Complexo de vitamina B: descubra tudo sobre eles

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Complexo de vitamina B: descubra tudo sobre eles

Para que servem as vitaminas do complexo B?

As vitaminas do complexo B são hidrossolúveis e não são produzidas em quantidades suficientes pelo corpo humano, por isso devem ser adquiridas por meio da alimentação. As vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 contam com funções mutuamente complementares e necessitam uma da outra para que realizem suas funções no organismo. Já as vitaminas B12 e a B9 não necessitam da presença das primeiras, mas também complementam suas funções entre si.

Em geral, as vitaminas do complexo B são importantíssimas para prevenir diversas doenças, como anemia, fraqueza nas unhas e cabelos, mal formação fetal, fadiga, calvície, depressão, confusão mental, artrite, alergias, insônia e falta de energia. Além de atuar na conversão dos carboidratos e gorduras em energia, outras funções das vitaminas do Complexo B incluem a participação na síntese de novas proteínas, apoio ao sistema imunológico e digestivo, manutenção da saúde dos sistemas neurológico e muscular, e participação no crescimento celular. As vitaminas do Complexo B também contribuem para a manutenção da saúde da pele, unhas e cabelos.

 

Quais alimentos podemos encontrar as vitaminas do complexo B?

As vitaminas do complexo B estão presentes em diversos alimentos, entre eles:

  • Peixes

  • Levedura de cerveja

  • Fígado

  • Castanhas

  • Abacate

  • Vegetais verdes

  • Gérmen de trigo

  • Sementes de girassol

  • Castanha do pará

  • Farelo de aveia

  • Queijo cottage

  • Amendoim

  • Banana

  • Ovos

  • Leite

  • Lentilhas

  • Feijão

  • Cereais matinais

  • Achocolatados em pó

  • Produtos de soja

 

Quais os benefícios das vitaminas do complexo B?

O complexo de vitamina B é um das maiores responsáveis pela saúde emocional e mental do ser humano, sendo fundamental para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade. Além disso, ajuda a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.

Facilita a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e da gordura. No estômago, as vitaminas B vão estimular a liberação e controle do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentando a eficácia de sua dieta. Ainda tem efeito na regulação do apetite.

Se você é um esportista ou praticante de atividades físicas, ou qualquer pessoa que deseja obter o máximo de benefícios da sua dieta, a suplementação com vitamina B normalmente é indicada. Além de tudo isso, a vitamina B também ajuda a manter a saúde da pele e o crescimento do cabelo.

 

Quais os sintomas da falta de vitamina do complexo B?

Alguns dos sintomas mais frequentes da falta de vitaminas do complexo B no organismo incluem cansaço fácil, irritabilidade, inflamação na boca e na língua, formigamento nos pés e dor de cabeça. Para evitar os sintomas, é recomendado que a pessoa siga uma dieta com alimentos capazes de fornecer essas vitaminas, sendo importante ter orientação de um nutricionista para a dieta seja equilibrada.

Segundo alguns profissionais da área médica, além de outras complicações, a deficiência de vitaminas do complexo B pode causar uma diminuição no metabolismo – sobretudo a carência de B6 e B12. Por esse motivo, muita gente acredita que tomar vitaminas do Complexo B emagrece.

Cada uma das vitaminas do complexo B tem, como vimos, diferentes funções entre si e também sintomas diversos para cada uma de suas deficiências. Da mesma forma, os excessos também podem fazer mal e causar sintomas e doenças como nefrite, problemas hepáticos e hormonais, entre outros. Por isso a automedicação nunca é aconselhada.

 

Como tomar as vitaminas do complexo B?

O complexo B pode ser encontrado em alimentos. No entanto, nem todos conseguem atingir a quantidade suficiente para alcançarem seus objetivos. Para isso acontecer, ele deve ser ingerido de maneira concentrada em suplementos. O essencial é que, antes de ingerir o suplemento, o interessado faça contato com um nutricionista. Dessa maneira, será possível identificar qual é a sua demanda para esse nutriente no dia a dia. Somente assim você saberá como e quando deve tomar o produto.

A dose recomendada depende muito da dosagem do complexo B que se está a usar, da forma farmacêutica em que estão as vitaminas e das carências de cada pessoa. Geralmente, a dose recomendada para assegurar níveis saudáveis de vitaminas do complexo B em adultos é de 5 a 10 mg de vitamina B1, 2 a 4 mg de vitamina B2 e B6, 20 a 40 mg de vitamina B3 e 3 a 6 mg de vitamina B5, por dia. Em lactentes e crianças, geralmente são prescritas gotas, e a dose recomendada é de 2,5 mg de vitamina B1, 1 mg de vitamina B2 e B6, 10 mg de vitamina B3 e 1,5 mg de vitamina B5.

 

Para que serve a injeção complexo B?

O complexo B injetável é uma solução estéril usada para injeção intravenosa intramuscular composta por vitaminas do complexo B. A bula da maioria dos ampolas informa que cada dose de 1 mL contém cerca de 100 miligramas de tiamina, 5 miligramas de riboflavina, 2 miligramas de piridoxina, 2 miligramas de ácido pantotênico e 100 miligramas de niacina. Também é possível encontrar ampolas de vitamina C e complexo B injetável para casos em que os pacientes precisam repor ambas vitaminas.

O complexo B injetável é indicado em casos em que a pessoa não é capaz de ingerir as recomendações diárias dessas vitaminas. Esse é o caso de indivíduos com condições temporárias de saúde, doenças ou deficiências graves que exigem a administração intravenosa das vitaminas. Exemplos incluem:

 

  • Tratamento pré e pós-operatório;

  • Febre muito alta;

  • Queimaduras graves;

  • Gravidez;

  • Distúrbios gastrointestinais que afetam a ingestão ou absorção de vitaminas;

  • Alcoolismo;

  • Doença celíaca;

  • Câncer;

  • Doença de Crohn;

  • Hipotireoidismo;

  • Distúrbios genéticos;

  • Uso de certos medicamentos como inibidores de ácido estomacal, remédios para diabetes e alguns anticoncepcionais;

  • Distúrbios alimentares como anorexia.

 

Quando as vitaminas do complexo B são ingeridas por via oral, os ácidos estomacais e as enzimas do sistema digestivo atacam a estrutura das moléculas das vitaminas. Ao usar injeções, as vitaminas não precisam passar pelo sistema digestivo e caem direto na corrente sanguínea, o que aumenta a taxa de absorção e a retenção dos nutrientes. Isso é muito importante em casos graves de deficiência em que a pessoa precisa de absorção rápida e eficaz.

 

Para que serve complexo B com vitamina C?

 

A mistura do complexo B com a vitamina C é necessária no metabolismo da fenilalanina, tirosina, ácido fólico, norepinefrina, histamina, ferro e alguns sistemas enzimáticos, na utilização de carboidratos, na síntese de lipídios, proteínas e carnitina, na função imune, na hidroxilação da serotonina e na preservação da integridade dos vasos sanguíneos. Além disso, o ácido ascórbico aumenta a absorção do ferro não heme.


Leticia Saifert Picoli
18/03/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de D-pantenol: 5 benefícios desse ativo para os cabelos
D-pantenol: 5 benefícios desse ativo para os cabelos

O D-pantenol, também conhecido como pró-vitamina b5, é uma vitamina produzida tanto no cabelo, quanto na pele, sendo bastante ...

Foto de Saiba o que é, para que serve quais são os benefícios do DMAE
Saiba o que é, para que serve quais são os benefícios do DMAE

Com o decorrer do tempo, quanto mais velho o organismo fica, mais natural é a sensibilidade dos músculos. Isso consequentemente acaba...

Foto de Sofre com espasmos musculares? Saiba como ciclobenzaprina pode ajudar
Sofre com espasmos musculares? Saiba como ciclobenzaprina pode ajudar

Algo bem comum na rotina de quem pratica exercícios físicos são os chamados espasmos musculares, uma espécie de contra&...