Pular para o conteúdo

Reposição de ácido fólico na gestação: confira os benefícios

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Reposição de ácido fólico na gestação: confira os benefícios

O ácido fólico consiste em beneficiar o bebê e mãe logo no início da gravidez. Este ácido visa prevenir contra a doença espinha-bífida, uma condição que pode expor a medula espinhal e danificar, resultando em uma paralisia dos membros inferiores, além de interferir no desenvolvimento do cérebro do bebê.  

Por isso, confira a seguir a importância da suplementação na gravidez, no que consiste o ácido e o que difere do ácido fólico manipulado. 

Leia também: Saiba como cuidar da saúde do cabelo, pele, unhas ao mesmo tempo

O que é o ácido fólico?

O Ácido fólico, também conhecido como vitamina B9,  trata-se de uma vitamina hidrossolúvel, que visa atuar na formação de proteínas estruturais e hemoglobina, durante o desenvolvimento do embrião.

Sendo essencial para melhorar o funcionamento do metabolismo, visando prevenir contra risco causados pelo Alzheimer, doenças cardíacas, derrame, prevenção à anemia, funcionamento dos rins e no desenvolvimento saudável do bebê.

Importância da suplementação com ácido fólico na gravidez

 A suplementação com ácido fólico durante a gestação é fundamental para a mãe e para o desenvolvimento do bebê, devido a isso, os médicos costumam receita-lo logo no início da gestação. Este ativo visa prevenir contra a doença espinha-bífida, incidências de parto prematura e na produção de leite materno. Além desses benefícios, as mamães devem ingerir ácido fólico para reduzir as náuseas e enjoos, sintomas comuns no primeiro trimestre da gravidez.   

Existem alimentos que são ricos em ácido fólico que também podem ser ingeridos, como o fígado, espinafre, amendoim, melão, ervilha, nozes, entre outros. É válido ressaltar que esse ácido também é indicado para crianças e adultos, pois contribui com o metabolismo,síntese de ácidos nucleicos e para a formação do sangue.  

Leia também:  Fórmulas manipuladas para estrias: 2 fórmulas bônus + dúvidas

Ácido fólico para a formação do feto 

O ácido fólico deve ser ingerido até mesmo quando a gravidez aparenta ser saudável, pois tem a função de reduzir os riscos que possam ocorrer durante a formação do feto e no desenvolvimento durante os processos da gravidez. 

Uma vitamina essencial que age contra o aparecimento de defeitos no tubo neural do feto, que são as primeiras formações, logo no início da gravidez, envolvendo a placenta, desenvolvimento do DNA, estrutura primitiva: o cérebro e da medula espinhal. 

A dosagem deve ser recomendada pelo médico, normalmente são indicados 600mg por dia, sendo suspendida após os três primeiros meses de gravidez. Mas essas questões podem variar conforme a prescrição médica.  

Diferencial do ácido fólico manipulado

Agora que sabemos sobre a importância de ingerir o ácido fólico, conheça as vantagens de manipular essa suplementação. Os produtos manipulados podem ser elaborados conforme  o seu histórico médico e a prescrição recomendada. Atendendo com mais precisão, as vitaminas que estão em falta no organismo. Fortalecendo o sistema imunológico e proporcionando mais qualidade de vida. As vantagens também estão no valor,  gerando mais economia durante o tratamento, oferecendo a quantia exata de suplemento, não desperdiçando ou correndo o risco de ser ingerido após a data de validade.     

Onde posso encontrar ácido fólico?

As fontes de vitaminas presentes no ácido fólico pode ser encontrado em alimentos, como: espinafre, agrião, fígado, feijão, carne vermelha,  abacate, banana e melão. No entanto, durante o cozimento pode perder as propriedades. Por isso, o mais indicado e a partir de suplementos, medicamentos e produtos fortificados.  

Curiosidade sobre ácido fólico

O ácido fólico faz bem para o cabelo, pele e unha, pois faz parte do Complexo B, sendo importantíssimo para a saúde estética. Contribuindo com o crescimento e fortalecimento de unhas e cabelo. Para pele, ajuda no combate a acne e dermatite. 

Como comprar produtos manipulados?

Compre os seus produtos manipulados nas melhores farmácias e laboratórios de manipulação. Estabelecimentos que são qualificados pela Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, proporcionado mais qualidade de vida através de tratamentos eficazes.     

Para isso, o Manipulaê , oferece os serviços de cotação a partir do aplicativo que pode ser acessado diretamente no site. Realizando uma pesquisa completa sobre as farmacias de manipulacao, melhores preços do mercado e formas de pagamentos mais viáveis.   

Com apenas alguns cliques,  você pode selecionar a farmácia que melhor atendeu às suas expectativas,  encontrar o seu produto manipulado e fazer o pagamento online. De forma prática, rápida e segura. Então aproveite para entrar no site, entrar na aba de “enviar receita para cotação”, preencher o dados necessários e finalizar a compra. 

Para a sua comodidade, a sua compra é entregue no conforto de sua casa, conforme o endereço indicado. Assim como qualquer produto adquirido na internet, verifique se a embalagem está lacrada, se o código de qualidade está em evidência e se a data de validade está em dia. Esses são pequenos cuidados, que apesar de simples, devem ser feitos para evitar contratempos e realizar um tratamento de saúde de qualidade. 

Pague sem sair de casa 

Conforme mencionado no tópico anterior, você pode adquirir os produtos manipulados pela internet e fazer o pagamento pelo aplicativo, sem precisar de deslocar para outro ambiente. Proporcionando mais praticidade e segurança no momento de realizar as compras rotineiras dos medicamentos, suplementos e produtos manipulados. 

Realize a sua cotação, clique aqui.  

Está precisando manipular um medicamento, realize a sua compra online, sem medir esforços e no conforto de sua casa. Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos os preços de cada farmácia para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos. Qualquer dúvida entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo: relacionamento@manipulae.com.br   


Leticia Saifert Picoli
06/08/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Fórmula manipulada para crescimento de cílios: TOP 7 mais usados
Fórmula manipulada para crescimento de cílios: TOP 7 mais usados

Não tem jeito, os cílios realçam qualquer olhar e por isso  muitas pessoas sonham em ter cílios cheios, curvados e...

Foto de Farmácia de manipulação no bairro Ponta da Praia: saiba mais
Farmácia de manipulação no bairro Ponta da Praia: saiba mais

Atualmente as pessoas estão mais conscientes e estão zelando mais pela qualidade de vida, realizando tratamentos adequados, conforme ...

Foto de Oxandrolona manipulada: tratamento para nutrição calórica proteica
Oxandrolona manipulada: tratamento para nutrição calórica proteica

Oxandrolona é um fármaco indicado para o tratamento de má nutrição calórica protéica, devido ao se...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê