Pular para o conteúdo

Cinco dicas de como encontrar uma farmácia de manipulação confiável

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Cinco dicas de como encontrar uma farmácia de manipulação confiável

Estar atento a própria saúde e fazer visitas periódicas ao médico é muito importante. Esse cuidado não deve ser deixado de lado na hora de comprar remédios, devendo ser redobrado quando os medicamentos são manipulados. Isso porque a produção de manipulados ocorre em menor escala e em procedimentos diferentes dos remédios industrializados. 

Para garantir a eficácia do tratamento através de manipulados é importante encontrar uma farmácia de manipulação confiável. Para te ajudar nessa tarefa, preparamos esse artigo com cinco dicas que devem ser levadas em consideração:

Compare os preços

Comparar os preços antes de efetuar qualquer compra é imprescindível para fazer a melhor escolha. As farmácias de manipulação são responsáveis por seu preço final, sendo assim, esse é um fator muito importante. Pesquise por várias farmácias e compare, sempre desconfiando de preços muito altos ou baixos. A melhor opção é apostar em valores médios do mercado, fugindo dos extremos, que podem significar validade do medicamento próxima do fim ou mesmo abuso por parte do estabelecimento, com a desculpa de mais qualidade. 

Pesquise depoimentos na internet 

Nada melhor que conferir a opinião de outros clientes antes e adquirir um produto ou serviço. Pesquisar depoimentos de outras pessoas na internet é uma boa alternativa. Conhecer a opinião de outras pessoas facilita a tarefa de encontrar uma farmácia de manipulação confiável.

Consulte redes sociais como o Facebook, Youtube e o Instagram, pois são canais repletos de opiniões. Além disso, uma busca em sites relacionados ao assunto também pode dar uma boa noção de segurança ao encomendar a manipulação de medicamentos.

Verifique se a farmácia de manipulação é certificada pela ANVISA

Toda farmácia de manipulação confiável deve possuir o certificado de funcionamento da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (ANVISA). A Agência tem regras rigorosas para a prática de manipulação. A certificação garante que todo o procedimento envolvendo o manuseio do medicamento conta com cuidados especiais. Todos os funcionários de farmácias de manipulação devem passar por treinamento, incluindo a equipe de limpeza e manutenção. Isso é um dos quesitos levados em consideração pela Anvisa, o que garante a produção de remédios um ambiente adequado e seguro de contaminações.

As regras da ANVISA também exigem rigorosidade nos processo de armazenamento, instalação das farmácias, aquisição e no controle da matéria-prima. O site da ANVISA disponibiliza uma lista de todas as farmácias de manipulação que possuem a certificação no país, vale a pena conferir.

Confira se a farmácia conta com um farmacêutico responsável

Toda farmácia de manipulação confiável também deve ter um farmacêutico responsável durante todo o horário de atendimento. Portanto, as farmácias de manipulação precisam ter o farmacêutico responsável presente até mesmo nos intervalos de almoço. Se a farmácia que você encontrou não cumpra este requisito, o ideal é que procure outra, que atenda às normas da ANVISA.

Saiba se a farmácia possui um laboratório de manipulação

Obrigatoriamente as farmácias de manipulação devem possuir um laboratório de manipulação. Uma resolução da Anvisa exige que farmácias executem boas práticas de manipulação e preparação para o uso humano. Além disso, uma farmácia de manipulação confiável realiza testes antes de colocar os produtos a venda. Se estiver na dúvida sobre as boas práticas de algum estabelecimento peça ao atendente ou responsável o laudo de controle de qualidade. 

Agora que você já sabe como encontrar uma farmácia de manipulação confiável, faça uma cotação aqui na Manipulaê. As nossas farmácias parceiras contam com todos os requisitos citados acima, além de um rigoroso critério de seleção e avaliação do público.


Leticia Saifert Picoli
14/10/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Dieta para emagrecer: entenda como medicamentos manipulados ajudam
Dieta para emagrecer: entenda como medicamentos manipulados ajudam

Um estudo realizado pela Nielsen Holding, que é uma empresa especializada em pesquisa de consumo, mostrou que os brasileiros são os q...

Foto de Nimesulida manipulado: saiba as vantagens e para quem é indicado
Nimesulida manipulado: saiba as vantagens e para quem é indicado

Inúmeros motivos podem causar dor de cabeça, que além de incomodar, prejudica o nosso dia a dia. Números da Sociedade B...

Foto de Problema na articulação? Saiba como meloxicam manipulado pode resolver
Problema na articulação? Saiba como meloxicam manipulado pode resolver

Só que sofre diariamente com dores nas articulações sabe o quanto esse mal afeta a qualidade de vida, não é mesm...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê