, os benefícios e qual é a diferença entre o remédio manipulados e os  homeopáticos.

Leia também: 5 coisas que você precisa saber sobre o tratamento com medicamento manipulado

O que é uma farmácia de homeopatia?

Uma farmácia de homeopatia é estabelecimento que realiza a manipulação e a comercialização dos produtos. E assim como outra farmácia de manipulação, deve contar com profissionais qualificados e preparados para a  fabricação de remédios conforme as regras farmacotécnicas e as Boas Práticas de Manipulação estabelecidas para a homeopatia. Para tanto, as farmácias devem ter a estrutura e técnicas adequadas, regularizadas pela Vigilância Sanitária para o exercício dessa atividade.

Segundo  a Comissão Assessora de Homeopatia,  a homeopatia foi introduzida oficialmente no Brasil em 1840, pelo médico francês Benoît Jules Mure, que veio com o propósito de implantar comunidades societárias de trabalhadores franceses, mas trazia na bagagem a experiência de grande divulgador da homeopatia em algumas cidades européias. Suas convicções e propostas na área social encontraram campo de ação na divulgação da homeopatia, pois se propunha a tratar os escravos e os socialmente excluídos do Brasil Império. A homeopatia propagou-se no Brasil pelas mãos dos discípulos de Mure, e foi abraçada pelo movimento positivista em fins do século XIX. Com a República, a homeopatia ganhou força institucional, tanto na sua prática, como no seu ensino. Figuras importantes, como Monteiro Lobato e Rui Barbosa, estiveram ligadas a ela. (Comissão Assessora de Homeopatia, p.17). 

Dessa forma, a partir da década de 40, o Brasil pode contar com a descoberta e os benefícios da homeopatia. Inclusive, uma grande curiosidade é que a farmácia homeopática é considerada uma farmácia de manipulação, contudo, nem toda farmácia de manipulação é homeopática. De modo geral, as farmácias homeopáticas oferecem produtos elaborados com matéria-prima, durante a produção, os medicamentos passam por um rigoroso sistema de qualidade.

Quais os medicamentos homeopáticos?

Podemos dizer que o medicamento homeopático é uma substância extraída de  vegetal, animal e mineral.  Para chegar à fórmula adequada, passa pelo processo de manipulação e diluição, para oferecer pequenas doses do princípio ativo, estabelecendo o equilíbrio orgânico.  

Existem vários estudos comprovados que o medicamento homeopático proporciona menos impactos negativos à saúde, não provocando efeitos colaterais, ao contrário dos medicamentos tradicionais que estão propensos a gerar alguma reação.

Outro ponto interessante é a eficácia do medicamento homeopático, o efeito é rápido e pode ser ingerido por pessoas de qualquer idade. O valor é menor comparado com os medicamentos tradicionais.

Leia também: Descubra se os remédios manipulados têm o mesmo efeito e quais são as principais diferenças 

Quais os benefícios do medicamento manipulado?

A manipulação dos medicamentos proporciona um tratamento ideal, pelo fato de ser fabricado sob medida para um determinado caso, atendendo com excelência as restrições e as necessidades do paciente.  Podem ser feitos em diferentes formatos, caso a pessoa tenha dificuldade de ingerir cápsula, pode está solicitando outros formatos, como gotas, sachês cremes e outras opções.

É um medicamento econômico, com alto custo-benefício, devido à qualidade e concentração de ativos, evitando o desperdício.  O  tratamento do medicamento manipulado  é personalizado, tornando o mais completo. Podendo tratar diferentes doenças em uma única fórmula, sendo mais prático econômico e mais eficiente comparado com outros medicamentos.

É válido ressaltar que  a manipulação não restringe apenas a tratamentos de doenças, pode ser também uma solução para cuidados estéticos e repor as vitaminas necessárias para o organismo, quando existe insuficiência.   

Qual a diferença entre manipulação e homeopatia? 

Os dois medicamentos são desenvolvidos de matéria-prima, de forma artesanal, prescritos individualmente, as dosagens são personalizadas conforme as necessidades do paciente. Contudo, podemos dizer que não existe uma diferença entre ambos. Inclusive, as farmácias de manipulação podem comercializar produtos em formas farmacêuticas, administrando os medicamentos para o público pediátrico e idoso.

Portanto, não existe uma diferença entre os remédios de homeopatia e manipulados. Mas, se comprado aos medicamentos de alopáticos existem diferenças na ação farmacológica. 

Compra de medicamentos manipulados online 

A compra online é uma forma prática e rápida para o dia a dia, muitas vezes as atividades diárias não nos possibilitam a ir até um estabelecimento e retirar o seu produto. Contudo, é preciso ter cuidado na hora de efetuar um compra na internet, para evitar alguns eventuais problemas. O primeiro passo é escolher uma farmácia que seja de confiança, verifique os dados como ter uma pessoa de prontidão para responder as dúvidas, ter permissão para comercializar os medicamentos online. 

Para a sua praticidade e segurança, a Manipulaê realizar a cotação das melhores farmácias, apresentando mais qualidade, quais estabelecimentos são reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e os melhores preços.

A compra online de medicamentos deve ser feitos com uma prescrição médica, para identificar quais são os princípios ativos e a dosagem que deverão ser elaboradas durante a fabricação. A receita médica também ajudará a prevenir contra efeitos colaterais. 

Quando receber o produto em sua casa, certifique-se que o mesmo está de acordo às exigências de saúde, verifique se a embalagem está lacrada, o código de segurança e se a validade está em dia. Sabemos que as compras via internet  oferecem o melhor conforto e comodidade, mas esses cuidados irão ajudar a prevenir contra reações adversas e eventuais prejuízo.   

Está precisando manipular um medicamento, realize a sua compra online no conforto de sua casa. Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos os preços de cada farmácia para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos. Qualquer

dúvida entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo:

relacionamento@manipulae.com.br  


Leticia Saifert Picoli
16/06/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Farmácia de manipulação no bairro Jardim Bongiovani: saiba mais
Farmácia de manipulação no bairro Jardim Bongiovani: saiba mais

A saúde é o nosso bem maior, por isso devemos cultivá-la, realizando com frequência exames de rotina para confer...

Foto de Pele saudável: como deixar a pele bonita e mais jovem
Pele saudável: como deixar a pele bonita e mais jovem

Todo mundo sonha em ter uma pele bonita, livre de manchas, marcas e envelhecimento precoce, mas o que poucos sabem é sobre os cuidados di&aa...

Foto de Farmácia de manipulação barata: qual é a melhor e dúvidas respondidas
Farmácia de manipulação barata: qual é a melhor e dúvidas respondidas

A nossa satisfação é levar conforto e praticidade para os nossos clientes, por esse motivo, conectamos você com os melho...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê