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Saiba o que é e quais são os benefícios da dieta plant based

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Proporcionando diversos benefícios para a saúde, uma das dietas que mais vem ganhando fama recentemente é a dieta plant based. Focada principalmente em vegetais, ela envolve muito mais que alimentação.

Neste artigo, explicamos como a dieta plant based funciona, quais são os benefícios que proporciona, os possíveis riscos, alimentos utilizados no processo e muito mais! Confira todos os detalhes. 

O que é a dieta plant based? 

A plant based diet é uma dieta primordialmente baseada em vegetais, utilizando alimentos minimamente processados e geralmente em suas formas mais naturais. Muitos alimentos que nas refeições comuns são considerados apenas acompanhamentos, aqui ganham protagonismo. 

É fundamental destacar que essa dieta não envolve apenas questões como alimentação saudável, mas também valorização dos alimentos, sustentabilidade e até mesmo criatividade na hora de planejar e executar um cardápio de refeições. Esta dieta tem como objetivo fornecer uma alimentação equilibrada e que garante ao organismo, todos os nutrientes necessários para se manter-se bem. 

Quais são os benefícios da dieta plant based

Por conta da grande variedade de vegetais, a dieta plant based proporciona diversos benefícios. São tantas as vantagens, que um estudo da Oxford School revelou que se todas as pessoas do planeta adotassem a dieta plant based até 2050, cerca de 8 milhões de mortes ao ano, seriam evitadas. 

Isso porque a rotina de alimentação diminuiria radicalmente o número de infartos (32%), diabetes tipo 2 (78%), pressão alta (55%), Alzheimer (53%) câncer em mulheres (34%), entre outras doenças que atingem milhões de pessoas anualmente.  

A dieta plant based também melhora bastante o sistema imunológico, hipertensão arterial, colesterol, obesidade… tudo isso porque o organismo recebe muitos micronutrientes, fibras e compostos bioativos. 

Além de tudo isso, a dieta plant based é uma grande aliada do planeta, afinal, ajuda a preservar a vida de animais e reduz os problemas causados pela agropecuária, que utiliza mais de 90% da água doce do mundo e destina um terço dessa quantidade para a produção de ração animal. 

Quais são os riscos da dieta plant based? 

Estudos e especialistas indicam que a dieta planta based não oferece nenhum risco a saúde e nem contraindicações. É preciso ficar atento apenas em relação a consumo das vitaminas B12, que são pouco presentes nos vegetais. 

Sua ausência na ingestão de alimentos pode causar impacto principalmente para quem possui hábito de comer muita carne e então decide optar pela dieta plant based. Realize a transição cuidadosamente se este for seu caso. Consulte um especialista e verifique a melhor maneira de consumir o alimento sem afetar a dieta. 

Cortar bruscamente ou totalmente esta vitamina, pode causar neuropatias, incontinência, anemia,  urinária, dificuldade para andar, entre outros problemas.

Onde encontrar os alimentos da dieta? 

Como a dieta plant based é composta basicamente por vegetais e alimentos orgânicos, você pode procurar esses alimentos em feiras, sessões específicas de supermercados, lojas especializadas em alimentação vegetal, entre outros. 

No entanto, é importante ressaltar que nem todos os alimentos orgânicos podem ser incluídos na dieta plant based, em especial aqueles que provém de animais. Entre os alimentos que você pode consumir estão: 

  • Frutas (banana, maçã, uva, pêra, mamão, etc)

  • Vegetais (acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, alcachofra, brócolis, couve-flor, etc

  • Legumes abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate)

  • Tubérculos (batata, mandioca, inhame, batata-doce, cará)

  • Leguminosas (feijões, grão de bico, lentilha, amendoim)

  • Cereais integrais (arroz, trigo, quinoa)

  • Oleaginosas (castanhas, macadâmia, pistache, nozes)

E aí, o que achou da dieta plant based? Topa fazer? Se sim, consulte seu especialista e inicie uma nova rotina de alimentação, que não apenas vai beneficiar seu corpo, como também o planeta! 


Leticia Saifert Picoli
17/01/2020
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Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

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