Complexo de vitamina B: descubra tudo sobre eles

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Complexo de vitamina B: descubra tudo sobre eles

Para que servem as vitaminas do complexo B?

As vitaminas do complexo B são hidrossolúveis e não são produzidas em quantidades suficientes pelo corpo humano, por isso devem ser adquiridas por meio da alimentação. As vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 contam com funções mutuamente complementares e necessitam uma da outra para que realizem suas funções no organismo. Já as vitaminas B12 e a B9 não necessitam da presença das primeiras, mas também complementam suas funções entre si.

Em geral, as vitaminas do complexo B são importantíssimas para prevenir diversas doenças, como anemia, fraqueza nas unhas e cabelos, mal formação fetal, fadiga, calvície, depressão, confusão mental, artrite, alergias, insônia e falta de energia. Além de atuar na conversão dos carboidratos e gorduras em energia, outras funções das vitaminas do Complexo B incluem a participação na síntese de novas proteínas, apoio ao sistema imunológico e digestivo, manutenção da saúde dos sistemas neurológico e muscular, e participação no crescimento celular. As vitaminas do Complexo B também contribuem para a manutenção da saúde da pele, unhas e cabelos.

 

Quais alimentos podemos encontrar as vitaminas do complexo B?

As vitaminas do complexo B estão presentes em diversos alimentos, entre eles:

  • Peixes

  • Levedura de cerveja

  • Fígado

  • Castanhas

  • Abacate

  • Vegetais verdes

  • Gérmen de trigo

  • Sementes de girassol

  • Castanha do pará

  • Farelo de aveia

  • Queijo cottage

  • Amendoim

  • Banana

  • Ovos

  • Leite

  • Lentilhas

  • Feijão

  • Cereais matinais

  • Achocolatados em pó

  • Produtos de soja

 

Quais os benefícios das vitaminas do complexo B?

O complexo de vitamina B é um das maiores responsáveis pela saúde emocional e mental do ser humano, sendo fundamental para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade. Além disso, ajuda a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.

Facilita a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e da gordura. No estômago, as vitaminas B vão estimular a liberação e controle do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentando a eficácia de sua dieta. Ainda tem efeito na regulação do apetite.

Se você é um esportista ou praticante de atividades físicas, ou qualquer pessoa que deseja obter o máximo de benefícios da sua dieta, a suplementação com vitamina B normalmente é indicada. Além de tudo isso, a vitamina B também ajuda a manter a saúde da pele e o crescimento do cabelo.

 

Quais os sintomas da falta de vitamina do complexo B?

Alguns dos sintomas mais frequentes da falta de vitaminas do complexo B no organismo incluem cansaço fácil, irritabilidade, inflamação na boca e na língua, formigamento nos pés e dor de cabeça. Para evitar os sintomas, é recomendado que a pessoa siga uma dieta com alimentos capazes de fornecer essas vitaminas, sendo importante ter orientação de um nutricionista para a dieta seja equilibrada.

Segundo alguns profissionais da área médica, além de outras complicações, a deficiência de vitaminas do complexo B pode causar uma diminuição no metabolismo – sobretudo a carência de B6 e B12. Por esse motivo, muita gente acredita que tomar vitaminas do Complexo B emagrece.

Cada uma das vitaminas do complexo B tem, como vimos, diferentes funções entre si e também sintomas diversos para cada uma de suas deficiências. Da mesma forma, os excessos também podem fazer mal e causar sintomas e doenças como nefrite, problemas hepáticos e hormonais, entre outros. Por isso a automedicação nunca é aconselhada.

 

Como tomar as vitaminas do complexo B?

O complexo B pode ser encontrado em alimentos. No entanto, nem todos conseguem atingir a quantidade suficiente para alcançarem seus objetivos. Para isso acontecer, ele deve ser ingerido de maneira concentrada em suplementos. O essencial é que, antes de ingerir o suplemento, o interessado faça contato com um nutricionista. Dessa maneira, será possível identificar qual é a sua demanda para esse nutriente no dia a dia. Somente assim você saberá como e quando deve tomar o produto.

A dose recomendada depende muito da dosagem do complexo B que se está a usar, da forma farmacêutica em que estão as vitaminas e das carências de cada pessoa. Geralmente, a dose recomendada para assegurar níveis saudáveis de vitaminas do complexo B em adultos é de 5 a 10 mg de vitamina B1, 2 a 4 mg de vitamina B2 e B6, 20 a 40 mg de vitamina B3 e 3 a 6 mg de vitamina B5, por dia. Em lactentes e crianças, geralmente são prescritas gotas, e a dose recomendada é de 2,5 mg de vitamina B1, 1 mg de vitamina B2 e B6, 10 mg de vitamina B3 e 1,5 mg de vitamina B5.

 

Para que serve a injeção complexo B?

O complexo B injetável é uma solução estéril usada para injeção intravenosa intramuscular composta por vitaminas do complexo B. A bula da maioria dos ampolas informa que cada dose de 1 mL contém cerca de 100 miligramas de tiamina, 5 miligramas de riboflavina, 2 miligramas de piridoxina, 2 miligramas de ácido pantotênico e 100 miligramas de niacina. Também é possível encontrar ampolas de vitamina C e complexo B injetável para casos em que os pacientes precisam repor ambas vitaminas.

O complexo B injetável é indicado em casos em que a pessoa não é capaz de ingerir as recomendações diárias dessas vitaminas. Esse é o caso de indivíduos com condições temporárias de saúde, doenças ou deficiências graves que exigem a administração intravenosa das vitaminas. Exemplos incluem:

 

  • Tratamento pré e pós-operatório;

  • Febre muito alta;

  • Queimaduras graves;

  • Gravidez;

  • Distúrbios gastrointestinais que afetam a ingestão ou absorção de vitaminas;

  • Alcoolismo;

  • Doença celíaca;

  • Câncer;

  • Doença de Crohn;

  • Hipotireoidismo;

  • Distúrbios genéticos;

  • Uso de certos medicamentos como inibidores de ácido estomacal, remédios para diabetes e alguns anticoncepcionais;

  • Distúrbios alimentares como anorexia.

 

Quando as vitaminas do complexo B são ingeridas por via oral, os ácidos estomacais e as enzimas do sistema digestivo atacam a estrutura das moléculas das vitaminas. Ao usar injeções, as vitaminas não precisam passar pelo sistema digestivo e caem direto na corrente sanguínea, o que aumenta a taxa de absorção e a retenção dos nutrientes. Isso é muito importante em casos graves de deficiência em que a pessoa precisa de absorção rápida e eficaz.

 

Para que serve complexo B com vitamina C?

 

A mistura do complexo B com a vitamina C é necessária no metabolismo da fenilalanina, tirosina, ácido fólico, norepinefrina, histamina, ferro e alguns sistemas enzimáticos, na utilização de carboidratos, na síntese de lipídios, proteínas e carnitina, na função imune, na hidroxilação da serotonina e na preservação da integridade dos vasos sanguíneos. Além disso, o ácido ascórbico aumenta a absorção do ferro não heme.


Leticia Saifert Picoli
18/03/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios
Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios

Medicamento hormonal, o letrozol ajuda no combate ao câncer de mama. O crescimento da doença é estimulado pelos hormônios...

Foto de Quais os benefícios do Citrimax?
Quais os benefícios do Citrimax?

Um grande aliado para pessoas que buscam emagrecer, o Citrimax tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Ele é feito através da ...

Foto de Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações
Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações

Durante o período mais intenso das dietas dos atletas de academia, ocorre o efeito anticatabólico, ou seja, a perda de músculo...