Pular para o conteúdo

Dicas de exercícios para fazer em casa durante o período de quarentena

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Dicas de exercícios para fazer em casa durante o período de quarentena

O isolamento domiciliar é uma das melhores formas de combater o Coronavírus e para quem tem uma rotina de treinos, as idas a academias, clubes, centros de treinamentos, entre outros estabelecimentos, foram restritas. Mas é possível contornar a situação com algumas dicas de exercícios para fazer em casa. 

Neste artigo, listamos alguns exercícios para fazer em casa que você pode fazer para manter-se em forma até a rotina de treinamentos voltar ao normal. Confira! 

Exercícios para fazer em casa

Alguns exercícios para fazer em casa são bem simples de executar, mas podem contribuir bastante para a manutenção da boa forma. 

  • Abdominal

Quer um exercício para fazer em casa mais simples e com foco na barriga? Então que tal praticar abdominal? É outra excelente dica de treino em casa, tendo em vista seu sucesso devido à eficácia. Apesar de parecer simples, é essencial tomar alguns cuidados para evitar problemas. A principal orientação é ter atenção na postura na hora dos abdominais. 

Para isso, você deve deitar de costas no chão e com os joelhos dobrados. Cruze os braços em frente ao peito e erga os ombros com ajuda dos músculos do abdômen. Ao estar suspenso, dê uma curta pausa e deite lentamente. Após isso, respire, relaxe o abdômen e contraia novamente para continuar o treino em casa. 

  • Pular corda

Pular corda pode ser uma ótima opção de exercício para fazer em casa. Parece uma atividade simples, mas, saiba que em 15 minutos você pode perder 180 calorias. Para se ter uma ideia, isso é mais que as 140 calorias que você pode perder em uma corrida. Ou ainda, esse tempo pulando corda equivale a uma hora de caminhada.

Fazer esse treino em casa ajuda no fortalecimento dos ossos e membros inferiores, ou seja panturrilha e coxa. Você não precisa começar fazendo 15 minutos. Comece com 10, e aos poucos, com a prática, o ritmo e a coordenação chegarão. Ao fazer o exercício, não esqueça de optar por roupas confortáveis, manter sempre o corpo reto (olhando para frente) e pular com as pernas estendidas, aterrisando com os joelhos dobrados.

  • Flexão

A flexão é simples e extremamente eficiente: deite no chão com a barriga para baixo, apoie as mãos no chão com os braços esticados e levante todo o corpo apenas flexionando os braços. 

No começo, a flexão de braço não é fácil. Nessa fase você até pode manter os joelhos apoiados no chão para facilitar, mas, com a prática, abandone essa facilitação. Comece a atividade com três séries de dez movimentos cada e um intervalo de dois minutos entre essas séries.

  • Agachamento

Em um treino em casa não pode faltar o agachamento, responsável por deixar as coxas e o bumbum durinhos.  Para isso, afaste as pernas, estique os braços, mantenha a coluna ereta e agache por sequências de 30 segundos.

Um detalhe importante é a respiração. Inspire quando estiver em pé e expire lentamente enquanto descer. Mesmo em um treino em casa, jamais esqueça de se alongar. Um corpo mais flexível fica menos sujeito a lesões.

Seguindo essas dicas de exercícios para fazer em casa, você pode aumentar suas chances de manter-se em casa até a rotina de treinos voltar ao normal. 

Quais cuidados tomar para evitar o Coronavírus?

Algumas atitudes adotadas no dia a dia, reduzem o contágio pelo coronavírus. O Ministério da Saúde recomendou algumas ações:

  • Ficar em casa, em isolamento domiciliar, e evitar ao máximo sair de casa;

  • Se sair, ao voltar em casa, não toque em nada antes de se higienizar. Tire os sapatos e as roupas e as coloque em uma sacola plástica no cesto de roupas. Deixe seus pertences em uma caixa na entrada. Tome banho e posteriormente limpe seus pertences e as sacolas que trouxe da rua utilizando álcool gel ou água e sabão com pano úmido;

  • Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;

  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

  • Não tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal (talheres e roupas, por exemplo);

  • Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

  • Lavar as mãos por no mínimo 20 segundos com água e sabão, adicionalmente pode usar antisséptico de mãos à base de álcool em seguida.

Além disso, o Ministério da Saúde também vai liberar um sistema de telemedicina para responder dúvidas e dar orientações à população sobre o Coronavírus, evitando a ida das pessoas aos centros de saúde. 


Leticia Saifert Picoli
26/03/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Isolamento domiciliar e quarentena: qual a diferença?
Isolamento domiciliar e quarentena: qual a diferença?

Isolamento domiciliar e quarentena são duas das palavras mais usadas nas últimas semanas por especialistas da área de sa&uacut...

Foto de 3 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento domiciliar
3 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento domiciliar

O vírus da Covid-19 proporciona diretamente inúmeros problemas de saúde. Dos sintomas ao colapso do sistema de saúde, d...

Foto de Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?
Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?

O Brasil completou nesta quinta-feira (26), um mês desde a confirmação do primeiro caso de Coronavírus no país. A...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê