Pular para o conteúdo

A importância de fazer check ups periódicos com um médico

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de A importância de fazer check ups periódicos com um médico

Muito se fala em praticar exercícios físicos e ter uma alimentação saudável quando o assunto é manter a saúde em dia. Porém, algo que é igualmente essencial e muita gente não cumpre a risca são os check ups periódicos. 

Mesmo estando atento a todo e qualquer sinal do seu corpo, ainda assim, muitas coisas passarão despercebidas se você não realizar avaliações de forma constante.  É justamente sobre isso que iremos abordar neste artigo. Quais são os benefícios? Quantas vezes ir ao médico? Porque é importante? Confira tudo isso e muito mais! 

O que é check up? 

Check up pode ser definido como uma uma avaliação médica que por meio de uma bateria de exames, determina qual é a situação da saúde do paciente. Esses exames podem variar de pessoa para pessoa, pois leva em consideração diversos aspectos, como idade, gênero, histórico de saúde e até da própria família, entre outros. 

Porque é necessário fazer os check ups periodicamente? 

A importância da realização de check ups periódicos ocorre por conta diversos fatores, mas dois são fundamentais para você manter o controle da sua saúde: 

  • Ajudar a prevenir doenças: mesmo que você esteja se sentindo muito bem, sem queixas de nada, fazendo exercícios, comendo da forma correta… ainda assim não estará livre das doenças. Porém, realizando os check ups, é possível prevenir muitas dessas doenças. Tendo as informações em mãos e as orientações corretas, você pode reverter um possível quadro que ainda não manifestou-se com intensidade no organismo. O cigarro por exemplo, é algo que afeta os pulmões ao longo dos anos e talvez você nem perceba que a cada mês ou ano, a sua saúde está ficando pior. Porém, os exames conseguem determinar com clareza como está o seu corpo e o que você deve fazer para mantê-lo saudável, evitando por exemplo, o aparecimento de um câncer pulmonar. 

  • Diagnosticar doenças já instaladas: além disso, os check ups são essenciais para diagnosticar doenças que estão instaladas em seu corpo e talvez você nem saiba. Colesterol alto, diabetes, hipertensão, entre outras doenças instalam-se de forma silenciosa no organismo e muitos só têm conhecimento do seu aparecimento quando já estão em estado grave. Porém, os exames periódicos conseguem detectá-los e logo apontar quais são os melhores tratamentos para evitar que essas doenças avancem ou ainda até reverter o quadro totalmente, eliminando possíveis problemas. 

Quais são os exames mais comuns? 

Os exames no check-up variam de acordo com a pessoa, pois como citado anteriormente, diversos fatores são levados em consideração, como idade, gênero, histórico de saúde, entre outros. Porém, alguns são mais comuns e geralmente estão presentes nas solicitações: 

  • Hemograma: a finalidade é esclarecer qual é a situação sanguínea do organismo, afinal, é por meio do sangue que é possível controlar o colesterol, hemoglobinas, glicemia, células vermelhas e brancas. 

  • Medição da pressão arterial: feita em jovens acima de 18 anos com o objetivo de diminuir os riscos de infartos e derrames no caso da hipertensão.

  • Ecocardiograma: exame recomendado especialmente para avaliar a situação do coração. Normalmente é indicado para pessoas acima dos 40 anos. 

  • Eletrocardiograma: complementando o ecocardiograma, o eletrocardiograma serve para analisar as condições vasculares, prevenindo possíveis complicações cardíacas.

  • Oftalmológicos: servem para determinar possíveis problemas nos olhos, evitando complicações como a glaucoma, cataratas e até cegueira. 

Para mulheres, outros dois exames recomendados são os ginecológicos e a mamografia, para prevenir por exemplo, o câncer de mama. 

Com qual frequência eu devo fazer um check-up?

Em relação a periodicidade ideal dos check ups, também varia de acordo com a pessoa. Geralmente a idade e o histórico de saúde são os fatores que mais são levados em conta. De forma geral, os check ups devem ser realizados pelo menos uma vez ao ano. Porém, principalmente em relação a pessoas que sofrem com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão a frequência ideal é a cada seis meses, bem como obesos e fumantes. 

Se você deseja realizar um check up completo, o Centro Médico Nilópolis disponibiliza todos os exames necessários para você manter sua saúde em dia. Clique aqui e saiba mais: https://draliana.com.br/

Quer uma vida saudável? Adote o hábito de ir ao médico e fazer check-up sempre! 


Leticia Saifert Picoli
11/12/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Farmácia de manipulação no bairro Jardim Bongiovani: saiba mais
Farmácia de manipulação no bairro Jardim Bongiovani: saiba mais

A saúde é o nosso bem maior, por isso devemos cultivá-la, realizando com frequência exames de rotina para confer...

Foto de Pele saudável: como deixar a pele bonita e mais jovem
Pele saudável: como deixar a pele bonita e mais jovem

Todo mundo sonha em ter uma pele bonita, livre de manchas, marcas e envelhecimento precoce, mas o que poucos sabem é sobre os cuidados di&aa...

Foto de Farmácia de manipulação barata: qual é a melhor e dúvidas respondidas
Farmácia de manipulação barata: qual é a melhor e dúvidas respondidas

A nossa satisfação é levar conforto e praticidade para os nossos clientes, por esse motivo, conectamos você com os melho...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê