Bitartarato de colina: recomendações de uso

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Bitartarato de colina: recomendações de uso

O organismo não consegue fazer a produção necessária de vitaminas do complexo B, por isso é importante ingeri-las através da alimentação. Uma das vitaminas do complexo B é a colina. As principais fontes naturais dela são derivados de leite, ovos, carne, amendoim, brócolis, soja e farelo/gérmen de trigo. O organismo precisa da colina para inúmeras atividade, entre elas para um melhor funcionamento do cérebro e do coração. No entanto, há muitos casos de pessoas que não ingerem a quantidade adequada de colina ou o organismo não faz a absorção suficiente desta vitamina. Nestes casos, é importante fazer a suplementação com bitartarato de colina

A baixa produção endógena combinada a pequenas quantidades de colina na dieta são a principal razão pela qual a suplementação é indicada. Para identificar os sinais de falta de colina no corpo pode-se observar alguns sintomas como dificuldade de compreensão, déficit cognitivo, dores musculares, salivação em excesso, enjoos e náuseas. Para entender melhor como o bitartarato de colina age, quais os benefícios e onde encontrá-lo para venda confira nossas dicas:

1) O que é bitartarato de colina

A colina, ou também bitartarato de colina, é um dos nutrientes que são essenciais para o funcionamento em ordem e sintonia do corpo humano. A colina é essencial no metabolismo dos lipídios - os lipídios  são compostos químicos orgânicos que desempenham diversas funções biológicas. Ela também atua auxiliando os grupos metilos nos demais processos metabólicos.

A colina não é produzida pelo organismo, sua absorção depende exclusivamente da ingestão, normalmente, de alimentos. Os meios mais comuns de obter a colina são pelo consumo da gema de ovo e de gordura animal ou vegetal. Nos casos em que é necessário uma suplementação as cápsulas com sais de bitartarato são indicadas. 

De forma simplificada, bitartarato de colina é uma combinação de colina com sal químico que ajuda na absorção pelo organismo. Fazer o uso dessa suplementação garante que os níveis diários de colina recomendado pela FDA  (Food And Drugs Administration) sejam atingidos com sucesso.

Neste link você encontra a bula online do bitartarato de colina

2) Indicações de uso

A suplementação com bitartarato de colina precisa ser feita com acompanhamento médico. A carência de colina é incomum, por isso só um médico qualificado poderá orientar se o uso é necessário ou não. Nos casos em que há recomendação de uso, as indicações costumam ser para gestantes, idosos que precisem de mais colina no organismo devido a não absorção adequada e para pacientes que apresentem problemas com acúmulo de gordura no fígado.

Outras recomendações de uso para a colina são nos casos de doença de Alzheimer e nos distúrbios de memória. Os efeitos também são positivos em tratamentos de hepatoprotetora e liotrópica. 

As recomendações de uso do bitartarato de colina, de modo geral, são a ingestão de 1 cápsula 2 vezes ao dia sempre 1 hora antes das refeições. A dosagem deve ser feita entre 100 a 600 gramas ao dia e divida sempre em duas vezes. 

3) Benefícios da bitartarato de colina

A colina tem ação em diferentes partes do organismo. Atuando na formação do neurotransmissor acetilcolina, a colina ajuda - mesmo que de forma indireta - na memória e na cognição. Ainda no cérebro, ela é responsável por agir na formação da capa dos nervos denominados bainha de mielina, protegendo células que fazem parte do sistema nervoso central. O bitartarato de colina é um excelente aliado do coração atuando também de duas formas. Primeiro contribuindo para o controle da frequência cardíaca. E em segundo, ajudando na produção de enzimas que protegem o organismo da homocisteína (o chamado “novo colesterol”). 

Para os músculos, o bitartarato de colina age igualmente no neurotransmissor acetilcolina e contribui para o controle de atividade. O acúmulo de gordura no fígado pode ser um problema para a saúde. Neste órgão, a colina atua na formação do transportador que retira o excesso de gordura do fígado e faz com que o corpo utilize o que foi eliminado como energia. 

As gestantes têm ainda mais benefícios ao fazer uso de bitartarato de colina, em contato com o organismo, além dos benefícios já citados, ele auxilia na formação do cérebro dos bebês. 

4) Possíveis efeitos colaterais

Assim como o uso de qualquer suplemento, o bitartarato de colina pode causar reações adversas. Embora as reações ao uso não sejam comuns, o que pode acontecer após a ingestão são problemas relacionados ao estômago, como vômitos e diarreias.

Se o uso for feito em doses acima do recomendado, os pacientes poderão apresentar sintomas como tonturas, pressão arterial baixa, salivação e  até mesmo excesso de suor. 

Caso qualquer um destes sintomas seja notado o uso de bitartarato de colina deve ser suspenso imediatamente e a orientação de um médico procurada. 

5) Bitartarato de colina manipulado

Os medicamentos e suplementos quando receitados para administração através de fórmulas manipuladas têm uma maior eficácia. Com o bitartarato de colina  não é diferente. Cada organismo possui um tipo de funcionamento e necessidades únicas. Ao se consultar com um médico e fazer as avaliações e exames necessários fica mais fácil identificar as necessidades reais individuais dos pacientes. A receita manipulada garante o uso da quantidade adequada da substância.

Outro lado positivo da manipulação é o custo-benefício. Como os produtos são manipulados de acordo com a necessidade de tempo de uso, a quantidade é específica e o valor mais acessível do que se comparado em grandes quantidades. Isso também evita desperdício e acúmulo do suplemento. 
 

6) Onde encontrar 

bitartarato de colina pode ser encontrado a venda em drogarias, farmácias de manipulação e na internet em sites de produtos de saúde. Quando há a busca do suplemento em farmácias de manipulação de São Paulo, ou de qualquer outro lugar do Brasil, a Manipulaê conta com uma ferramenta de cotação que pode ser bastante útil. Fazendo a submissão online da sua receita neste link, a Manipulaê faz a cotação nas farmácias de manipulação disponíveis. Após isso, gera uma lista com valores e endereços dos locais onde é possível adquirir a suplementação de colina. Tudo é feito pela internet, através de email, e você não precisa gastar tempo procurando o bitartarato de colina com o melhor preço. Clique aqui para cotar pelo melhor preço nas farmácias de manipulação


Leticia Saifert Picoli
12/12/2018
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios
Letrozol: o que é, para que serve, quais os benefícios

Medicamento hormonal, o letrozol ajuda no combate ao câncer de mama. O crescimento da doença é estimulado pelos hormônios...

Foto de Quais os benefícios do Citrimax?
Quais os benefícios do Citrimax?

Um grande aliado para pessoas que buscam emagrecer, o Citrimax tem ganhado cada vez mais destaque no mercado. Ele é feito através da ...

Foto de Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações
Estanozolol: benefícios, como tomar, contraindicações

Durante o período mais intenso das dietas dos atletas de academia, ocorre o efeito anticatabólico, ou seja, a perda de músculo...