Como o resveratrol presente no suco de uva pode lhe ajudar

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Como o resveratrol presente no suco de uva pode lhe ajudar

Você já ouviu falar em resveratrol? Sabe o que é? Para que serve? Pois bem, o resveratrol é um composto polifenólico natural produzido por diversas plantas, mas as fontes mais ricas de resveratrol são as uvas vermelhas e roxas. Existem inúmeras evidências provadas cientificamente tratando sobre os benefícios do resveratrol, incluindo importantes propriedades anticancerígenas.

Esses efeitos do resveratrol se devem por conta da sua poderosa ação antioxidante. Em destaque a outros tipos de antioxidante, o resveratrol tem uma ação mais ampla, combatendo de maneira mais avançada e precisa a danificação celular de forma geral.

 

O que é resveratrol?

Em essência, o resveratrol é um extrato, concentrado vegetal extraído em especial da casca da uva. O processo de fabricação se dá em volta de uvas selecionadas. A qual é possível extrair o puro resveratrol concentrado e com alto valor biológico. O processo parece simples mais não é, pois não adianta apenas extrair o resveratrol. Mais deve-se deixá-lo vivo e ativo na formulação do suplemento aí está o segredo. O resveratrol estar classificado no grupo dos polifenóis uma classe de antioxidante.

Na natureza, o resveratrol serve como um antibiótico protetor que as plantas produzem quando estão estressadas. Quando estão sendo atacadas, elas lançam como defesa o resveratrol, que  é tão poderoso que chega a curar a planta contra fungos e bactérias. Ao constatar esta ação do resveratrol, cientistas resolveram promover análises para saber qual o efeito que essa substância produz no ser o humano e a boa notícia é que o resveratrol também mostrou ser eficiente no corpo humano, aumentando o tempo de vida do indivíduo e criando um melhor saúde de forma geral.

 

Resveratrol no organismo humano

Todos os dias as células do corpo humano são atacadas por radicais livres. Esse processo é normal em até certo ponto benéfico para manutenção da saúde. O problema começa quando esse processo causa danos às células saudáveis. A partir do momento que uma célula é danificada pelo o radical, pode espalhar a mensagem e acabar gerando um efeito em cadeia devastador, resultando em problemas e doenças mais graves. Uma dieta rica em antioxidantes ou seja substâncias que evitam o dano celular a oxidação.

Por meio de experimentos, o resveratrol que funciona como uma barreira natural e de alta proteção a saúde celular. Com as células protegidas e saudáveis, o corpo consegue combater os radicais negativos e manter-se em plena saúde. Ao contrário do efeito devastador isso gera um efeito rejuvenescedor, pois o tempo pode estar avançado na idade mais a nível celular você estar retardando.

Além das uvas, também é possível consumi-lo através do vinho tinto, curiosamente o álcool tem a tendência de potencializar os efeitos curativos do resveratrol, pode ser uma boa opção, mas para consumo esporádico, é claro. Por se tratar de uma bebida alcoólica é necessário ter cautela.

Há também a possibilidade de recorrer aos suplementos em cápsula de resveratrol. Dessa forma, você consegue obter todos os benefícios que o composto possui, isso se dá porque a cápsula possui uma concentração muito maior de resveratrol do que os alimentos em si.

Mas para decidir qual forma é mais adequada para consumi-lo o ideal é que você consulte um nutricionista para que você verifique quais são os objetivos que você possui e qual a melhor forma de adicionar o resveratrol à sua rotina. Confira abaixo, outros benefícios do resveratrol:

  • Ação anti-inflamatória

  • Efeito antioxidante

  • Previne a aterosclerose através de vários mecanismos:

  • Previne a oxidação do bom colesterol HDL

  • Inibe a agregação plaquetária e a formação de coágulos

  • Inibe moléculas de adesão celular

  • Estimula óxido nítrico

  • Ajuda no combate às células cancerígenas

  • Reduz o risco de doença de Alzheimer

  • Aumenta a sensibilidade à insulina (combate a diabetes)

  • Protege contra obesidade e do envelhecimento


Quais os suplementos combinam com resveratrol?

O resveratrol é um super antioxidante protetor da oxidação celular. Um suplemento que pode ser bastante útil para combinar com resveratrol é a coenzima q10 isso porque enquanto o resveratrol reforça a proteção. A coenzima q10 acelera a atividade energética da célula gerando reação em cadeia. Com as células produzindo mais energia e com maior proteção. Os benefícios em termos de melhor saúde são incontáveis.

 

Qual dosagem ideal de resveratrol para melhores benefícios?

O resveratrol possui vários benefícios, como mostrados acima, porém, é preciso dosar a quantidade certa na hora de ingeri-lo. Lembre-se nosso organismo trabalha com etapas, regras e processo. Por mais que o resveratrol seja uma planta e suplemento, ele tem seu lado fitoquímico, ou seja, ela não deixa de ser uma substância que é preciso ser ingerida para ser processada. Como tal, uma super dosagem pode trazer problemas e efeitos colaterais. Atualmente as dosagens de resveratrol tem variado no mercado de 100mg até 500mg e também ainda não há evidências de quanto que o organismo realmente absorve de resveratrol, assim, ficando com uma dosagem usual padrão, com cerca de 100mg, é suficiente para maioria das pessoas. Existe ainda pesquisas sendo realizadas sobre resveratrol e como ele é assimilado.

 

Resveratrol para musculação

Atletas têm grandes benefícios com antioxidantes e com resveratrol mais ainda, isso porque as atividades físicas em especial as de resistência principalmente. Gera uma alta oxidação celular através da respiração o que é "normal" até certo ponto. Porém quando o processo começa a ser mais intenso e repetitivo gera o excesso de oxidação. A partir deste ponto o atleta profissional, amador ou de hobby começará enfrentar problemas.

Como fadigas, demora na recuperação, baixa imunidade e perda muscular. Todas essas áreas têm ligação com o processo oxidativo o qual a células sofre. Não é surpresa que quando os atletas recebem cargas de antioxidantes. Eles tendem a ter melhor rendimento e performance como um todo o que faz total sentido. Na musculação não é diferente existe um esforço, uma oxidação porém não tão intensa. Quando se comparada ao treinamento de resistência mais também afeta as células. Tomar resveratrol é uma ótima alternativa para se proteger contra esse processo oxidativo.

 

Clique aqui e faça um orçamento com as melhores farmácias de manipulação e descubra o melhor preço do Resveratrol manipulado!


Leticia Saifert Picoli
16/01/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Acetilcarnitina: conheça todos os seus benefícios
Acetilcarnitina: conheça todos os seus benefícios

A Acetilcarnitica é um suplemento muito famoso nas academias para quem busca queimar gordura ou ganhar massa muscular. Produzida de forma na...

Foto de Cactinea: medicação manipulada para emagrecer
Cactinea: medicação manipulada para emagrecer

Remédios para emagrecer são uma solução simples para perder peso. Um dos que mais destaca-se no mercado atualmente &eac...

Foto de Creme, sérum ou gel: saiba qual é o melhor para a sua pele
Creme, sérum ou gel: saiba qual é o melhor para a sua pele

Com tantas opções de texturas disponíveis atualmente, muitas pessoas ficam na dúvida entre qual escolher. Marcas, indic...