Pular para o conteúdo

Três formas de emagrecer com saúde

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Três formas de emagrecer com saúde

Emagrecer, definitivamente, não é o tipo de tarefa que você coloca na cabeça em um dia e tem resultados no outro. Remédios milagrosos e dietas malucas até prometem algo assim, porém, fazer uso dessas formas pode colocar sua saúde em risco, além de resolver o problema por um tempo determinado. Não existe jeito fácil, mas vamos aqui te passar três formas de, realmente, emagrecer e com saúde!

1. Mude seus hábitos alimentares

O primeiro passo para emagrecer com saúde é a alimentação, não tem jeito. Se o seu peso não está de acordo com o que você quer, provavelmente há algo errado no seu cardápio diário. Antes de falar sobre a refeição em si, vamos começar abordando o tempo entre uma refeição e outra. Sim, aquela história de comer a cada três horas é verídica. Comer de forma fracionada é importante para evitar a ingestão de muitas calorias de uma vez só. Se você passa a manhã inteira sem se alimentar, provavelmente vai exagerar no almoço, por exemplo. Se possível, divida as refeições em até seis vezes durante o dia, colocando frutas e alimentos mais leves entre as refeições principais (café, almoço e jantar).

Para emagrecer com saúde também é preciso variar na alimentação. Não fique só no arroz e feijão, faça um prato com salada ou outros acompanhamentos. 

Aposte também nos legumes. Um estudo do periódico European Journal of Nutrition, mostrou que as pessoas que seguiram uma dieta de baixa caloria e incluíram quatro porções semanais de legumes perderam significativamente mais peso após quatro semanas. Essa aceleração do emagrecimento pode ser resultado das fibras dos legumes e componentes antioxidantes. 

2. Não descuide da hidratação nem do sono

A água é importante sim e faz diferença no seu peso. O ideal é beber um litro de água para cada 23 kg do seu peso. Além de prevenir a gula, a água também é sua melhor aliada contra o inchaço. Isso porque quando as células do organismo estão desidratadas, a primeira reação delas é se agarrar a qualquer fluido que esteja em seu sistema, contribuindo para o inchaço. 

Quando o assunto é emagrecer com saúde, além de beber água, dormir bem também não parece tão importante quanto é. Conforme um estudo do Annals of Internal Medicine, bastam apenas duas semanas de sono para os reflexos aparecem na sua cintura. No estudo, homens e mulheres seguiram uma dieta de controle de calorias. Após 14 dias, aqueles que dormiram oito horas e meia perderam duas vezes mais gordura do que os que dormiram menos, por cinco horas e meia.

3. Faça exercícios físicos

E por último, mas, jamais menos importante, precisamos lembrar que os exercícios físicos são a chave para emagrecer com saúde. Mas, calma, não estamos falando em horas diárias na academia. Praticar exercícios é algo prazeroso, você só precisa encontrar o que gosta de fazer. 

A Organização Mundial de Saúde recomenda praticar ao menos 150 minutos de exercícios moderados por semana. Ou seja, praticando uma hora de exercício em três dias na semana (ou 180 minutos), você já é considerada uma pessoa ativa. Talvez as atividades de academia sejam a opção que mais lhe agrada, ou não, para saber basta começar. Se tentou, porém não curtiu muito, procure outra como dança, caminhadas, corridas, bicicleta, natação, enfim, aposte no que gosta e fique satisfeita com seu corpo. 

E não se esqueça: emagrecer é importante, mas emagrecer com saúde é fundamental!


Leticia Saifert Picoli
14/10/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?
Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?

O Brasil completou nesta quinta-feira (26), um mês desde a confirmação do primeiro caso de Coronavírus no país. A...

Foto de Covid-19: Quais os grupos de risco e porque atenção deve ser redobrada
Covid-19: Quais os grupos de risco e porque atenção deve ser redobrada

Os idosos e pacientes de doenças crônicas representam o público que causa maior preocupação com a pandemia do nov...

Foto de Dicas de exercícios para fazer em casa durante o período de quarentena
Dicas de exercícios para fazer em casa durante o período de quarentena

O isolamento domiciliar é uma das melhores formas de combater o Coronavírus e para quem tem uma rotina de treinos, as idas a academia...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê