Pular para o conteúdo

Alimentos processados - O que são - exemplos e pelo que substituir

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Alimentos processados - O que são - exemplos e pelo que substituir

Você já ouviu falar em alimentos processados? Muitas pessoas ouvem falar sobre eles, mas não sabem exatamente o que são. Neste artigo, vamos abordar o assunto dissecando a forma como são produzidos, quais as diferenças em relação a outros grupos de alimentos e muito mais. Confira!

Quais são os alimentos processados e alimentos ultraprocessados?

Os alimentos processados são aqueles produzidos basicamente adicionando-se sal, açúcar, óleo ou vinagre aos alimentos in natura ou minimamente processados. Cozimento, secagem, fermentação, defumação, entre outros, integram as técnicas de processamento. Entre os exemplos de alimentos processados, temos conservas de alimentos em salmoura, frutas preservadas em açúcar, carnes salgadas ou defumadas, queijos e pães. Um dos objetivos do processamento é o aumento do prazo de validade dos alimentos.

Alimentos ultraprocessados são produzidos com a adição de muitos ingredientes como sal, açúcar, óleos, gorduras, proteínas de soja, do leite, extratos de carne, além de substâncias sintetizadas em laboratório a partir de alimentos e de outras fontes orgânicas como petróleo e carvão. Assim, tais alimentos têm prazo de validade maior, alteração de cor, sabor, aroma e textura. São exemplos de ultraprocessados: biscoitos recheados, salgadinhos “de pacote”, refrigerantes e macarrão “instantâneo”.

O que são alimentos minimamente processados?

Alimentos minimamente processados correspondem a alimentos naturais que foram submetidos a pequenos processos ou processos mínimos onde nenhuma substância é adicionada ao produto original.

Esse processos podem ser cortes, limpeza, remoção de partes não comestíveis do alimento, fracionamento, moagem, secagem e até mesmo os processos de resfriamento, congelamento ou pasteurização. O objetivo destes processamentos é simplesmente aumentar a disponibilidade ao alimento, o tornando mais seguro e necessariamente alterando radicalmente sua estrutura ou composição. 

Exemplos de alimentos in natura 

Os alimentos in natura são obtidos diretamente de plantas ou animais e não sofrem qualquer alteração após deixarem a natureza. Os alimentos minimamente processados correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.
O que é um alimento energético?

Os alimentos energéticos são aqueles basicamente ricos em carboidratos, que são os nutrientes mais básicos para dar energia às células, sendo fáceis e rápidos de usar. Alguns alimentos que fazem parte deste grupo:

Cereais: arroz, milho, cuscuz, macarrão, quinoa, cevada, centeio, aveia;
Tubérculos e raízes: batata inglesa, batata doce, mandioca, macaxeira, inhame;
Alimentos à base de trigo: pães, bolos, macarrão, biscoitos;
Leguminosas: feijão, ervilha, lentilha, soja, grão-de-bico;


Qual é a função do alimento energético?

Esses alimentos têm o papel de fornecer carboidratos, gorduras e proteínas necessários ao bom funcionamento do organismo. Os carboidratos são chamados de combustíveis do corpo, os lipídios dão energia e protegem os órgãos e transportam vitaminas e a proteína, além de ajudar no fornecimento de energia, ainda auxilia na construção muscular. 

Baixe agora o nosso guia dos super nutricosméticos, para deixar sua pele, unhas e cabelo impecáveis: https://campanhas.manipulae.com.br/super-nutricosmeticos-para-pele-unhas-e-cabelos 

Tem sua receita de produtos manipulados em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!


Leticia Saifert Picoli
23/05/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Acetilcarnitina: conheça todos os seus benefícios
Acetilcarnitina: conheça todos os seus benefícios

A Acetilcarnitica é um suplemento muito famoso nas academias para quem busca queimar gordura ou ganhar massa muscular. Produzida de forma na...

Foto de Cactinea: medicação manipulada para emagrecer
Cactinea: medicação manipulada para emagrecer

Remédios para emagrecer são uma solução simples para perder peso. Um dos que mais destaca-se no mercado atualmente &eac...

Foto de Creme, sérum ou gel: saiba qual é o melhor para a sua pele
Creme, sérum ou gel: saiba qual é o melhor para a sua pele

Com tantas opções de texturas disponíveis atualmente, muitas pessoas ficam na dúvida entre qual escolher. Marcas, indic...

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê