Pular para o conteúdo

Entenda porque bosentana pode te ajudar com a hipertensão pulmonar

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Entenda porque bosentana pode te ajudar com a hipertensão pulmonar

A hipertensão pulmonar é um problema que afeta as artérias dos pulmões e do lado direito do coração. Dificuldade respiratória progressiva ao esforço, fadiga, vertigem, dor no tórax,  tontura ao esforço e síncope evidente, são alguns sintomas da doença, que é desconhecida pela maior parte da população brasileira. A doença pode piora com o tempo. 

A hipertensão pulmonar arterial é uma doença rara. Estima-se que cerca de 350 mil pessoas tenham a doença em todo o mundo, o que representa cerca de 10 mil indivíduos no Brasil. Segundo uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Amigos e Familiares de Portadores de Hipertensão Arterial Pulmonar, cerca de 76% da população brasileira desconhece a doença.

Os medicamentos podem ajudar a diminuir os sintomas e melhorar a qualidade de vida. Entre esses remédios, podemos destacar o bosentana. 

Como o bosentana funciona?

O bosentana reduz a pressão sanguínea através da dilatação desses vasos arteriais sanguíneos. Bosentana também age reduzindo o surgimento de novas úlceras dos dedos (úlceras digitais) que geralmente surgem em pessoas com uma doença chamada esclerodermia.

Como devo usar o bosentana?

Os comprimidos com líquido devem ser ingeridos por via oral, sendo que não pode ser partido ou mastigado. 

O medicamento bosentana deve ser tomado pela manhã e à noite, com ou sem comida. O tratamento deve ser iniciado com dose de dois comprimidos de 62,5 por dia durante quatro semanas e dois comprimidos de 125 mg por dia como manutenção. 

Qual não devemos usar o bosentana? 

Você não fazer uso do bosentana se você for alérgico a qualquer um dos componentes da
fórmula; se apresentar problemas de fígado; caso esteja tomando ciclosporina A (usado após transplante de órgãos ou tratamento de psoríase); ou se estiver grávida; 

O medicamento é contra-indicado para menores de três anos.

Quais as advertências e precauções do bosentana

Como todo medicamento, bosentana pode causar reações adversas, apesar de nem todas as pessoas apresentarem. 

Antes de iniciar o tratamento e a cada mês durante o uso do bosentana é necessário que o médico solicite uma análise de sangue para avaliar o funcionamento do fígado e se há presença de anemia. 

As mulheres em idade fértil, devem também fazer o teste de gravidez.

O médico deverá orientar as mulheres na escolha de método contraceptivo eficaz para evitar-se a gravidez. Pode-se recorrer à ajuda de ginecologistas

O medicamento deve ser tomado por via oral.

Os efeitos de bosentana sobre a habilidade de dirigir e/ou operar máquinas não foram estudados, porém deve-se levar em consideração que podem ocorrer tonturas com a administração de bosentana. 

O que devo fazer quando esquecer de tomar o bosentana?

Se você esquecer de tomar bosentana, tome uma dose assim que você se lembrar, depois
continue a tomar os comprimidos subsequentes, seguindo a orientação inicial de seu médico. Não tome o dobro de dose para compensar os comprimidos que foram esquecidos e não pare de tomar bosentana a menos que seu médico tenha solicitado. 

A interrupção repentina do tratamento com bosentana pode acarretar na piora dos sintomas.


 


Leticia Saifert Picoli
14/10/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?
Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?

O Brasil completou nesta quinta-feira (26), um mês desde a confirmação do primeiro caso de Coronavírus no país. A...

Foto de Covid-19: Quais os grupos de risco e porque atenção deve ser redobrada
Covid-19: Quais os grupos de risco e porque atenção deve ser redobrada

Os idosos e pacientes de doenças crônicas representam o público que causa maior preocupação com a pandemia do nov...

Foto de Dicas de exercícios para fazer em casa durante o período de quarentena
Dicas de exercícios para fazer em casa durante o período de quarentena

O isolamento domiciliar é uma das melhores formas de combater o Coronavírus e para quem tem uma rotina de treinos, as idas a academia...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê