Exercícios em casa: como saber se estão funcionando mesmo ou é placebo

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Se você tinha uma rotina de treinos pesado ou estava ainda começando sua rotina de treinos na academia/crossfit e teve que adaptar para a sua casa, certamente já teve essa dúvida. Será mesmo que os exercícios que você está fazendo em casa está funcionando? Ou será que está dando uma falsa sensação de resultado? Antes de entrarmos neste assunto, já vamos deixar claro que sim, os exercícios em casa funcionam, mas é importante você realizar da maneira correta. Por isso, o objetivo deste conteúdo é ajudar você a perceber se está mesmo realizando da maneira adequada. 

Responda SIM ou NÃO para as perguntas abaixo:

1. Você está fazendo uma sequência de exercícios, se sente cansado (a) e em um minuto para descansar? 

2. Você realiza as atividades aeróbicas por no mínimo 15 minutos consecutivos? 

3. Para os exercícios de musculação, você sente que está forçando seus músculos por mais de 15 minutos ao longo das atividades? 

4. Você tem um horário e local planejado para treinar, sem interrupção de outras pessoas?

5. Você faz uso de suplementos? 

6. Você alia as atividades física com alimentação equilibrada? 

7. Ao todo, sua rotina de treinos é superior a 30 minutos? 

Se você responder não para mais de 2 perguntas, pode ser que esteja sofrendo um “Placebo” da atividade física em casa. 

Muita gente, inclusive, sente que “já está paga” a atividade física e compensa naquele lanchinho do delivery ou até mesmo em um doce. Isso faz com que as calorias perdidas no “treino placebo” não compensam nem mesmo a recompensa. O resultado é o aumento da gordura, principalmente a localizada. 

 

Por que a resposta “não” das perguntas significam que estou fazendo um treino placebo?

1. A sensação de cansaço ao praticar uma atividade física representa que você está exigindo o máximo do seu corpo. É neste momento que você estará ajudando na queima das calorias. Se você fazer exercícios e não sentir nenhuma resistência, não será tão efetivo. É claro que, você precisa ser cauteloso (a) e respeitar sempre os limites do seu corpo. 

2. É indicado no mínimo 15 minutos de exercício aeróbico moderado para queimar 175 calorias. Moderado significa sentir que está fazendo o exercício, não fazer sem sentir. 

3. Os exercícios de musculação precisam de bastante resistência para serem eficientes. Se durante todo o treino, você não tiver em média 15 minutos de resistência muscular, os resultados também não vão ser tão efetivos. 

4. É importante ter um local adequado para treinar, mesmo que o tapete da sua sala. Mas reserve este local em um horário para que você possa se concentrar e dedicar exclusivamente a essas atividades física. Pode ser 30 minutos a 1 hora do seu dia. Uma atividade física funcional está muito ligada a concentração. Se toda hora tiver alguém para te distrair, não será tão eficiente quanto poderia ser e você pode cair no efeito placebo. 

Se você dividir sua casa com mais pessoas, uma opção é acordar mais cedo que todos para praticar seus exercícios. Ou utilizar a escada de emergência do prédio (com máscara e todos os cuidados necessários). 

5. Os suplementos, principalmente os suplementos manipulados, são muito importantes para aliar bons resultados em seus exercícios em casa. Se você tiver uma rotina de treinos eficiente e tomar bons suplementos, vai chegar mais rápido em seus objetivos.

 

Leia também: Suplementos manipulados - 5 passos para comprar o ideal 

 

6. A alimentação equilibrada é muito importante para quem deseja ter bons resultados treinando em casa. Se o seu objetivo é perder peso, por exemplo, e queima 200 calorias em seu treino, ingere 3000 na sua alimentação e o seu metabolismo basal é referente a 2500 calorias, o resultado é que por dia você estará acumulando 300 calorias. 

É muito importante entender este cálculo para ter resultados no emagrecimento saudável. Isso é um dos principais motivos do efeito placebo das atividades física em casa. 

7. Por último, a rotina de treinos precisa ser de no mínimo 30 minutos para garantir uma constância para o corpo, seja para o emagrecimento ou ganho de massa muscular. 

Espero que este conteúdo tenha lhe ajudado com alguns insights. <3 


Leticia Saifert Picoli
18/12/2020
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Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

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