Pular para o conteúdo

Cloridrato de tramadol: para o que é indicado e para o que serve?

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Cloridrato de tramadol: para o que é indicado e para o que serve?

Um dos medicamentos mais populares do mercado, os analgésicos têm como função aliviar a dor. Entre os analgésicos mais conhecidos está o cloridrato de tramadol, um produto bastante usado em situações de dores intensas decorrentes de lesões, traumas, entre outras situações.

Quer conhecer mais sobre o cloridrato de tramadol? Neste artigo, explicamos o que é, para que serve, quais são as contraindicações e muito mais! Confira.

O que é cloridrato de tramadol?

Também conhecido como tramal, o cloridrato de tramadol é considerado um analgésico opióide. Este medicamento é indicado especialmente para pacientes que precisam tratar de dores moderadas ou intensas, decorrente de doenças como câncer, procedimentos pós-operatório, traumas ou lesões. 

É importante ressaltar que o cloridrato de tramadol precisa de receita médica para ser vendido, pois é um derivado do ópio e portanto é classificado como um narcótico. Normalmente ele é encontrado em forma de comprimido e a dosagem pode varia de acordo com a situação de cada paciente. 

Para que serve o cloridrato de tramadol?

O cloridrato de tramadol é indicado para diversos problemas que envolvem dores moderadas a intensas que não podem ser sanada com analgésicos e os anti-inflamatórios comuns. 

Neste sentido, o produto pode ser utilizado para dores relacionadas a um procedimento pós-operatório, infarto agudo do miocárdio, traumas, dores de origem oncológica, isquemia de membro ou ainda artrites e artrose.

Vale ressaltar que você obrigatoriamente precisa consultar seu especialista antes de ingerir o medicamento. Tenha certeza do seu quadro e de que o cloridrato de tramadol é o melhor medicamento para a situação. 

Quais as contraindicações?

Por ser um medicamento criado para combater dores intensas, seu efeito no organismo é contraindicado para alguns grupos de pessoas como pacientes que apresentam hipersensibilidade ao ativo ou a qualquer outro componente da fórmula. 

Além disso, também não é recomendado para intoxicações agudas relacionadas à hipnóticos, álcool, opióides, entre outros psicotrópicos. Também não pode ser utilizado por pacientes que estão tratando tratamento inibidores da MAO, ou pacientes que foram tratados com esses fármacos nos últimos 14 dias. 

Em relação a mulheres que estão em período de gravidez, não existem estudos em humanos que comprovem sua contraindicação. Porém, estudos realizados em animais mostraram que doses muito altas do cloridrato de tramadol afeta o desenvolvimento dos órgãos, ossificação e a taxa de mortalidade neonatal. 

A recomendação até o momento é que nenhuma mulher utilize o medicamento durante este período sem orientação médica. Consulte seu especialista, faça os exames necessários e confirme se o produto é ou não indicado para a sua situação. 

Onde comprar cloridrato de tramadol? 

Para comprar o cloridrato de tramadol ideal para o seu organismo, é importante que o produto seja manipulado e desta forma, feito em farmácias de manipulação especializadas. Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia perfeita sem muito esforço é procurar online. 

O primeiro passo para comprar produto manipulado online é ter a sua receita em mãos. É muito importante que você já tenha consultado o seu médico. E que ele tenha indicado a prescrição do medicamento manipulado que você precisa.


Leticia Saifert Picoli
17/03/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Isolamento domiciliar e quarentena: qual a diferença?
Isolamento domiciliar e quarentena: qual a diferença?

Isolamento domiciliar e quarentena são duas das palavras mais usadas nas últimas semanas por especialistas da área de sa&uacut...

Foto de 3 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento domiciliar
3 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento domiciliar

O vírus da Covid-19 proporciona diretamente inúmeros problemas de saúde. Dos sintomas ao colapso do sistema de saúde, d...

Foto de Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?
Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?

O Brasil completou nesta quinta-feira (26), um mês desde a confirmação do primeiro caso de Coronavírus no país. A...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê