Pular para o conteúdo

Cosméticos manipulados: saiba quais os benefícios e indicações

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Cosméticos manipulados: saiba quais os benefícios e indicações

Está pensando em comprar cosméticos manipulados, mas não sabe muito bem como eles funcionam? Então entenda quais são os principais benefícios que o uso de cosméticos manipulados podem trazer para você. Veja também algumas indicações e formas de utilizá-los e quando saber que chegou a hora de usar um deles. 

Então vem com a gente! =) 

1) Você sabe o tipo de pele que você tem? 

Existem alguns tipos de pele. Pele seca, normal e oleosa. Por isso, antes de usar cosméticos manipulados é ideal você já saber o seu tipo de pele antes.

Pele seca

Como que eu consigo saber se minha pele é seca? Bom, super fácil, uma das dicas: você pega sua unha e passa sobre o seu braço e se ficar branco isso é uma indicação que sua pele está necessitando de uma hidratação.

Também tem normalmente aquela pele que fica desvitalizada ela perde o brilho, você sai sobre a luz do sol e não tem nenhum reflexo de oleosidade, isso por que ela está seca, normalmente também quem acaba ficando com a pele seca desvitalizada são as gestantes, pessoas com um pouca a mais de idade e pessoas que não bebem muita água. Isso porque há uma deficiência de água no organismo e isso reflete também para pele ficar alicia seca.

Pele oleosa

E ao contrario da pele seca é a pele oleosa, que produz óleo em excesso. Normalmente a pele oleosa produz óleo em seu rosto inteiro, tanto na região T testas, queixo e nariz e também na bochecha e pescoço. A pele oleosa deixa um incomodo muito grande, pois ao sair ao sol fica aquele brilho excessivo e ao decorrer do dia fica aquela produção excessiva de óleo. Essa é uma pele lipidica, e tem muitas pessoas que confundem a pele lipidica com pele mista. Na hora de comprar cosméticos manipulados para pele oleosa é muito importante que já tenha essa identificação. Caso contrário, ele irá deixar a pele ainda mais oleosa. 

2) Tipos de cosméticos manipulados 

Existem, no mercado, tipos de cosméticos que diferem dos produtos convencionais. Os convencionais não são passíveis de certificação ambiental, porém necessitam de regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). Outra questão que diferencia os cosméticos convencionais dos outros diz respeito à porcentagem de ingredientes sintéticos, derivados do petróleo, testados em animais e geneticamente modificados presentes no conteúdo do produto.

Cosméticos naturais

De acordo com Relatório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os cosméticos manipulados naturais não devem conter aditivos químicos em sua composição. Para o Instituto Biodinâmico (IBD) e para a Ecocert os cosméticos manipulados naturais devem possuir matérias-primas naturais e não podem conter as matérias-primas proibidas.

3) Vantagens dos cosméticos manipulados naturais

As vantagens dos cosméticos manipulados contemplam desde a consciência ambiental até os benefícios para a pele. “Esses produtos tratam a epiderme e devolvem a ela suas condições naturais e, principalmente, vitalidade. Isso acontece por conta da ação de ingredientes naturais diretamente no tecido cutâneo sem a interferência de outros componentes sintéticos que podem, algumas vezes, apresentar potencial irritativo”, afirma a dermatologista Cláudia Maçal.

4) Cosméticos manipulados com vitamina C

Os principais benefícios dos cosméticos manipulados com vitamina C são:

  • Estimulação da produção natural do colágeno
  • Diminuição das linhas finas 
  • Evitar o aparecimento de rugas
  • Clarear manchas da pele
  • Combater os famosos radicais livres

Eles são muito indicados pelos dermatologistas para quem deseja manter o rosto mais saudável e a pele firme. Principalmente entre os 25 e 30 anos. 

vitamina C manipulada é um dos mais potentes antioxidantes para a pele. Ela ajuda a diminuir o processo de envelhecimento da pele através dos antioxidantes. Por isso os cosméticos com vitamina C são tão desejados.

A vitamina C não atua como antirrugas. Ela tem o papel de prevenir o aparecimento das rugas. 

5) A partir de qual idade é indicado usar cosméticos manipulados?

Geralmente, para pessoas entre 25 a 30 anos já pode começar a usá-los. A vitamina C, por exemplo, não tem contraindicação e pode ser usada até por adolescentes que desejam melhorar as manchinhas causadas pelas acnes. Depois dos 30 anos, a pele perde um pouco do colágeno a cada ano. E nesse momento é muito importante fazer a manutenção dos cuidados da pele com frequência.

6) Quais são os melhores cosméticos manipulados? 

O cosmético manipulado ideal é aquele indicado por um dermatologista exclusivamente para você. Depois disso, ele passa uma receita/prescrição médica com as fórmulas desse cosmético. Com essa receita em mãos, você pode clicar aqui e fazer um orçamento gratuito com diversas farmácias de manipulação. Assim, vai encontrar o melhor custo-benefício na compra dos seus cosméticos manipulados. 

Muitas pessoas falam que alguns cremes industrializados contam com vitamina C ou outros princípios ativos importantes. Mas a concentração geralmente é muito baixa. Para ter resultados efetivos, você deve contar com um cosmético que tenha uma porcentagem adequada para a sua pele. No caso do princípio ativo de vitamina C, alguns profissionais recomendam o mínimo de 2%. Existem cosméticos manipulados com até 20%. Mas tudo isso depende exclusivamente da sua pele e dos seus objetivos.

7) Qual é o melhor horário para usar os cosméticos?

Entre os 25 e 30 anos, o ideal é que esses cosméticos com vitamina C sejam aplicador durante à noite. Faz o seguinte:

  • Passe protetor solar pela manhã. Em caso de peles mais maduras, use a vitamina C antes de passar o protetor solar. 
  • Passe o seu cosmético manipulado com vitamina C durante à noite, antes de dormir. 

Dica importante

Conte sempre com uma boa farmácia de manipulação para fazer os seus cosméticos manipulados. Nós nos preocupamos muito com isso. Por isso, contamos com várias farmácias parceiras, que passaram por um rigoroso critério de avaliação e, inclusive, avaliação dos consumidores. Queremos que os seus cosméticos manipulados sejam produzidos por farmácias de manipulação altamente especializadas. Assim, o resultado será sempre o melhor possível. 

Veja como é fácil comprar os seus cosméticos manipulados pelo Manipulaê! 

  1. Clique aqui para cotar com as farmácias de manipulação parceiras 
  2. Em poucos minutos você vai receber vários orçamentos das farmácias de manipulação cadastradas no Manipulaê. (É importante destacar que todas elas são seguras, já passaram por uma rigorosa avaliação de qualidade e inclusive avaliação do público. A maioria estão há mais de 10 anos no mercado).
  3. Escolha a farmácia que apresentou o melhor preço.
  4. Faça o pagamento online.
  5. Receba o seu produto em poucos dias em sua casa.

Leticia Saifert Picoli
07/03/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Cremes com ácido retinóico: guia completo sobre o assunto
Cremes com ácido retinóico: guia completo sobre o assunto

Os cremes com ácido retinóico vem fazendo cada vez mais sucesso por conta de sua eficiência na ação que produz na...

Foto de O que é cortisol, como se produz e principais dúvidas sobre o assunto
O que é cortisol, como se produz e principais dúvidas sobre o assunto

Você já ouviu falar em Cortisol? Caso a resposta seja não, saiba que o Cortisol é parte fundamental do seu organismo. Ma...

Foto de 5 dicas para comprar ácido mandélico em uma farmácia de manipulação
5 dicas para comprar ácido mandélico em uma farmácia de manipulação

Cada pessoa possui características biológicas e é justamente por conta disso, que os suplementos manipulados fazem total difer...

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê