Pular para o conteúdo

Colesterol: o que é, quais os tipos e fatores de risco

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Colesterol: o que é, quais os tipos e fatores de risco

Muitos acreditam que colesterol é uma doença, quando na verdade já é algo presente no organismo de todas as pessoas, colaborando com a síntese dos hormônios sexuais e da digestão, absorvendo vitaminas lipossolúveis, lipídios, produção da vitamina E e previnindo  a perda excessiva de água por evaporação.

Mas o que é exatamente colesterol? Quais os tipos? Como identificar os sintomas? Quais os fatores de riscos? Respondemos todas essas dúvidas neste artigo. 

O que é colesterol?

O colesterol é um tipo de gordura fundamental para o  funcionamento normal do organismo. Está presente no coração, cérebro, fígado, intestinos, músculos, nervos e pele, produzindo hormônios essenciais como vitamina D, testosterona, estrógeno, cortisol e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras.

Quais os tipos de colesterol?

Existem tipos de colesterol variados e cada um age de uma forma diferente no organismo. Confira: 

  • LDL: formam placas de gordura estreitando a artéria, impedindo o fluxo normal de sangue e ampliando as chances de ataque cardíaco ou falta de oxigênio no cérebro. Níveis elevados de LDL podem ocasionar doenças do coração graves. 

  • HDL: já o colesterol HDL, ou bom colesterol, realiza o transporte do colesterol dos órgãos e tecido para o fígado, removendo essa substância do organismo. O baixo nível de HDL pode estimular o surgimento de doenças cardiovasculares. 

  • VLDL: são lipoproteínas de baixíssima densidade. Seu objetivo é entregar colesterol e triglicérides para os outros tecidos através do fígado e depois de serem liberados, sofrem inúmeras transformações na corrente sanguínea, soltando os triglicérides para serem guardados no tecido adiposo ou usados como fonte de energia.

Como identificar os sintomas do colesterol alto?

O aumento dos níveis de colesterol acontecem de forma silenciosa e assintomática, ou seja, não apresentando sintomas claros, sendo detectada somente através de exame sanguíneos ou, em casos mais graves, quando ocorre um ataque cardíaco.

Quais os fatores de risco do colesterol?

Por não existirem sintomas de colesterol alto, é preciso atenção a alguns fatores de risco são: hipertensão, tabagismo, sedentarismo, envelhecimento, acúmulo de gordura saturada e até histórico familiar.


Tem sua receita de fórmulas manipuladas em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado! http://bit.ly/cotar-produtos-manipulados


Leticia Saifert Picoli
22/07/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Flacidez: o que é, o que causa e melhores tratamentos
Flacidez: o que é, o que causa e melhores tratamentos

A flacidez normalmente acontece durante a velhice e pode aparecer em diferentes partes do corpo. Mas hoje em dia existem formas de prevenç&a...

Foto de Imunidade baixa: quais as principais vitaminas
Imunidade baixa: quais as principais vitaminas

O sistema imunológico é um conjunto de células que visa proteger o organismo, proporcionando bem-estar e mais qualidade de vid...

Foto de Farmácia de manipulação no bairro Parque Yolanda com custo-benefício
Farmácia de manipulação no bairro Parque Yolanda com custo-benefício

Sempre gostamos de ressaltar sobre a importância de cuidar da saúde e para facilitar a vida dos moradores de São Jo&ati...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê