Arbutin é um β-glicosídeo da Hidroquinona, presente em várias plantas, sendo uma delas as folhas da uva-ursi (arctostaphylos uva-ursi) (CUI T, 2005), ... Continuar lendo

Categoria Despigmentante

Administração
Uso Tópico
Controlado
-
Indicação
Arbutin é um β-glicosídeo da Hidroquinona, presente em várias plantas, sendo uma delas as folhas da uva-ursi (arctostaphylos uva-ursi) (CUI T, 2005), que clareia e promove tom uniforme em todos os tipos de pele, atuando no bloqueio da biossíntese epidermal da melanina, por inibir a oxidação enzimática da tirosina, a DOPA. Desenvolvido para minimizar os inconvenientes técnicos da Hidroquinona, o Arbutin possui alta estabilidade, proporcionando o clareamento de forma rápida e eficaz, minimizando manchas já existentes e reduzindo o grau de bronzeamento da pele após exposição UV, de forma mais segura e com mínimos efeitos colaterais e de toxicidade.
Devido a sua estabilidade, pode ser veiculado em diferentes tipos de bases dermocosméticas.
Posologia
Indicado de 1,0 a 3,0% isoladamente em cremes, loções, géis e géis-cremes.
Se for associado a outros despigmentantes, pode ser usado em concentrações menores, de 0,5 à 1,0%.
Restrições
Uso Adulto.
Interações Medicamentosas
Se você tomar outros medicamentos ou produtos sem prescrição, ao mesmo tempo, os efeitos do Arbutin podem mudar. Isso pode aumentar o risco de efeitos colaterais ou fazer com que o seu medicamento não atue corretamente. Informe o seu médico sobre todas as drogas, vitaminas e suplementos de ervas que você estiver tomando, de modo que o seu médico possa ajudá-lo a prevenir ou controlar as interações medicamentosas.
Reações Adversas
-
Contraindicação
A hipersensibilidade ao Arbutin é uma contra-indicação Além disso, Arbutin não deve ser tomado se você tem as seguintes condições:
Feridas irritadas ou abertas
Tipo de Receita
-
Sugestão de fórmula manipulada
Cremes/ Loçõe/ Géis

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.