Pular para o conteúdo

Ano novo, vida nova: 5 dicas de como iniciar uma dieta

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Ano novo, vida nova: 5 dicas de como iniciar uma dieta

Quem já não esteve acima do peso, pensou em fazer uma dieta e desistiu, que atire a primeira pedra. Perder peso e ter uma vida mais saudável é o desejo de muitas pessoas, porém, o grande problema é colocar isso em prática e encontrar maneiras eficazes de como iniciar uma dieta. 

Preguiça, procrastinação, falta de controle, desorganização… tudo isso impede que você consiga engrenar uma rotina que gere resultados e no final, nada muda. Mas calma, isso vai mudar agora! Neste artigo, listamos 5 dicas de como iniciar uma dieta. Confira! 

Peça ajuda a um profissional

O primeiro passo de como iniciar uma dieta eficiente, é procurando por um especialista para lhe orientar mais profundamente sobre o assunto. Ele vai examinar seu caso, fazer recomendações especialmente para você, levando em conta suas características e hábitos. Com essas informações, tudo ficará muito mais fácil. 

Um erro comum de muitos, é achar que fazendo tal coisa, cortando tal alimento ou comendo de tal maneira, vai obter resultados. A verdade é que a não ser que realmente você entenda do assunto, provavelmente você não atingirá os objetivos sem entender como seu organismo funciona e do que ele precisa para secar com saúde. Além disso, com um profissional, você também consegue fazer um acompanhamento dos seus resultados, sabendo exatamente de que forma precisa agir semana a semana ou mês a mês, dependendo da frequência de consultas que tiver. 

Metas realistas e fracionadas

Um erro muito comum de quem pretende iniciar uma dieta, é se empolgar e estipular metas irreais. Principalmente se você não possui uma rotina de exercícios e alimentação saudável. Para quem está iniciando agora uma transformação de hábitos, o ideal é pensar em objetivos de curto prazo e alcançáveis.

Se você quer perder 10 quilos, ótimo! Mas para chegar até essa meta, estipule metas menores, como perder 1 quilo por semana. Parece pouco, mas acredite, é a recomendação ideal e é uma meta totalmente realista, que um pouco de esforço, você pode atingir. Além disso, fracionar a meta em um curto período de tempo, faz com que você precise revê-la constantemente. Estipular metas gigantescas, especialmente em poucos dias ou semanas, só vai gerar frustração. 

Comece imediatamente

Outro erro comum é pensar, pensar, pensar e… não fazer! Um dos segredos de como iniciar uma dieta, é começar de uma vez. Muita gente tem a ideia, mas fala que só vai iniciar na próxima semana, no próximo mês, nas férias, no início do ano. Não, isso não vai dar certo. Quando chegar a data, você novamente vai continuar sem fazer nada. 

Se você está lendo esse texto porque realmente está pensando em iniciar uma dieta, comece hoje. Agora, se for possível. Neste momento, já tente tomar uma atitude. Você pode começar marcando uma consulta com o nutricionista ou se já possui uma noção do que deve fazer, vá ao mercado e compre o que for necessário para a sua dieta. Outra medida interessante é fazer uma limpa das coisas que você sabe que engorda. Para não desperdiçar, você pode fazer uma doação e além de mudar de atitude, você ainda ajuda quem precisa. O importante é mudar agora! Não amanhã, não na semana que vem, não no mês que vem. Agora! 

Organize-se bem

Seguindo a mesma linha de pensamento da dica anterior, uma das melhores maneiras de como iniciar uma dieta, é organizando a sua rotina. Não adianta tentar começar agora, sem ter um plano. Você pode começar estipulando um horário diário para fazer exercícios, pensando em receitas saudáveis que serão feitas ao longo da semana, de que maneira vai substituir aquele doce, pizza ou vício que você sabe que tem… enfim, pense o que você precisa fazer para não cair nas tentações que você sabe que pode cair, foque no que você pretende comer e organize um cronograma do que você vai fazer ao longo da semana. 

Aprenda a dizer não

Por fim, aprenda a dizer não! Como já mencionado anteriormente, todo mundo possui um ponto fraco na alimentação e você vai precisar se policiar sobre isso. Se na sua dieta o seu especialista diz que você precisa reduzir a quantidade de carne, evite aquele restaurante que você adora, justamente porque a carne é boa. Se quer cortar os doces, nem pense em olhar para a sessão de doces no mercado ou na panificadora. E assim por diante. 

Nesse período, com certeza você irá receber convites tentadores para jantares de trabalho, happy hour com amigos, aniversários, almoço de domingo… e tudo bem ir. Não corte as relações com amigos, familiares, colegas por conta disso. Mas lembre-se que você precisa dizer não! 

Bom, com essas dicas, você com certeza mudará sua atitude e vai poder alcançar os resultados desejados. Mas seja persistente! :)


Leticia Saifert Picoli
27/01/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Sofre com espasmos musculares? Saiba como ciclobenzaprina pode ajudar
Sofre com espasmos musculares? Saiba como ciclobenzaprina pode ajudar

Algo bem comum na rotina de quem pratica exercícios físicos são os chamados espasmos musculares, uma espécie de contra&...

Foto de 3 vantagens da biotina para quem pratica exercícios físicos
3 vantagens da biotina para quem pratica exercícios físicos

Considerada uma das vitaminas mais completas para quem pratica exercícios físicos, a biotina também é conhecida como vi...

Foto de Furosemida: benefícios para problemas cardíacos, renais e hepáticos
Furosemida: benefícios para problemas cardíacos, renais e hepáticos

Considerado um produto multiuso, a furosemida é um ativo que vem sendo cada vez mais procurado para tratar diversos problemas. De perda de p...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê