Álcool em gel: quais os benefícios contra o Coronavírus e onde comprar

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Álcool em gel: quais os benefícios contra o Coronavírus e onde comprar

A disseminação do novo coronavírus (COVID-19) no Brasil e em outros diversos países do mundo, ajudou a reforçar um hábito básico de higiene: lavar as mãos, uma das principais formas de conter a propagação da doença. Para higienizá-la da maneira correta, você pode optar tanto pela utilização de água e sabão, como também o álcool em gel. 

Com a grande demanda de álcool em gel no país, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a fabricação e venda do álcool em gel nas farmácias de manipulação. A autorização foi feita por meio da resolução RDC 347, publicada no dia 18 de março de 2020. O documento define critérios extraordinários e temporários para a exposição à venda de preparações anti sépticas ou sanitizantes oficinais, devido a pandemia do novo coronavírus. 

Mas quais os benefícios do uso do álcool em gel? Para que serve? Qual álcool em gel comprar? Onde é possível encontrar o produto? Neste artigo, detalhamos o assunto, trazendo essas e outras informações para você. 

Para que serve o álcool gel? 

O álcool em gel é um dos melhores produtos para ajudar a combater o Coronavírus, pois tem uma ação antimicrobiana que ajuda a matar bactérias e vírus presentes em superfícies, fazendo uma limpeza local e eliminando a camada de gordura que envolve o vírus. 

Além de poder ser usado para manter as mãos livres do COVID-19, o produto também pode ser utilizado para desinfetar objetos e superfícies como celulares, teclados, cadeiras, maçanetas, entre outras coisas que sofrem bastante contato. Para realizar essa limpeza, uma boa dica é utilizar um pano úmido com a substância.

Qual tipo de álcool gel comprar? 

A indicação do Conselho Federal de Química é que o álcool em gel seja composto de 70% de álcool etílico (etanol). Conforme o CFQ, essa é a quantidade necessária para combater o Coronavírus e outros vírus e microorganismos como bactérias e fungos.

Ainda de acordo com a orientação da Anvisa, as farmácias de manipulação estão autorizadas a preparar os seguintes tipos de álcool para a população brasileira: 

  • Álcool etílico 70% (p/p), desde que limitado a embalagens de 50ml quando destinado a fim não institucional;

  • Álcool etiìlico glicerinado 80%, desde que limitado a embalagens de 50ml quando destinado a fim não institucional;

  • Álcool gel;

  • Álcool isopropiìlico glicerinado 75%, desde que limitado a embalagens de 50ml quando destinado a fim não institucional;

Se você tiver dúvidas na hora da compra, saiba que é possível identificar se o álcool em gel tem pelo menos 70% de etanol, observando o rótulo do produto. Às vezes, em vez do símbolo %, é usada a bolinha ° que indica “graus”, como nas marcações de temperatura.  

Álcool em gel caseiro funciona? 

É extremamente importante ressaltar que o álcool em gel caseiro NÃO funciona contra o Coronavírus e pode até potencializar o risco da doença, segundo o Conselho Federal de Química, que divulgou um alerta para a população. 

“Quando se utiliza álcool líquido em elevadas concentrações, aumenta-se bastante o risco de acidentes que podem provocar incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas. A depender do que se utiliza como espessante, ao invés de eliminar microrganismos pode-se potencializar sua proliferação”, informa o comunicado da CFQ. 

Ainda de acordo com o Conselho, os produtos industrializados passam por rigorosos processos de produção, com padrões de qualidade, diferente do álcool em gel caseiro, que é fabricado a partir de receitas e métodos caseiros e não passam por nenhum controle de qualidade. 

Onde comprar álcool em gel? 

Um jeito prático e rápido de encontrar a farmácia de manipulação perfeita sem muito esforço é procurar online. Em primeiro lugar, a recomendação do Ministério da Saúde é não sair de casa ou sair o mínimo possível, portanto, realizar a pesquisa online é mais seguro do que circular a cidade e passar por diversas farmácias com o risco de se contaminar. 

O segundo passo é encontrar a farmácia ideal, preferencialmente aquela que oferece um preço acessível. Para facilitar ainda mais a compra dos seus medicamentos, invés de procurar o site de diversas farmácias, pesquisar se elas são confiáveis e depois fazer a cotação, fazemos isso para você em segundos! Contamos com uma base de farmácias parceiras, que já passaram por uma curadoria e portanto ganharam o Selo Manipulaê. 

Nós podemos fazer o orçamento do seu álcool gel e te apresentar a melhor condição para comprar com diversas farmácias. Para isso, basta clicar aqui e acessar a nossa página de orçamento. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br     


Thiago Colosio da Silva
19/03/2020
Foto de Thiago Colosio da Silva
Thiago Colosio da Silva
CPF: -
Empreendedor, migrou sua carreira profissional executiva para fundar a Manipulaê junto com seu amigo, Rafael. O objetivo é oferecer uma opção mais moderna, segura e interativa para o mercado de farmácias de manipulação - ajudando as farmácias a ter um novo canal online para oferecer seus serviços e expor suas marcas aos consumidores, e principalmente, ajudando a população brasileira à ter um canal único, seguro e prático, para encontrar e se conectar com farmácias de manipulação. Na Manipulaê, atua à frente das áreas de Growth, Estratégia e Operação. Ajuda a gerar conteúdo informativo para os consumidores, participa ativamente no dia-a-dia das farmácias parceiras, ajudando o mercado a se profissionalizar para o atendimento online, e trás para a plataforma Manipulaê e os consumidores brasileiros todo conhecimento prático de 8 anos imerso no mercado farmacêutico internacional. Faz tudo isso com muita energia e carinho, para garantir que a plataforma ajude milhares de farmácias de manipulação e seus consumidores, com muita segurança, profissionalismo e inovação. Se você é uma farmácia de manipulação que quer vender online, ou um paciente em busca de mais informações sobre o mercado, não pense duas vezes e mande uma mensagem para ele - vocês terão muito assunto legal para conversar. ;)

Outros Artigos

Foto de Isolamento domiciliar e quarentena: qual a diferença?
Isolamento domiciliar e quarentena: qual a diferença?

Isolamento domiciliar e quarentena são duas das palavras mais usadas nas últimas semanas por especialistas da área de sa&uacut...

Foto de 3 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento domiciliar
3 dicas para cuidar da saúde mental durante o isolamento domiciliar

O vírus da Covid-19 proporciona diretamente inúmeros problemas de saúde. Dos sintomas ao colapso do sistema de saúde, d...

Foto de Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?
Corona: Após um mês, Brasil tem mais casos que a Itália. O que fazer?

O Brasil completou nesta quinta-feira (26), um mês desde a confirmação do primeiro caso de Coronavírus no país. A...