Pular para o conteúdo

Tipos de cosméticos manipulados: conheça os principais

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Tipos de cosméticos manipulados: conheça os principais

Atualmente existem vários tipos de cosméticos manipulados no mercado, através de fórmulas personalizadas é possível realizar tratamentos potenciais para diferentes questões, seja  para ter uma pele saudável, controlar a oleosidade, diminuir o ressecamento, fortalecer o couro cabeludo, crescimento de fios, cuidados com as unhas, cutículas entre outros fatores estéticos.  

Assim como os medicamentos manipulados, os cosméticos também devem ser certificados pela regulamentação da  Agência Nacional de  Vigilância Sanitária (ANVISA). Confira quais são os principais tipos de cosméticos manipulados,  saiba mais sobre a vitamina C manipulada, cremes manipulados para o corpo   e os dermocosméticos manipulados.  

Leia também:  FÓRMULAS DE CREMES MANIPULADOS PARA O ROSTO: 6 DICAS DE OURO

Cremes manipulados para o rosto 

Uma rotina de cuidados com a pele e uma forma ideal para quem quer mantê-la mais saudável, macia e com aparência mais jovem. Mas para isso, além de  cremes faciais, preciso realizar um tratamento constante com produtos manipulados, como sabonete, esfoliantes, protetor solar e hidratantes.  

Os produtos manipulados tem como objetivo repor a água da pele, evitar o ressecamento, aspereza e a opacidade da superfície da pele. Mas para iniciar um tratamento correto, conforme as necessidades de sua pele e para obter os melhores resultados, é preciso consultar um dermatologista.  

Confira algumas fórmulas dos principais cremes manipulados para o rosto:  

  • Pentaglycan: é um ativo emoliente e amaciante que combate o envelhecimento, a flacidez e as rugas.

  • Hyasol: ácido hialurônico, mega hidratante.

  • Hidroquisan: é a hidroquinona de grau farmacêutico, mais pura e mais segura do que a hidroquinona comum. Tem função despigmentante.

  • Ácido Glicirrízico: ácido originário do alcaçuz que tem função descongestionante, analgésica, anti edematosa e anti-inflamatória, sendo utilizado para proteger a pele dos efeitos da radiação UVB, proporcionar maior clareamento e tratar erupções, sendo mais indicado para peles sensíveis (a minha!), com acne ou rosácea.

  • Tretinoína: meu amado ácido retinóico é VIDA pra pele! Combate o envelhecimento, minimiza marcas e rugas, renova a pele, estimula a formação do novo colágeno, combate a acne, clareia a pele, refina, aumenta a firmeza e garante pele nova e viçosa em pouco tempo.

Como aplicar corretamente o creme no rosto 

O primeiro passo para realizar o uso correto do creme facial manipulado é não fazendo aplicação do mesmo logo após o banho. A água morna e o sabonete tende a deixar a pele vulnerável. Dessa forma, essa ação pode causar uma irritação na pele ou até mesmo uma escamação. O ideal e a fazer a aplicação do creme facial manipulado, após uma hora do banho. Mas sempre com a orientação de seu médico.    

Nunca use o creme de outra área do corpo no rosto, a pele próxima aos olhos, por exemplo é uma região muito delicada, o cuidado deve ser dobrado para evitar irritações. Utilize sempre nas áreas adequadas.  Nunca faça a aplicação do produto no canto do nariz, no canto da boca, a aplicação deve ser feita em torno de um centímetro ao redor por se tratar de regiões muito sensíveis. Inclusive, essas regiões acometem outras doenças, como a dermatite seborreica.    

Após esfoliar a pele do rosto, aguarde um tempinho para aplicar cremes mais agressivos. Excesso de produto não faz bem, algumas pessoas acreditam que se fizerem o tratamento com grandes quantidades, terão um resultado mais rápido. No entanto, é preciso utilizar a quantidade ideal, nos horários ideais para alcançar bons resultados.     

Vitamina C manipulada 

O ácido ascórbico (AA), mais conhecido  como vitamina C, e um excelente   antioxidante, muito utilizado na formulação de cosméticos, prevenindo o envelhecimento precoce.  A vitamina C proporciona a pele outros benefícios, como:  biossíntese de colágeno e auxilia no clareamento de manchas da pele fotoenvelhecida.  

Através de suas propriedades, a vitamina C, possui agentes antioxidantes, que dificultam as etapas de oxidação para a formação da   melanina, promovendo um clareamento, ou seja,  uma ação que ajuda a reduzir as manchas.

Durante o processo de manipulação, alguns fatores devem ser levados em consideração para  evitar a oxidação da vitamina C. Essa oxidação pode ocorrer com a temperatura elevada, ar, luz e  água.

Diferença entre creme manipulado e creme industrial 

O creme manipulado tem uma concentração que o seu médico pode personalizar, de acordo com o seu tipo de pele, caso alguma substância provoque  irritação, pode ser substituída por outra que também seja eficaz  ou diminuir a quantidade desse ativo, durante o processo de manipulação. 

Outra vantagem do cosmético manipulado e que pode combinar os ativos, como os clareadores com ativos antiidade. Para quem tem sensibilidade a pele, alergia a produtos e fragrâncias  podem ser retirados para não causar esse tipo de reação. 

A validade dos cosméticos manipulados são menores, comparados com os produtos industrializados. Como os produtos manipulados não possuem conservantes, normalmente são elaborados sob medidas, em uma quantia exata para determinado tratamento.   

Existem uma variedade de preços entre os produtos manipulados e os  industrializados, o que deve ser levado em consideração na hora da compra não é o menor preço, mas se a farmácia tem qualidade.  

Portanto, para surtir efeitos durante a elaboração da fórmula deve conter os ativos corretos, o lote deve ser adequado e conservado , conforme as exigências da Agência Nacional de Saúde (ANVISA). Confira as melhores farmácias de manipulação e encontre os melhores preços, através do aplicativo de Cotação da Manipulaê.        

Cremes manipulados para o corpo

Os cremes manipulados proporcionam inúmeros benefícios ao corpo, principalmente quando é feito corretamente, com uma rotina de cuidados diários ao acordar e antes de dormir. Os produtos manipulados possuem fórmulas personalizadas, conforme as necessidades do paciente. A prescrição  é feita conforme o seu histórico médico.   A manipulação é feita de acordo com o seu tipo e cor de pele, seja: oleosa, seca ou mista. 

Está precisando manipular cosméticos? Realize a sua compra online, sem medir esforços e no conforto de sua casa. Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos os preços de cada farmácia para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos. Qualquer dúvida entre em contato com a gente que auxiliamos você, passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br   


Leticia Saifert Picoli
18/06/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Clareamento: quais são os produtos manipulados mais eficazes para pele
Clareamento: quais são os produtos manipulados mais eficazes para pele

O tratamento de clareamento de pele deve ser feito sob orientação do dermatologista e pode ser feito com  produtos manip...

Foto de Produtos manipulados para evitar que a pele fique seca
Produtos manipulados para evitar que a pele fique seca

Outono e inverno são duas estações que a pele tende a ficar mais ressecada, sensível e vulnerável ao cli...

Foto de Imunidade: quais são os principais suplementos
Imunidade: quais são os principais suplementos

  O sistema imunológico é composto por um conjunto de células que tem como objetivo manter a defesa d...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê