Pular para o conteúdo

Cremes manipulados para o rosto: 5 dicas extras

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Cremes manipulados para o rosto: 5 dicas extras

Quem já conferiu nossas dicas sobre cremes manipulados para o rosto, pode ter ficado com algumas dúvidas. Neste post nós selecionamos 5 dicas extras que podem ser muito úteis na hora de procurar por produtos manipulados, especificamente cosméticos e cremes faciais. Olha só:  

 

1) Onde comprar cremes manipulados para o rosto

O primeiro passo para ter acesso a um creme manipulado para o rosto é procurar a orientação de um dermatologista. Produtos aplicados na pele, especialmente em áreas sensíveis, precisam ter prescrição para um resultado eficaz e sem maiores problemas. Além disso, cada pele tem um tipo e uma necessidade. Usar produtos que não sejam específicos para cada biotipo pode trazer consequências difíceis de reverter, como são o caso de algumas manchas.

Após consulta médica e avaliação de um profissional, o recomendado é que uma farmácia seja procurada. Após ter a receita do creme manipulado para o rosto, fique atento ao estabelecimento em que deseja efetuar a compra. Nunca compre cosméticos manipulados em consultórios médicos ou clínicas. Nestes casos, uma farmácia especializada em manipulação é a melhor alternativa. Isso porque as farmácias de manipulação trabalham obedecendo rígidas normas das ANVISA. O que garante que todos os produtos manipulados ofereçam um alto padrão de qualidade.

Para entender melhor como encontrar cremes manipulados em farmácia de manipulação, você pode acessar este post.

 

2) Quais são as melhores farmácias de manipulação para comprar cremes manipulados em São Paulo

Como já mencionado, a busca por uma farmácia de manipulação precisa ser feita com cuidado. Além de atender às especificações de funcionamento da ANVISA, a farmácia precisa contar com um farmacêutico presente no local durante todo o horário de expediente. Outro ponto importante a ser observado é se a farmácia procurada conta com laboratório próprio. Procure por farmácias onde seja possível ver os profissionais trabalhando na receita do creme manipulado para o rosto encomendando. Isso é o que a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (ANFARMAG) recomenda. Observar este aspecto garante que seja possível verificar se há cuidados na hora da manipulação das receitas. E também se os funcionários usam os materiais e roupas adequadas para este tipo de manejo. 

A procura pela melhor farmácia de manipulação em São Paulo pode ganhar duas ajudas extras. A primeira é da ANVISA. Neste link é possível encontrar uma lista com todas as farmácias de manipulação certificadas pela Agência em São Paulo e no Brasil. Outra opção para encomendar creme manipulado para o rosto com o melhor preço é utilizar nosso serviço de cotação. No site da Manipulaê é possível realizar cotações de cremes e medicamentos sem sair de casa. Para utilizar a ferramenta basta submeter a receita médica neste link. Após isso a Manipulaê cota todos os estabelecimentos em que o item procurado está disponível. Então um e-mail com todos os dados e valores é enviado para quem procura pelo creme ou medicamento. Depois, basta escolher a melhor farmácia de manipulação em São Paulo, ou em qualquer outro lugar do país.

 

3) Perguntas frequentes sobre os cremes manipulados para o rosto

A pergunta mais comum quando se trata de procedimentos envolvendo os cremes manipulados para o rosto é sobre a eficácia. Esse tipo de produto realmente funciona? E a resposta é sim. A principal razão do funcionamento do creme é a fórmula. Como os manipulados seguem uma lista de substâncias especificadas, o tratamento age de forma bem pontual. Outra questão que pode surgir é com relação às matérias-primas utilizadas nas fórmulas. As farmácias manipuladas usam os mesmo produtos das grandes empresas de cosmético ou de medicamentos? Sim, são as mesma matérias-primas. A diferença está mesmo na quantidade de cada substância, uma vez que grandes empresas usam medidas genéricas. Enquanto a manipulação, como já mencionado, trabalha com prescrição médica.

Outro questionamento importante é referente às orientações sobre os  cremes manipulados para o rosto. Em caso de dúvida, quem pode auxiliar? Nos casos das fórmulas manipuladas, quem presta esclarecimento de dúvidas é o farmacêutico. Daí a importância de se ter um farmacêutico sempre presente na farmácia de manipulação. É esse profissional que está apto para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir sobre a manipulação. E assim, como em outros casos, dependendo do tipo de dúvida o dermatologista também deve ser consultado. 

 

4) Benefícios dos cremes manipulados para o rosto

Os benefícios dos cremes manipulados para o rosto são muitos. A começar pelo que já foi mais mencionado: tratamento individual. Uma das maiores vantagens de usar cosméticos manipulados é justamente o tratamento adequado à situação específica do paciente. Os ativos e as concentrações de cada creme são pensados de forma única, trazendo resultados de forma rápida. Seguindo essa linha, está a exclusividade. Em grande parte dos casos, a fórmula do creme manipulado não existe nas drogarias ou loja de cosméticos. Como são criados com objetivos bem específicos, é comum que os manipulados tenham suas fórmulas exclusivas. 

Outro ponto positivo dos cremes manipulados para o rosto é que a manipulação pode tratar mais de um problema na mesma fórmula. O dermatologista pode associar ácido e vitaminas na mesma prescrição. Assim o paciente pode tratar manchas e hidratar a pele ao mesmo tempo, por exemplo. Isso facilita o tratamento e entra no item seguinte: custo-benefício. Como os cremes manipulados são feitos na quantia exata para o tratamento, eles tendem a evitar desperdício ou acúmulo de produtos. Ou seja, além de, frequentemente, serem mais baratos do que cremes da grande indústria, os manipulados ainda beneficiam o meio ambiente e o descarte correto. 

 

5) Principais diferenças entre os cremes manipulados e os industrializados

A maior diferença entre os tratamentos manipulados e os industrializados é a forma de fabricação. Os industrializados são feitos em grande escala e com fórmulas previamente especificadas Já os manipulados são feitos de uma maneira mais artesanal e respeitando a prescrição do médico. Outra diferença, é que os cremes manipulados para o rosto só podem ser utilizados sob recomendação médica. O que acaba sendo diferente dos cremes industrializados que são facilmente encontrados em drogarias. \Outra diferença é com relação às pessoas alérgicas. Diferente dos industrializados, os cremes manipulados podem ser feitos sem substâncias que agridem ou causam alergias aos pacientes.


Leticia Saifert Picoli
12/12/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Confira 8 sugestões de presentes para mães fitness
Confira 8 sugestões de presentes para mães fitness

Com as mães tornando-se cada vez mais fitness, sempre surgem dúvidas sobre como presentear essa pessoa tão especial. Mas ...

Foto de Óleo de coco para substituir o óleo de soja
Óleo de coco para substituir o óleo de soja

Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o óleo de soja é um vilão pior do q...

Foto de Nutrição funcional com suplementos manipulados + lista de suplementos
Nutrição funcional com suplementos manipulados + lista de suplementos

Seguindo a necessidade atual da sociedade, em equilibrar a correria do dia a dia com uma melhor qualidade vida, um método alimentar ganha ca...

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê