Álcool em gel caseiro funciona contra o Coronavírus?

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Álcool em gel caseiro funciona contra o Coronavírus?

A chegada do Coronavírus ao Brasil mostrou a necessidade de manter as mãos sempre muito bem higienizadas com álcool em gel. Por conta disso, não demorou muito para que o produto sumisse das prateleiras ou tivesse um aumento significativo de valor nos mercados e farmácias, levando muitas pessoas procurarem pelo álcool em gel caseiro. 

No entanto, será que o álcool em gel caseiro realmente funciona contra o Coronavírus? Ele é permitido e pode ser usado normalmente? Pode trazer complicações? Neste artigo, detalhamos o assunto. Confira! 

Álcool em gel caseiro funciona contra o Coronavírus? 

É extremamente importante ressaltar que o álcool em gel caseiro NÃO funciona contra o Coronavírus e pode até potencializar o risco da doença, segundo o Conselho Federal de Química, que divulgou um alerta para a população. 

“Quando se utiliza álcool líquido em elevadas concentrações, aumenta-se bastante o risco de acidentes que podem provocar incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas. A depender do que se utiliza como espessante, ao invés de eliminar microrganismos pode-se potencializar sua proliferação”, informa o comunicado da CFQ. 

Ainda de acordo com o Conselho, os produtos industrializados passam por rigorosos processos de produção, com padrões de qualidade, diferente do álcool em gel caseiro, que é fabricado a partir de receitas e métodos caseiros e não passam por nenhum controle de qualidade.

Quais os riscos do álcool em gel caseiro? 

Além de não deixá-lo livre do Coronavírus, a produção do álcool em gel caseiro pode acabar resultando em problemas como irritação da pele e mucosas até acidentes, incêndios ou queimaduras de grau elevado. 

Produzir o produto em casa não garante a concentração adequada das substâncias e não passa pela regularização de especialistas que possam comprovar que o álcool em gel foi fabricado da maneira adequada e muito menos se vai funcionar. 

Aliás, dependendo dos produtos utilizados na composição do álcool em gel caseiro, é possível apenas potencializar a proliferação do vírus ao invés de combatê-lo, por isso, procure comprar em um estabelecimento seguro e regularizado. 

Onde comprar álcool em gel? 

Se você está tendo dificuldades encontrar álcool em gel, temos uma sugestão que pode lhe ajudar. Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia de manipulação perfeita sem muito esforço é procurar online. Em primeiro lugar, a recomendação do Ministério da Saúde é não sair de casa ou sair o mínimo possível, portanto, realizar a pesquisa online é mais seguro do que circular a cidade e passar por diversas farmácias com o risco de se contaminar. 

O segundo passo é encontrar a farmácia ideal, preferencialmente aquela que oferece um preço acessível. Para facilitar ainda mais a compra dos seus medicamentos, invés de procurar o site de diversas farmácias, pesquisar se elas são confiáveis e depois fazer a cotação, fazemos isso para você em segundos! Contamos com uma base de farmácias parceiras, que já passaram por uma curadoria e portanto ganharam o Selo Manipulaê. 

Nós podemos fazer o orçamento do seu álcool gel e te apresentar a melhor condição para comprar com diversas farmácias. Para isso, basta clicar aqui e acessar a nossa página de orçamento. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br     


Leticia Saifert Picoli
25/03/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Isolamento domiciliar e quarentena: qual a diferença?
Isolamento domiciliar e quarentena: qual a diferença?

Isolamento domiciliar e quarentena são duas das palavras mais usadas nas últimas semanas por especialistas da área de sa&uacut...

Foto de 3 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento domiciliar
3 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento domiciliar

O vírus da Covid-19 proporciona diretamente inúmeros problemas de saúde. Dos sintomas ao colapso do sistema de saúde, d...

Foto de Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?
Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?

O Brasil completou nesta quinta-feira (26), um mês desde a confirmação do primeiro caso de Coronavírus no país. A...