Black Cohosh: saiba como usar e para que serve

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Black Cohosh: saiba como usar e para que serve

A Menopausa é uma fase que ocorre entre os 45 a 50 anos, interrompendo a menstruação e gerando sintomas como sensações de calor, falta de libido, cansaço entre outras causas. Para isso, existem tratamentos que podem ser feitos a partir de uma farmácia de manipulação, com o Black Cohosh. 

Leia também: FÓRMULA PARA AUMENTAR O DESEJO FEMININO EM FARMÁCIA MANIPULAÇÃO 

 O que é Black Cohosh?

O Black Cohosh é um suplemento que contribui gradativamente com a saúde da mulher, mais especificamente para os sintomas causados pela Menopausa. Trata-se de um arbusto nativo da América do Norte, inclusive, ele faz parte da família do botão de ouro. Os medicamentos e suplementos manipulados são feitos a partir da raiz da planta. 

Para que serve o Black Cohosh?

O Black Cohosh é utilizado como tratamento durante a Menopausa, reduzindo os sintomas e proporcionando diversos benefícios para a saúde da mulher. Em certo momento da vida, os hormônios  são reduzidos e, com isso, acontece a Menopausa, uma interrupção do ciclo menstrual.

Segundo o Ministério da Saúde - Manual de Atenção à Mulher no Climatério/ Menopausa, “ocorrem várias alterações na estrutura e na função ovariana, com gradativa diminuição da produção estrogênica e conseqüente aumento das gonadotrofinas hipofisárias, caracterizando um estado de hipogonadismo hipergonadotrófico. Dos aproximadamente dois milhões de folículos primordiais ovarianos que nascem com a menina e dos quais existem em média quatrocentos mil na ocasião da puberdade, somente algumas centenas ainda a acompanham no climatério e os demais evoluem contínua e permanentemente para a atresia. Em conseqüência, o volume médio dos ovários diminui de 8 a 9cm na menacme para 2 a 3cm alguns anos após a menopausa. A produção hormonal de estrogênios e de androgênios, com predomínio do estradiol durante todo o período reprodutivo, tende a oscilar significativamente durante os anos que antecedem a cessação dos ciclos, diminuindo gradativamente com a instalação da menopausa. No entanto, permanece, após a menopausa, uma produção basal de estrona, androstenediona, testosterona e mínima de estradiol e progesterona muitas vezes suficiente e capaz de manter o equilíbrio endocrinológico e clínico”. (Manual de Atenção à Mulher no Climatério, pg. 30).

De modo geral, a Menopausa é uma fase natural, que acontece com as mulheres após a última ovulação, que pode ocorrer entre 45 a 50 anos de idade. Durante esse processo, o corpo necessita encontrar um novo equilíbrio, com isso, sintomas como: 

  • Ondas de calor;

 

  • Período menstrual irregular; 

 

  • Perda de cabelo;

 

  • Envelhecimento;

 

  • Corrimento;

 

  • Perda libido;

 

  • Cansaço;

 

  • Dores nos seios;

 

  • Infecção do trato urinário.

Entre outros sintomas que podem aparecer devido a Menopausa.  

Algumas mulheres têm dificuldade de aceitar que não são mais férteis ou que não produz mais hormônio suficiente para manter o funcionamento comum da menstruação.   

Quais os efeitos colaterais do remédio Black Cohosh?

Efeitos colaterais podem surgir quando o suplemento ou medicamentos manipulado é ingerido irregularmente, assim como: desconfortos abdominais, dores de cabeça, náuseas, convulsões entre outros sintomas. Além disso, o tratamento com Black Cohosh não deve ser feito por grávidas ou por mulheres que estejam amamentando. 

Quando perceber alguma anormalidade seja através de sintomas, parecidos com o que citamos  no tópico anterior, procure a ajuda de um médico e verifique como está a sua saúde. A partir de exames, o seu médico poderá recomendar melhor um tratamento que possa atender às suas necessidades, proporcionando resultados positivos para a saúde de modo geral. 

Durante a Menopausa o que deve ser evitado? 

Durante esse processo de adaptação e mudança, a Menopausa exige um novo equilíbrio, podendo aparecer queixas físicas e psicológicas. Dessa forma, existem alternativas que podem ser evitadas, assim como reduzir a ingestão de café, chá e comidas apimentadas, pois esses tipos de alimentos podem intensificar os sintomas da Menopausa. 

Ao invés disso, procure consumir mais laticínios, mantenha uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios. Para isso, alimente se de forma variada e saudável, além de dormir bem durante a noite. Caso os seus sintomas permanecerem  e provocarem desconfortos, consulte um médico para tomar medidas cabíveis e reduzir os sintomas.     

Como encontrar Black Cohosh 

Está precisando iniciar um tratamento com Black Cohosh? Para a sua comodidade, a Manipulaê conecta você com as melhores farmácias de manipulação, agora ficou mais fácil de fazer um tratamento eficaz, com medicamentos manipulados qualificados pela Anvisa e no conforto de onde preferir. 

O nosso aplicativo de cotação facilita o seu processo de compra, realizando uma pesquisa completa sobre as farmácias de manipulação que possam atender às suas necessidades. Para iniciar uma cotação, basta entrar no nosso site, clicar na aba “enviar receita para cotar”, enviar uma foto legível da receita médica e preencher as suas informações. Em pouco tempo, o nosso sistema de cotação vai encaminhar três proposta de acordo com as suas demandas. A partir desse momento, você poderá analisar na mesma tela  cada uma das propostas e verificar qual atendeu melhor às suas expectativas. Ao selecionar a farmácia de cotação, a compra pode ser efetuada online, de forma prática, rápida e segura.

Quando os produtos chegarem no endereço solicitado, verifique se o pedido está de acordo com a sua solicitação. Caso perceba alguma anormalidade, seja na embalagem que não esteja lacrada, na data de validade ou até mesmo quando não apresentar o código de qualidade, não hesite em nos comunicar. Estamos a sua disposição para cuidar de sua saúde, proporcionando um tratamento manipulado eficaz, conectando com os melhores laboratórios de manipulação. 

Está precisando manipular uma medicamento? Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos os preços de cada farmácia para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos. Qualquer dúvida entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo:

 relacionamento@manipulae.com.br   


Leticia Saifert Picoli
04/12/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Skin care: o que é, rotina, como fazer e produtos manipulados [Parte2]
Skin care: o que é, rotina, como fazer e produtos manipulados [Parte2]

No post anterior, falamos em detalhes sobre como montar uma rotina de skin care baseada em ações diárias, semanais e mensais. ...

Foto de Skin care: o que é, rotina, como fazer e produtos manipulados [Parte1]
Skin care: o que é, rotina, como fazer e produtos manipulados [Parte1]

Apesar de estar super em alta com as blogueiras, o skin care já existe e não é de hoje. Skin care significa "cuidados com...

Foto de Benefícios do medicamento manipulado e dúvidas respondidas
Benefícios do medicamento manipulado e dúvidas respondidas

É muito importante priorizar o que faz bem para a nossa saúde, com isso é comum, sentir a necessidade de dar preferência...