Agar agar: para que serve e benefícios

HOME < ARTIGOS < LER ARTIGOS DETALHES
Foto de Agar agar: para que serve e benefícios

O agar agar também conhecida como agarose, é uma hemicelulose mucilaginosa, extraída de algumas espécies de algas marinhas vermelhas. Devido aos benefícios a saúde, hoje vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o agar agar, explicando para que serve, quais são os benefícios, os efeitos colaterais e o que o difere da gelatina. 

Leia também: VITAMINA C PARA O ROSTO: QUAL É A MELHOR, COMO USAR E PRINCIPAIS TIPOS

Qual é a função do agar agar?

De acordo com a sua ação demulcente, o agar agar pode ser utilizado no tratamento de constipação crônica, intestino irritável, hemorróidas e entre outros distúrbios intestinais, que podem ocorrer devido a uma dieta baixa em fibras e nutrientes fundamentais para manter uma saúde equilibrada. Exatamente o que contém no agar agar, ele é rico em fibra, com isso, ajuda a limpar o organismo, devido a ação detox.  

A cápsula manipulada agar agar é rica em fibras, sais minerais, fósforo, potássio, ferro, cloro, iodo, celulose e proteínas. Uma das vantagens de manipular agar agar, é que ela pode ser feita de acordo com a necessidade específica do paciente. Essas questões incluem a dosagem, os ingredientes, rótulo personalizado e entre outros fatores que fazem toda a diferença para qualidade de vida. 

Quais os benefícios?

O agar agar possui muitos benefícios nutricionais, assim como a ação detox que visa ajudar no controle de peso. No entanto, mas para potencializar o seu efeito, deve ser utilizado junto com outros nutrientes naturais, assim como conciliá-lo com uma alimentação equilibrada e a prática de exercícios. Como possui ação detox, algumas pessoas acreditam que apenas o agar seja o suficiente, porém, ele estará apenas limpando o organismo.

Além, disso o agar agar é rico na produção de colágeno, um fator fundamental para ter uma pele com aspecto bonito e saudável. Outro benefício é que ele ajuda a prevenir contra a anemia, uma quantidade de 25 g de agar é o que vale a 85 calorias, totalizando uma quantia de ferro no sangue que precisamos diariamente. 

E por fim, conforme pontuamos no tópico anterior, pode ser usado para tratamentos de obstipação crónica, dores abdominais, intestino irritável e entre outros distúrbios que possam provocar desconfortos abdominais.     

Qual a quantidade de agar agar por dia? 

A quantia mínima de agar deve ser 10g por dia, que pode ser ingerido de forma diluída na água, iogurte e onde preferir. Com isso, 25g de agar, proporciona 33% da quantia de ferro no sangue, um valor que precisamos absorver diariamente.

No entanto, o tratamento não deve ser feito por conta própria, busque sempre orientação médica antes de iniciar um tratamento. Apesar dos nutrientes benéficos, é preciso saber como está a sua saúde, para verificar se realmente está em falta ou quais medidas devem ser tomadas para obter um tratamento eficiente. O uso indevido de medicamentos, vitaminas e outros nutrientes, podem agravar a saúde, entanto sempre que perceber qualquer anormalidade, realize uma consulta médica. 

Efeitos colaterais 

O agar agar é contraindicado para gestantes, crianças, paciente que esteja amamentando e para pessoas que são alérgicas a alguma substância presente na composição. Entre os principais efeitos colaterais estão: náuseas, dores de cabeça, dores abdominais e diarreia. Para evitar desconfortos, consulte o seu médico.

Para mais informações, confira informações na Bula, clique aqui

 Qual a diferença entre o agar agar e a gelatina?

A diferença entre a gelatina convencional e o agar, está que a gelatina tradicional é de origem animal e a gelatina de agar pode ser obtida através da fervura de alga marinha, ou seja, origem natural. Com isso, a agar costuma ser mais indicado pelo fato do processo ser menos indolor e pelos benefícios que ela oferece. 

Saiba como encontrar agar agar

Está precisando manipular agar agar? Com poucos cliques, a gente conecta você com os melhores laboratórios de manipulação e o custo-benefícios é garantido! Nos resolver facilitar a sua vida, de modo que possa melhor o seu dia, sem precisa se deslocar até a farmácia mais próxima para fazer o seu pedido. 

Aqui é assim, você envia a sua receita médica e o nosso sistema envia as melhores proposta, conforme o solicitado. Em pouco tempo, é possível fazer um comparativo completo das farmácias e verificar qual melhor atendeu ao seu pedido. É válido ressaltar que tudo acontece no seu tempo, então fique a vontade para fazer a sua cotação. Após efetuar o seu pedido, o pagamento pode ser feito online, de forma prática e totalmente segura. Em nosso sistema as suas informações e receitas estarão seguras, não precisa se preocupar. 

Aproveite para  manipular um medicamento, realizando a sua compra online, sem medir esforços e no conforto de sua casa. Fazemos o orçamento dos seus remédios e apresentamos os preços de cada farmácia para você.  Então aproveite e clique aqui e acesse a nossa página de orçamentos. Qualquer dúvida entre em contato com a gente que auxiliamos você passo a passo:

 relacionamento@manipulae.com.br 


Leticia Saifert Picoli
04/12/2020
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.

Outros Artigos

Foto de Skin care: o que é, rotina, como fazer e produtos manipulados [Parte2]
Skin care: o que é, rotina, como fazer e produtos manipulados [Parte2]

No post anterior, falamos em detalhes sobre como montar uma rotina de skin care baseada em ações diárias, semanais e mensais. ...

Foto de Skin care: o que é, rotina, como fazer e produtos manipulados [Parte1]
Skin care: o que é, rotina, como fazer e produtos manipulados [Parte1]

Apesar de estar super em alta com as blogueiras, o skin care já existe e não é de hoje. Skin care significa "cuidados com...

Foto de Benefícios do medicamento manipulado e dúvidas respondidas
Benefícios do medicamento manipulado e dúvidas respondidas

É muito importante priorizar o que faz bem para a nossa saúde, com isso é comum, sentir a necessidade de dar preferência...