Pular para o conteúdo

Conheça quais são os melhores alimentos com efeito detox

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Conheça quais são os melhores alimentos com efeito detox

Algumas palavrinhas que ganharam fama nos últimos anos são os alimentos com efeito detox. De forma resumida, os alimentos com efeitos detox tem o poder de eliminar determinadas toxinas e radicais livres que surgem no organismo.

Eles são indicados principalmente para pessoas que acabam exagerando no consumo de produtos industrializados e ingerem muito açúcar, gordura, álcool, entre outras coisas que em excesso, fazem muito mal a saúde. 

Se você tem interesse em mudar sua rotina e entrar de cabeça numa alimentação que proporciona mais benefícios ao seu corpo, está no lugar certo! Neste artigo, listamos alguns dos melhores alimentos com efeito detox para lhe ajudar. Confira! 

Couve

Um dos melhores alimentos com efeito detox é a couve, que consegue realizar uma boa limpeza no organismo num espaço de 48 horas. Isso ocorre porque esta planta possui diversos nutrientes e é bastante rica em vitaminas, minerais, antioxidantes e propriedades anti-inflamatórias limpando especialmente os rins. Normalmente o couve é um dos alimentos mais indicados para quem está realizando uma dieta ou sofrem com alguma doença nos rins.

Limão

O limão é mais um dos alimentos com efeito detox que acaba sendo bastante consumido por quem está de dieta, pois você pode utilizá-lo em peixes, saladas ou ainda tomá-lo como suco natural. Este fruto tem um grande poder de limpeza de toxinas e muitos especialistas recomendam tomá-lo puro depois das refeições, pois ele ajuda a eliminar as gorduras antes que elas permaneçam no corpo durante a digestão. Algumas pessoas ainda adicionam pimenta caiena para ressaltar o sabor. 

Aspargo

O aspargo também um poderoso alimento detox e além disso, é um vegetal muito saboroso, que pode acompanhar muitos pratos. Ele também possui muitos nutrientes que ajudam a desintoxicar o corpo e ainda ajuda no combate ao envelhecimento, câncer, problemas no coração e doenças anti-inflamatórias. O aspargo tem uma ótima reação no fígado, filtrando o material tóxico dos alimentos e bebidas consumidas pelo organismo

Beterraba

A beterraba já é um alimento que nem todo mundo gosta, porém, vale fazer o esforço caso você queira fazer uma boa limpeza de toxinas no organismo. Você pode consumi-lo no meio de uma salada ou ainda fazer um suco com este alimento. No geral, ele proporciona inúmeros benefícios, como: diminuir a pressão alta, fortalecer o sistema imunológico, prevenir e combater a anemia, proteger o sistema nervoso, prevenir o envelhecimento precoce, controlar o colesterol e protege o coração: tem alto teor de fibras que reduzem a absorção de colesterol no intestino, entre outros. 

Chá Verde

O chá verde também é um dos alimentos com efeito detox mais fáceis de adicionar no seu cardápio diário. Com ótimo valor antioxidante, o chá verde ajuda a procurar e matar radicais livres antes que eles causem danos ao organismo. Além disso, você pode tomá-lo durante as refeições ou sozinho. 

Água

Por fim, um ótimo alimento com efeito detox é a… água! Exatamente, a água é um ótimo desintoxicante do organismo, sendo essencial para todos os órgãos e realizando uma limpeza geral. Melhor ainda se você for uma pessoa que pratica exercícios, pois muitas toxinas são liberadas no suor e suando bastante, consequentemente você tomará mais água para reidratar. No entanto, se você é daqueles que não bebe muita água, vai com calma. Inicie aos poucos e vá aumentando a dose conforme o decorrer das semanas. Exagerar logo de cara, pode ser prejudicial, pois seus órgãos ainda não estão acostumados a receber grandes quantidades de água. 

Gostou das dicas? Esses são apenas alguns alimentos que podem lhe ajudar a melhorar o funcionamento do corpo, tornando sua vida mais saudável. 


Leticia Saifert Picoli
15/01/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Isolamento domiciliar e quarentena: qual a diferença?
Isolamento domiciliar e quarentena: qual a diferença?

Isolamento domiciliar e quarentena são duas das palavras mais usadas nas últimas semanas por especialistas da área de sa&uacut...

Foto de 3 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento domiciliar
3 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento domiciliar

O vírus da Covid-19 proporciona diretamente inúmeros problemas de saúde. Dos sintomas ao colapso do sistema de saúde, d...

Foto de Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?
Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?

O Brasil completou nesta quinta-feira (26), um mês desde a confirmação do primeiro caso de Coronavírus no país. A...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê