Conheça o que são e para que servem os anticorpos

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Conheça o que são e para que servem os anticorpos

Você provavelmente já ouviu a palavra “anticorpos” em algum momento da sua vida. Mas, já parou para pensar o que eles são exatamente? Ou para que servem? Vem com a gente que neste artigo, vamos te explicar com detalhes o que são esses agentes importantíssimos para o corpo humano.

O que são anticorpos?

Os anticorpos agem como “soldados” no nosso organismo. São proteínas que atuam no sistema imunológico defendendo o organismo vivo de vírus, bactérias e outros corpos estranhos.

Os anticorpos são criados a partir de respostas imunológicas obtidas através dos antígenos presentes nos microrganismos invasores. Ou seja, os anticorpos são as proteínas que protegem nosso corpo contra fatores que podem prejudicar nossa saúde. 

Para que servem e como agem os anticorpos? 

A principal função dos anticorpos é de reconhecer o que pode prejudicar o organismo, isolando esse vírus, por exemplo, e travando as suas toxinas, atuando também para evitar a sua multiplicação. 

Vale lembrar que a relação anticorpo e antígeno (agentes que podem prejudicar o corpo) é caracterizada por ser uma resposta imunológica adaptativa, ou seja, os anticorpos apenas reconhecem os antígenos específicos que foram a base da sua criação anteriormente.

Exemplo de atuação dos anticorpos

Caso você seja picado por um inseto, seu corpo irá produzir anticorpos contra esses antígenos. Ou seja, se você for picado por um borrachudo, os anticorpos produzidos combaterão somente os efeitos causados pelo borrachudo, não servindo para picadas de nenhum outro inseto.

Como ajudar os anticorpos? 

Tendo em vista que os anticorpos formam nosso sistema imunológico, nada melhor que fortalecer esse sistema, para prevenir o desenvolvimento de doenças e ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram. 

Como vimos, nosso organismo por si só é capaz de formar uma barreira que nos proteger contra as ameaças externas. No entanto, às vezes, essa barreira pode ser ultrapassada e para evitar isso, é possível incluir vitaminas e medicamentos no seu dia a dia, que aumentaram sua resistência a fatores externos prejudiciais a saúde. 

A vitamina A claro que não poderia faltar nestes exemplos. Ela é uma excelente opção para fortalecer o sistema imunológico, e assim, ajudar os anticorpos. A vitamina é encontrada em alimentos de origem animal, como leite e ovos, além folhosas, como couve e brócolis.

Falando em vitamina, a B2, é outra opção para melhorar o sistema imunológico. As principais fontes dessa vitamina são: leite, carnes, ovos, amendoim, nabo, couve, vagem e acelga.

Entre essas, talvez a mais indicada para o fortalecimento do sistema imunológico seja a vitamina C, que também é bem fácil de encontrar. Além de estar em frutas, como laranja, abacaxi e acerola, ela é comercializada por meio dos famosos comprimidos efervescentes.

Além das vitaminas, minerais como o zinco também são importantes aliados na luta pelo sistema imunológico. As principais fontes são: ostras, camarão, carnes vermelha, de frango e peixe, fígado, cereais, castanhas, legumes e tubérculos.

Os multivitamínicos também são ótimas opções. Esse tipo de medicamento é capaz de reunir todas as vitaminas e minerais citados acima e são indicados para prevenir ou tratar a insuficiência de algum componente importante para o organismo.

Fazer o uso dessa medicação pode auxiliar a saúde do seu sistema imunológico, mantendo-o forte para combater as ações de microrganismos indesejados, ajudando os anticorpos. 


Leticia Saifert Picoli
08/10/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Treino em casa: 6 dicas de exercícios simples para fazer em casa
Treino em casa: 6 dicas de exercícios simples para fazer em casa

A atividade física é a principal forma de manter a saúde em dia. Além de ajudar a colocar ou manter o corpo em forma, a...

Foto de Saiba como cotar receitas de manipulação de maneira rápida e assertiva
Saiba como cotar receitas de manipulação de maneira rápida e assertiva

A procura por farmácias de manipulação vem crescendo no Brasil. Dados da Anfarmag (Associação Nacional de Farmac...

Foto de Como acetato de ciproterona pode ajudar no tratamento para espinhas
Como acetato de ciproterona pode ajudar no tratamento para espinhas

A acne é o problema dermatológico mais comum entre a população brasileira, afetando cerca de 56% das pessoas, segundo a...