Pular para o conteúdo

Café da manhã fitness - O que comer na dieta

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Café da manhã fitness - O que comer na dieta

Considerada uma das refeições mais importantes do dia, o café da manhã é fundamental para que o organismo tenha energia para uma agenda cheia de atividades. Para garantir disposição, é preciso preparar um café da manhã reforçado, com alimentos nutritivos e que funcionem como combustível para o corpo trabalhar bem o dia todo.

Porém, muitos ficam receosos e não sabem o que comer quando estão passando por uma dieta, aderindo ao mundo fitness ou simplesmente querendo diminuir a gordura e aumentar a massa muscular. Neste texto, separamos algumas dicas saudáveis do que comer no café da manhã. Confira!

O que comer no café da manhã fitness?

Você pode utilizar diversos ingredientes para montar seu café da manhã fitness. Alguns alimentos que podem estar presentes na mesa de café da manhã para emagrecer são:

  • Frutas cítricas como o abacaxi, morango ou kiwi, por exemplo: essas frutas além de possuir poucas calorias, tem muita água e fibras que são responsáveis por diminuir a fome durante a manhã e regular o intestino, diminuindo o inchaço da barriga;

  • Leite desnatado ou bebidas de soja, aveia ou arroz: têm uma grande quantidade de cálcio com menos calorias e aumentam o valor nutricional do café da manhã sem prejudicar a dieta;

  • Granola ou pão integral com sementes que são boas fontes de carboidratos ricos em fibras, vitaminas e minerais que ajudam a emagrecer e soltar o intestino preso.

Uma alternativa para variar o café da manhã fitness é comer o iogurte desnatado no lugar do leite. Para comer no pão, uma fatia de queijo branco é a melhor opção para emagrecer.

O café da manhã é uma refeição importante para aumentar o desempenho intelectual e garantir o bem estar durante o dia, por isso, mesmo sem fome é recomendado iniciar o dia pelo menos com uma bebida como suco, leite ou iogurte líquido e, assim que possível, fazer uma seguintes opções.

O mais importante é nunca começar o dia pulando o café da manhã, pois esta é mesmo uma das refeições mais importantes do dia-a-dia. Entenda o que acontece no seu corpo quando você não come o café da manhã.

O que evitar de comer no café da manhã para não engordar?

Em contrapartida, existem alguns alimentos que não devem ser consumidos no café da manhã ou ainda, que devem ser consumidos com moderação. Alguns dos que é essencial você evitar ou diminuir o consumo:

  • Embutidos: presunto, peito de peru, salame e mortadela, além de não serem excelentes fontes de proteína, como, por exemplo, os ovos, são ricos em sódio e aditivos químicos prejudiciais à saúde, principalmente quando consumidos diariamente. É fundamental evitar o consumo de embutidos que contêm, além de muito sódio, componentes químicos como nitritos e nitratos, que podem desencadear alterações no metabolismo e levar à retenção de líquidos.

  • Alimentos ricos em gorduras saturadas: manteiga, margarina, nata, queijos amarelos. Apesar das gorduras saturadas e colesterol serem importante para manutenção da temperatura corporal, formação de hormônios e enzimas, formação da membrana das células, entre outras funções importantes, o alto consumo dessas gorduras na alimentação está relacionado ao aparecimento de doenças crônicas, como as cardiovasculares e a obesidade.

  • Açúcares: além de estar ligado a obesidade e aos riscos decorrentes do excesso de peso, a grande quantidade de açúcar na alimentação pode sobrecarregar o pâncreas, que necessita produzir insulina constantemente para manter os níveis de glicose no sangue adequados.

 

O que comer no café da manhã para ganhar massa muscular?

Na dieta para ganhar massa, deve-se consumir mais calorias do que aquelas que se gasta, adicionando alimentos nutritivos como castanha, azeite, amendoim, vitaminas de fruta e tapioca.

No entanto, é importante lembrar que mesmo em dietas com o objetivo de engordar não se deve aumentar a ingestão de alimentos processados e ricos em açúcar e gorduras, como coxinha, hambúrguer, batata frita e refrigerante, pois eles aumentam o ganho de gordura corporal e o risco de problemas como colesterol alto e doenças cardiovasculares.

Alguns alimentos recomendáveis são: café, leite, sanduíche integral, queijo, ovo, tapioca, frango, entre outros. Estes alimentos saciam sua fome e ao mesmo tempo são ótimos para aumentar a massa muscular.

Tem sua receita de produtos manipulados em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado! http://bit.ly/cotar-produtos-manipulados


Leticia Saifert Picoli
17/06/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de 5 fórmulas de protetor solar em farmácia de manipulação
5 fórmulas de protetor solar em farmácia de manipulação

Todo mundo sabe que o uso do protetor solar é indispensável no dia a dia, porém muitas pessoas pensam que o protetor solar dev...

Foto de 6 dicas fitness para fazer nas férias
6 dicas fitness para fazer nas férias

Você quer sair de férias mas não quer sair da sua rotina saudável? Calma, dá pra se divertir, aproveitar a fam&ia...

Foto de Atividade física em jejum: prós e contras
Atividade física em jejum: prós e contras

Recentemente, treinar em jejum tem sido uma prática cada vez mais comum. Muitas pessoas que seguem dietas em jejum realizam exercício...

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê