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Dicas de saúde para 2020: comece o ano com hábitos saudáveis

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Foto de Dicas de saúde para 2020: comece o ano com hábitos saudáveis

Um novo começou e aposto que muita gente prometeu cuidar melhor da saúde em 2020. Mas de que maneira é possível ter uma vida mais saudável e criar uma rotina que seja benéfico para o seu corpo e sua mente? 

Neste artigo, listamos algumas dicas básicas que você pode aplicar no dia a dia para transformar sua vida para melhor. Confira! 

1) Hidrate-se bastante

Uma das dicas de saúde  mais simples e que com certeza vai lhe ajudar bastante, é tomar muita água. Hidratar-se é a chave para muitas coisas em seu organismo. Beba bastante água, de preferência 2 litros por dia. Principalmente no verão, período no qual o tempo é mais seco e as pessoas naturalmente suam mais, o corpo precisa de muita água para se manter em perfeito funcionamento. 

A água também ajuda no processo de emagrecimento e é uma ótima dica para quem deseja perder aqueles quilinhos indesejáveis das festas de fim de semana. "Beber água com limão por exemplo, ajuda imensamente na limpeza do paladar, reduzindo a vontade de comer sem necessidade. Além disso, bebendo muita água, você mantém seu estômago preenchido com uma substância que não engorda", declara o nutricionista Pedro Severo.  

2) Tenha um objetivo traçado

Uma das dicas de saúde mais importantes é definir um objetivo. Por exemplo, ao invés de desejar emagrecer, estabeleça quantos quilos deseja perder. Desta forma, você consegue fixar seu pensamento em uma meta e controlar mais detalhadamente seu desempenho. 

Tudo precisa ser detalhado para ter um bom planejamento e até mesmo para repassar os seus objetivos para um personal trainer ou instrutor na academia. Assim, você estará garantindo que vai chegar às suas metas mais assertivamente. Se você tem mais de um objetivo, detalhe cada um deles e vá listando por ordem de prioridade. E lembre-se: nunca arrisque sua saúde por algo que promete ser milagroso. Respeite seu corpo e os limites do seu organismo.

3) Faça exercícios aos poucos

É muito difícil começar a fazer exercício, principalmente se você nunca teve uma rotina de atividades físicas ao longo da vida. Porém, não se sinta na obrigação de virar um super atleta do dia para a noite. Comece fazendo caminhadas curtas, depois um pouco mais longas, mais tarde quem sabe um corrida leve… quando você ver, estará fazendo exercícios intensos de forma regular. 

Outra dica é optar pelo acompanhamento de um personal trainer e frequentar uma academia. Mas o ideal é ter sempre um profissional acompanhando para garantir que não irá sobrecarregar o seu corpo de forma alguma. É essencial seguir o treino montado pelo profissional com equilíbrio e disciplina. Você precisa seguir isso para não cometer erros que podem machucar os músculos e comprometer todo o seu planejamento para o próximo verão.

4) Durma bem 

Outra dica de saúde muito importante é dormir bem. Uma boa noite de sono é fundamental para repor as energias, controlar o apetite, reduzir o estresse, ativar a memória, estimular o raciocínio, rejuvenescer a pele, entre outros diversos benefícios. 

Pesquisas indicam que adolescentes até 17 anos devem dormir cerca de 10 horas por dia, enquanto adultos de 18 a 64 entre 7 a 9 horas. 

5) Vá ao médico regularmente

Além de tudo isso, entre as dicas de saúde mais valiosas que podemos lhe sugerir é ir ao médico regularmente. É ótimo fazer exercícios, comer bem, beber muita água… porém, mesmo fazendo tudo isso, é fundamental que você tenha um acompanhamento médico. De repente não é o momento ideal de iniciar uma bateria de exercícios se o seu coração não está muito bem por exemplo. 

Ter um acompanhamento médico é imprescindível. Itens importantíssimos como o aferimento da pressão arterial, hemogramas e exame para índice de glicemia, são essenciais até mesmo para montar um bom treino, que não atrapalhe em nada a sua saúde.

Gostou das dicas? Então comece 2020 com o pé direito e a sua saúde em dia!


Leticia Saifert Picoli
24/01/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

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