Pular para o conteúdo

Como o açafrão da terra pode ser um ótimo aliado para a saúde

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Como o açafrão da terra pode ser um ótimo aliado para a saúde

Oferecendo diversos benefícios, o açafrão vem chamando a atenção de pesquisadores no Brasil e em outros países. Mas porque esta especiaria é especial? Quais são esses benefícios? Quanto consumir? Confira!

O que é açafrão e para que serve?

Especiaria consumida no mundo inteiro, o açafrão é uma fonte rica em nutrientes e que possui diversos benefícios para o organismo e principalmente o cérebro. Costuma ser utilizado para aliviar sintomas de diversos problemas de saúde, como a asma, coqueluche, insônia, câncer, aterosclerose, depressão e doença de Alzheimer. 

Também é consumido pelas mulheres para suavizar o desconforto menstrual e os sintomas da TPM, uma vez que reduz o nível de cortisol e o estresse e aumenta o nível de estrogênio. Já os homens podem ingerir para prevenir a ejaculação precoce e infertilidade.

Quais os benefícios do açafrão para a saúde?

O açafrão é uma das especiarias mais completas que existe na atualidade, fornecendo diversos benefícios para o corpo, comprovados cientificamente. Conheça alguns deles:

  • Perda de peso: o açafrão aumenta a serotonina no cérebro, hormônio que tem influência direta no apetite. Além disso, a influência do extrato em problemas emocionais tem seu reflexo no maior bem estar, o que consequentemente alivia a vontade de comer. 

  • Desenvolve os ossos e músculos: por conta do alto nível de magnésio, a especiaria ajuda a desenvolver ossos saudáveis e fortes, além do tônus muscular, pois aumenta a absorção de cálcio e assegura o bom funcionamento do coração.

  • Antioxidante para a pele: os antioxidantes do açafrão protegem o organismo dos radicais livres e seus danos, neutralizando-os graças à sua estrutura química, e ainda estimula os mecanismos antioxidantes do próprio organismo.

  • Reduzem o colesterol: as propriedades do açafrão antioxidantes também ajudam na redução do colesterol e triglicérides no organismo, evitando problemas circulatórios. Além disso, ajuda a bombear de oxigênio, tornando o sistema circulatório mais eficiente.

  • Ajuda a prevenir o câncer: o açafrão possui propriedades que podem ajudar a inibir o crescimento de tumores no organismo. Algumas substâncias como carotenoides, crocin e safranal, presentes nesta especiaria, mostraram serem benéficas na proteção contra os câncer de cólon, fígado e do ovário.

Além desses benefícios, o açafrão também é ótimo para a memória, pele, prevenir artrites, depressão, entre outros benefícios. 

Quanto de açafrão posso consumir por dia?

Caso compre a raiz inteira utilize uma ou duas rodelas por dia. Se for ingerir o pó de açafrão a orientação é uma colher de chá, cerca de cinco gramas, diariamente caso exista algum problema de saúde.

Qual a diferença de curry, curcuma e açafrão?

Por conta da semelhança na coloração, muitos acabam confundindo curry, curcuma e açafrão. Porém, os três são coisas totalmente diferentes. 

  • Açafrão: como já explicado, o açafrão é uma  especiaria encontrada em uma flor lilás. Geralmente é vendida em saquinhos de temperos e seu formato original, ou em pó com coloração avermelhada.

  • Cúrcuma: é um rizoma, ou seja, um caule subterrâneo de uma planta que pertence à família zingeberaceae, a mesma do gengibre. A cúrcuma contém a curcumina, um poderoso antioxidante vendido geralmente em pó, de cor amarela.

  • Curry: é um tempero preparado com especiarias como cominho, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, noz moscada, açafrão, gengibre, canela em rama, cravo, cardamomo, erva-doce, coentro em grãos e até a própria cúrcuma. Tudo isso moído e misturado, torna-se o curry.

 


Leticia Saifert Picoli
27/06/2019
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Dieta para emagrecer: entenda como medicamentos manipulados ajudam
Dieta para emagrecer: entenda como medicamentos manipulados ajudam

Um estudo realizado pela Nielsen Holding, que é uma empresa especializada em pesquisa de consumo, mostrou que os brasileiros são os q...

Foto de Nimesulida manipulado: saiba as vantagens e para quem é indicado
Nimesulida manipulado: saiba as vantagens e para quem é indicado

Inúmeros motivos podem causar dor de cabeça, que além de incomodar, prejudica o nosso dia a dia. Números da Sociedade B...

Foto de Problema na articulação? Saiba como meloxicam manipulado pode resolver
Problema na articulação? Saiba como meloxicam manipulado pode resolver

Só que sofre diariamente com dores nas articulações sabe o quanto esse mal afeta a qualidade de vida, não é mesm...

Let’s Encrypt
Anvisa
Google Safe

Esta plataforma online facilita a pesquisa e cotações com farmácias de manipulação. A Manipulaê não é uma farmácia. Todas farmácias habilitadas nesta plataforma seguem as determinações da Anvisa. Medicamentos sob prescrição só serão dispensados pelas farmácias mediante apresentação da receita. É proibido comercializar medicamentos controlados por meio remoto. Medicamentos podem causar efeitos indesejados. Evite a automedicação: informe-se com seu médico e com o farmacêutico. Todas vendas realizadas são de responsabilidade exclusiva das farmácias contratantes do sistema online da Manipulaê