Pular para o conteúdo

Câncer de pele: quais os tipos, causas, sintomas e como prevenir

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Câncer de pele: quais os tipos, causas, sintomas e como prevenir

O câncer de pele corresponde a cerca de 30% dos casos de câncer no Brasil. A doença normalmente é causada pela exposição excessiva ao sol. Os tumores de pele geralmente são percebidos com mais facilidade e, quando diagnosticados precocemente, têm mais chances de cura. Leia mais para saber os tipos, sintomas, como se prevenir e tratamentos do câncer de pele.

Eles podem ser divididos em dois tipos: melanoma e não melanoma. Quando se se fala em câncer de pele não melanoma um dos principais é o carcinoma basocelular ou epidermoide (CEC), mais agressivo e de crescimento mais rápido que o carcinoma basocelular.

Tipos de câncer de pele

Os cânceres são separados conforme as estruturas do corpo que eles acometem:

  • Carcinoma basocelular: é o tipo de câncer de pele mais agressivo e comum, constituindo 70% dos casos. Ele leva esse nome por ser um tumor constituído de células basais, comuns da pele. Essas células começam a se multiplicar de forma desordenada, dando origem ao tumor. 

  • Carcinoma espinocelular: é o segundo tipo mais comum de câncer de pele, sendo responsável por cerca de 20% dos tumores cutâneos não melanoma. Frequentemente, o carcinoma espinocelular cresce nas áreas mais expostas ao sol, como couro cabeludo e orelha, sendo mais predominante em pacientes a partir da sexta ou sétima década de vida. 

  • Melanoma: é um tumor maligno originário dos melanócitos células que produzem pigmento e ocorre em partes como pele, olhos, orelhas, trato gastrointestinal, membranas mucosas e genitais. Um dos tumores mais perigosos, o melanoma tem a capacidade de invadir qualquer órgão, criando metástases, inclusive cérebro e coração. 

Quais as principais causas do câncer pele?

As principais causas do câncer de pele se referem aos cuidados com a exposição solar.  Em média, 5% da radiação solar é proveniente dos raios ultravioletas (UVA e UVB), sendo altamente prejudicial à pele.

A doença pode ser referente às exposições solares intensas e recentes ou, ainda, resultado da incidência acumulada por anos. Assim, pessoas que moram em regiões mais atingidas pelo sol e idosos apresentam maiores riscos de ser acometidos pelo câncer.

Cerca de 80% da radiação ultravioleta que acumulamos no decorrer da vida é absorvida até os 20 anos de idade. Essa radiação vai, gradualmente, danificando as células e pode gerar alterações tardias no fluxo de reprodução celular.

Por isso, o diagnóstico em jovens adultos pode ser resultado da exposição solar acentuada e desprotegida ainda na fase infantil. Mas não são apenas fatores externos que implicam em riscos à saúde. Há também questões genéticas relacionadas ao melanoma, o tipo mais agressivo da doença. Assim, quando houver casos na família, sobretudo parentes de primeiro grau, é fundamental realizar exames periódicos e redobrar a atenção.

Quais os sintomas?

Como atinge a pele, esse tipo de câncer leva ao surgimento de lesões neste órgão, portanto, é importante manter-se atento a qualquer alteração. Essas alterações devem ser mostradas a um dermatologista, uma vez que apenas esse profissional está apto a identificar essas lesões e garantir um tratamento adequado.

Apesar de nem todas as manchas e lesões na pele serem sinal de câncer, algumas alterações merecem atenção especial, como:

  • Pintas que apresentam variação de cor e textura;

  • Pintas com bordas irregulares;

  • Pintas que aumentaram de tamanho;

  • Lesões elevadas de textura áspera com uma depressão no centro;

  • Lesões que sangram com facilidade;

  • Área avermelhada que coça ou descasca;

  • Lesões que não cicatrizam.

Como prevenir o câncer de pele?

Uma solução simples que é fundamental para prevenir o câncer de pele é o uso do filtro solar. São eles que protegem a pele dos raios nocivos que chegam através do sol. Manipular protetores solares com Fator de Proteção Solar (FPS) altos, são empregados filtros solares químicos, que absorvem a radiação, filtros solares físicos, que refletem a radiação, e ainda os filtros químicos mais atuais, que apresentam duplo comportamento, absorvendo e refletindo a radiação. 

Quanto maior o FPS, mais tempo é possível ficar ao sol sem danificar a pele. Mas atenção: produto com FPS 70, por exemplo, não significa que irá protegê-lo mais que o dobro do tempo que um similar ao FPS 30. Acima de 30, o grau de proteção aumenta, mas não na proporção que o FPS faria. A legislação exige que na rotulagem do produto manipulado seja usado o termo “estimado” para o FPS, visto que as formulações não podem ser analisadas individualmente. Porém a farmácia, para chegar a este fator, possui uma combinação prévia de filtros solares já estudada e analisada por laboratórios credenciados para os testes de FPS. 

Onde comprar?

Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia ideal sem muito esforço é procurar online. É normal se sentir inseguro em qualquer compra realizada pela internet, porém, atualmente, existem muitos caminhos para você comprar produtos manipulados contra a acne online com segurança. 

O primeiro passo para comprar produto manipulado online é ter a sua receita em mãos. É muito importante que você já tenha consultado o seu médico. E que ele tenha indicado a prescrição do medicamento manipulado que você precisa.

O segundo passo para comprar produto manipulado online é encontrar o melhor preço. Afinal, essa é uma das principais vantagens de comprar online. Se você você pesquisar pessoalmente em 10 farmácias para encontrar o melhor preço do medicamento, iria demorar horas. Mas, se você for fazer orçamento de remédio manipulado online, pode cotar com essas 10 farmácias em questão de minutos. E rapidamente escolher o melhor preço. 

Vamos facilitar ainda mais a compra dos seus medicamentos. Invés de procurar o site de diversas farmácias, pesquisar se elas são confiáveis e depois fazer a cotação, fazemos isso para você em segundos! Contamos com uma base de farmácias parceiras, que já passaram por um teste de confiabilidade e contam com o Selo Manipulaê. Nós vamos fazer o orçamento dos seus remédios e apresentar o preço de cada farmácia para você. Para isso, basta clicar aqui e acessar a nossa página de orçamento. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br

Quando você opta por comprar remédio manipulado pela internet, o ideal é acompanhar o seu pedido. Hoje em dia é muito fácil isso. Você sabe quando ele foi postado, qual é a localização dele e quando ele saiu para a entrega. Assim é muito mais seguro e prático comprar remédio manipulado online.

Tem sua receita de fórmulas manipuladas em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado! http://bit.ly/cotar-produtos-manipulados

 


Leticia Saifert Picoli
31/07/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de 5 dicas de produtos e exercícios físicos para perder a barriga
5 dicas de produtos e exercícios físicos para perder a barriga

Um dos principais incômodos de quem deseja ter uma vida mais saudável é a temida barriga. Ter aquela gordura abdominal localiza...

Foto de Suplementos manipulados em Salvador: 3 dicas para comprar os melhores
Suplementos manipulados em Salvador: 3 dicas para comprar os melhores

Os suplementos são ótimas formas de agilizar os resultados na busca pelo emagrecimento, através do uso associado a uma aliment...

Foto de Saiba quais são os melhores medicamentos manipulados para olhos
Saiba quais são os melhores medicamentos manipulados para olhos

Cuidar da pele na região dos olhos pode prolongar o rejuvenescimento aparente do rosto. Sendo assim, é preciso ter uma atenç&a...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê