Pular para o conteúdo

Coenzima Q10:conheça os benefícios e aumento do desempenho de atletas

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Coenzima Q10:conheça os benefícios  e aumento do desempenho de atletas

Muitas vezes a carreira de grande parte dos atletas estão diretamente ligadas a desafios constantes, seja durante uma competição ou nos treinos diários. Dessa forma, superação físico e dos principais fatores para o domínio de táticas e sucesso no esporte. Para isso, entre os compostos naturais indicados para repor vitaminas necessárias no organismo, está o Q10, com reação similar a lipossolúvel, essencial para a geração de energia do tecido muscular, pode ajudar em atividades como: corrida, ciclismo entre outros esportes exigem baixa intensidade, mas longa duração.  

Confira a seguir, a definição sucinta da Coenzima Q10,  a relação entre esse composto e a atividade física e como podem ser utilizadas pelos atletas. 

Leia também: O uso de probióticos para facilitar o processo de digestão

Definição sucinta da Coenzima Q10

A coenzima Q10  é uma pró vitamina lipossolúvel, presente nas células do nosso corpo. para melhor compreender, ela ajuda no metabolismo das células, reposição de energia e na ação antioxidante. Pode ser encontrada em alimentos que contêm ômega 3, como no ovo, peixe, nozes e sementes. 

Trata-se de uma suplemento muito indicado para pessoas com problemas cardiovasculares, pois está presente no movimento de contração e relaxamento do músculo. A fórmula manipulada pode conter vitamina A, C, E, B1, B2, B3, B6 e ácido pantotênico. Durante a execução do esporte, produz moleca ATP, ou seja, energia para o corpo, resultando em mais disposição durante as atividades físicas, acelerando o metabolismo e contribuindo com a perda de peso.    

 Relação entre a Coenzima Q10 e o atividade física

A relação da Coenzima Q10 e a atividade física está diretamente ligada à energia, pois a absorção dessa substância no organismo, transportando elétrons, produzindo energia a partir de ATP (conforme mencionamos no tópico anterior), reforçando o sistema imunológico , diminuindo as chances de quadros inflamatórios, além de proporcionar a antioxidade. 

Pode ser encontrada no organismo em duas formas, ubiquinona - na produção de energia sob a forma ATP (conforme a forma que estamos abordando neste artigo) ou ubiquinol - com ação antioxidante.    

Dessa forma, o uso correto de Coenzima Q10 por atleta de alto rendimento para o aumento  de desempenho é fundamental, pois este composto ajuda na produção de energia, protegendo o corpo contra a ação dos radicais livres, e como salientamos anteriormente, ele reforça o sistema imunológico. Atualmente, existem muitas pesquisas que comprovam que o CoQ10 contribui com a insuficiência cardíaca, reduzindo a pressão arterial. 

Benefícios da suplementação manipulada com Coenzima Q10:

  • Um dos principais benefícios estão na disposição e desempenho esportivo - através do aumento de energia disponível para os músculos. reduzindo a fadiga, melhorando o desempenho físico. 

  • Recuperação de cirurgias - devido a ação antigüidade, o CoQ10 ajuda significativamente na redução de marcadores inflamatórios. 

  • Fibromialgia - estudos comprovam atuação positiva entre a suplementação com CoQ10 e redução dos sintomas de fibromialgia. Ajudando a controlar a ansiedade, dor entre outros sintomas. Contudo, a sua formulação deve ser prescrita por um médico. 

  • Insuficiência cardíaca - o CoQ10 ajuda a diminuir o miocárdio e a insuficiência cardíaca.  

Como ingerir Coenzima Q10?

O Coenzima Q10 pode ser ingerida através de suplementos, produzidos conforme a estrutura do CoQ10, as fórmulas manipuladas, podem ser elaboradas conforme a necessidade de seu organismo. O Coenzima Q10, consumo e feito feito através de cápsulas, sendo de 90 mg a 200 mg, diário. Mas essas questões podem variar, conforme a recomendação médica.

Por isso, é fundamental realizar uma consulta, para que o médico possa receitar a dosagem correta e as vitaminas que o seu corpo precisa para melhorar o desempenho durante as atividades físicas. O uso indevido pode resultar em sérios problemas à saúde.

Outra forma de ingerir o Coenzima Q10 e através de alimentos ricos neste componente, então confira quais alimentos é possível encontrar  CoQ10: 

  • Abacate;

  • Amendoim;

  • Nozes;

  • Damasco;

  • Laranja;

  • Maçã;

  • Morango;

  • Pistache;

  • Peixe.  

Contraindicações do coQ10

A suplementação com coQ10 e contra-indicada para crianças menores de 12 anos, gestantes e para mulheres que estejam amamentando. Essas restrições são devido a baixa toxicidade. 

Como comprar suplementos manipulados?

Encontre suplementos manipulados nas melhores farmácias de manipulação, localizadas em São Paulo.  Durante a quarentena, realizar compras online se tornou mais viável e seguro. Para facilitar o processo de encontrar farmácias qualificadas e preços competitivos no mercado, você pode  fazer uma cotação completa no aplicativo do Manipulaê. 

Com apenas alguns cliques, encontre o seu produto manipulado, para isso,  basta acessar o nosso site, entrar na aba de “enviar receita para cotação”, preencher o dados necessários. Após esse processo basta selecionar a farmácia que melhor atendeu às suas expectativas e finalizar a compra online.   

A sua compra é entregue no conforto de sua casa, conforme o endereço indicado. Assim como qualquer produto adquirido na internet, verifique se a embalagem está lacrada, se o código de qualidade está em evidência e se a data de validade está em dia. Esses são pequenos cuidados, que apesar de simples, devem ser feitos para evitar contratempos e realizar um tratamento de saúde de qualidade. 

Pague sem sair de casa 

Conforme mencionado no tópico anterior, você pode adquirir os produtos manipulados pela internet e fazer o pagamento pelo aplicativo, sem precisar de deslocar para outro ambiente. Proporcionando mais praticidade e segurança no momento de realizar as compras rotineiras dos medicamentos, suplementos e produtos manipulados. 

Realize a sua cotação, clique aqui.  

Está precisando manipular um medicamento, realize a sua compra online, sem medir esforços e no conforto de sua casa. Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos os preços de cada farmácia para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos. Qualquer dúvida entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br  


Leticia Saifert Picoli
06/08/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Fórmula manipulada para crescimento de cílios: TOP 7 mais usados
Fórmula manipulada para crescimento de cílios: TOP 7 mais usados

Não tem jeito, os cílios realçam qualquer olhar e por isso  muitas pessoas sonham em ter cílios cheios, curvados e...

Foto de Farmácia de manipulação no bairro Ponta da Praia: saiba mais
Farmácia de manipulação no bairro Ponta da Praia: saiba mais

Atualmente as pessoas estão mais conscientes e estão zelando mais pela qualidade de vida, realizando tratamentos adequados, conforme ...

Foto de Oxandrolona manipulada: tratamento para nutrição calórica proteica
Oxandrolona manipulada: tratamento para nutrição calórica proteica

Oxandrolona é um fármaco indicado para o tratamento de má nutrição calórica protéica, devido ao se...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê