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6 dicas fitness para fazer nas férias

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Foto de 6 dicas fitness para fazer nas férias

Você quer sair de férias mas não quer sair da sua rotina saudável? Calma, dá pra se divertir, aproveitar a família e os amigos, causar, descansar, ou seja lá o que você pretende fazer, sem deixar o treino de lado. Existem diversas opções que podem ajudar você a manter-se em forma. 

Mesmo longe da academia ou do seu ambiente convencional, basta investir em hábitos e atividades alternativas corretos, para manter ou até melhorar os resultados já conquistados.  Monte um treino com os exercícios abaixo, com número de reps e séries de acordo com seus objetivos e necessidades, e continue sua missão de crescer mesmo nas férias.

Seja na praia, no sítio, na praça, fora do país, onde quer que seja… basta querer. Neste artigo, separamos 5 dicas fitness para fazer nas férias. Confira!

Bicicleta

Pedalar é um exercício que acelera o metabolismo, ou seja, a queima de calorias em seu corpo será mais rápida. Isso evita o acúmulo de gordura no organismo. Mesmo que você pedale por apenas meia-hora por semana, certamente irá baixar números na balança. 

Assim como outros exercícios, pedalar também exige força dos músculos. E um dos maiores benefícios de andar de bike é que o ciclismo é um dos poucos esportes que trabalha quase todos os grupos musculares do seu corpo. Então, tanto suas pernas como braços e outros membros vão ficar bem resistentes com a prática constante da bike.

Além disso, pedalar libera endorfinas e serotoninas, substâncias que causam a sensação de prazer, reduz o colesterol, controla a glicemia do sangue, regula a pressão arterial, elimina as toxinas do corpo, entre outros diversos benefícios. 

Natação 

A natação é excelente para auxiliar na perda de peso. Quem está fora de forma pode começar aos poucos até criar mais resistência e poder aumentar a intensidade do exercício. A natação é um esporte que fortalece os músculos do pulmão e também dilata os brônquios, aprimorando o sistema respiratório e aumentando a oxigenação.

A natação também ajuda a fortalecer as articulações. Isso ocorre porque a modalidade aumenta os músculos de tamanho e estes, por sua vez, protegem com mais eficácia os tendões e os ligamentos. Como a água é 12 vezes mais densa do que o ar, para que o nadador se movimente debaixo d’água, deve fazer uma força maior e é aí que ocorre o trabalho de resistência, o princípio básico da tonificação e do desenvolvimento muscular. Tórax, braços, pernas, glúteos, tronco e abdômen são igualmente fortalecidos durante uma sessão de natação.

Caminhada

A caminhada é uma atividade física indicada por cardiologistas para emagrecer e manter a saúde do coração e da mente e ótima para reduzir a ansiedade e estresse. Os benefícios da caminhada diária são muito variados e podem incluir: redução do inchaço nas pernas e tornozelos, prevenção da obesidade e perda de peso, melhora da circulação sanguínea, fortalecimento dos músculos do corpo, melhora da postura corporal, melhora da ansiedade e do estresse, relaxamento dos músculos da nuca e dos ombros, prevenção de complicações cardiovasculares, como infartos e hipertensão.

Para usufruir destes benefícios, a pessoa deve caminhar pelo menos duas horas e meia por semana e adquirir outros hábitos saudáveis, como realizar uma dieta equilibrada pobre em açúcar e gorduras. Saiba como fazer uma dieta equilibrada para emagrecer.

Corrida

Diversas pesquisas indicam que os exercícios mais intensos, quando bem praticados, proporcionam diversos benefícios para a saúde. Desta forma, quanto mais as pessoas praticam e quanto mais o exercício exigir fisicamente, melhores serão os resultados e melhor ficará a sua saúde. 

Dentro desta proposta, um exercício que ajuda muito e que você pode praticar com tranquilidade em qualquer lugar é a corrida. Na praia, nas ruas, no campo, na esteira, enfim, onde for mais conveniente. Praticando pelo menos 30 minutos por dia já conseguirá atingir ótimos resultados, mesmo nas férias. 

Pular Corda

Pular corda emagrece, acelera seu metabolismo e tonifica todos os músculos do seu corpo. Atletas profissionais geralmente pulam corda como parte de seus treinos, para criar agilidade de boa forma cardiovascular.

Pular corda emagrece cerca de dez calorias por minuto, e há muitos movimentos diferentes que podem te ajudar a tonificar todos os principais grupos musculares do seu corpo. Aqui está como você pode tonificar seu corpo ao pular corda.

Entre outros benefícios: tonifica os músculos da parte inferior do seu corpo, fortalece músculos centrais, ajuda a melhorar a postura, tonifica o corpo todo. 

Alimentação 

A organização do plano alimentar é sempre muito útil para não fugir da dieta. Se for viajar, tire uma ou outra refeição para comer um prato típico mais calórico, em vez de consumi-los diariamente. No restante dos dias, dê preferência para os vegetais e carnes magras.

Outras dicas essenciais são: comer de três em três horas, fazer marmitas saudáveis, apostar muito em frutas e beber muita água, 

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Leticia Saifert Picoli
16/07/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

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