Aloina: o que é, para que serve e como pode ser usado

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Aloina: o que é, para que serve e como pode ser usado

A Aloína é um ativo natural que pode ser extraído da folha da planta Aloe Vera, proporcionando diversos benefícios à saúde. Com isso, hoje vamos explicar neste artigo sobre o que é a Aloína, para que serve, se ela pode ser utilizada como laxante, quais são os efeitos colaterais e como encontrar a Aloína Manipulada.  

Leia também: BENEFÍCIOS DO MEDICAMENTO MANIPULADO E DÚVIDAS RESPONDIDAS

O que é o medicamento Aloína?

O medicamento Aloína é um composto que pode ser encontrado na folha da Aloe Vera, uma planta que também é conhecida como Babosa. De modo geral, além dos benefícios para a beleza, assim como reparar pele e cabelos, a Aloína proporciona ação revitalizante, cicatrizante e pode contribuir com o funcionamento do intestino. No entanto, ao contrário do que grande parte das pessoas imaginam, a Aloína não é o gel que a Aloe Vera solta, mas sim um líquido amarelo que pode ser  extraído da casca da planta. 

Para que serve Aloína

Conforme mencionamos no tópico anterior, a Aloína pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, contudo, entre as principais ações da Aloína para a saúde, estão:

  • Anti-idade -  devido às propriedades antioxidantes, que visa combater os radicais livres.

  • Analgésico e cicatrizante - as propriedades da Aloe Vera ajudam a tratar e acelerar o processo de cicatrização. 

  • Ação antibacteriana - pode ser utilizada no tratamento de pele, com o intuito de eliminar as células mortas.

  • Controla a oleosidade da pele - com forte ação hidratante, e Aloe Vera ajuda a nutrir e a rejuvenescer. Além disso, ajuda a reparar o colágeno e a elastina da pele.

  • Contribui com o melhor  funcionamento do intestino.

Pode ser utilizado como laxante 

A Aloína pode ser utilizada como laxante, no entanto, desde que seja utilizada na dosagem correta e conforme a indicação médica para essa finalidade. De acordo com a Infinity Pharma, os efeitos laxantes da babosa são devidos principalmente à 1, 8-glicosídeos dihydroxyanthracene, aloína A e B. Aloe age como um estimulante e irritante para o trato gastrointestinal. O efeito laxante da Aloe geralmente não é observado antes de 6 horas após a administração oral, e às vezes não, até 24 horas ou mais depois. (Infinito Pharma).

Contudo, assim como qualquer outro tratamento, antes de qualquer coisa, o paciente deve seguir a prescrição médica para que o tratamento traga bons resultados, sem prejudicar a saúde do mesmo. 

Quais são os efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais da Aloína consistem em sintomas, como: aumento de pressão intraocular, sede em excesso, palpitações, midríases e entre outros efeitos que possam surgir decorrentes dos efeitos colaterais. 

Devido a isso, a Aloína é contra indicada para paciente com obstrução intestinal, desidratação, atonia severa ou crônica constipação.  

Como encontrar Aloína?

A Aloína pode ser encontrada nas farmácias de manipulação, onde a formulação pode ser feita conforme a necessidade exata do paciente. Para facilitar esse processo e proporcionar tratamentos mais eficazes, a Manipulaê apresenta a solução para os nossos clientes fazerem suas cotação quando precisar e de onde preferir sem precisar sair de casa!

Com apenas alguns cliques, você tem acesso às farmácias de manipulação e os melhores preços da região. Para iniciar a sua cotação, basta acessar o nosso site ou clicar aqui. Na sequência você precisará completar algumas informações e enviar a foto de sua receita médica. O nosso sistema de cotação vai buscar automaticamente as melhores ofertas e encaminhar três propostas para que você possa analisar e selecionar a que melhor atender às suas necessidades. É simples e fácil assim. 

Após concluir esse processo e realizar o pagamento de forma segura, o seu pedido será encaminhado para o endereço solicitado. Quando o pedido chegar, gostamos sempre de ressaltar sobre a importância de certificar de que tudo está certo. Com isso, verifique se a embalagem está lacrada, se contém o selo de qualidade e se a validade está de acordo com o pedido. Esses são cuidados básicos, mas que fazem toda a diferença quando o assunto é qualidade de vida. 

De modo geral, queremos cuidar de sua saúde e da sua família! Se você precisa fazer um tratamento manipulado, aproveite para iniciar a sua cotação agora mesmo! 


Leticia Saifert Picoli
22/01/2021
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Probióticos manipulados: conheça suas funcionalidades e dúvidas
Probióticos manipulados: conheça suas funcionalidades e dúvidas

Os probióticos costumam ser utilizados no tratamento de problemas intestinais,  que podem ocorrer devido a baixa absorção...

Foto de Florais de Bach: saiba qual é o efeito no organismo
Florais de Bach: saiba qual é o efeito no organismo

Conforme o próprio nome já diz, Florais de Bach é um ativo natural extraído de flores, que possui a funcionalidade de e...

Foto de Melatonina manipulada: para que serve e quais os benefícios
Melatonina manipulada: para que serve e quais os benefícios

A Melatonina, também conhecida como o hormônio do sono, proporciona diversos benefícios à saúde, assim como o bem...