Anastrozol é um remédio para câncer de mama inicial em mulheres na pós-menopausa. Ele é um inibidor de aromatase citostático de uso oral, recomendado ... Continuar lendo

Categoria Inibidor da aromatase citostático

Administração
Uso Oral
Controlado
Não
Indicação
Anastrozol é um remédio para câncer de mama inicial em mulheres na pós-menopausa. Ele é um inibidor de aromatase citostático de uso oral, recomendado em tratamentos de câncer. O anastrozol é indicado como remédio para câncer de mama, em tratamento de mulheres na pós-menopausa. Sua ação diminui o risco de incidência de câncer na outra mama e, por isso, ele é utilizado como tratamento adjuvante.
Posologia
O anastrozol deve ser utilizado apenas por adultos, com recomendação médica, em doses de 1 mg por via oral, uma vez ao dia, sempre no mesmo horário, com água.
Restrições
Uso adulto
Interações Medicamentosas
Esse medicamento apresenta reações adversas quando utilizado ao mesmo tempo que medicamentos que contenham estrogênio. Por exemplo, o tamoxifeno não deve ser administrado juntamente ao anastrozol, porque um interfere na ação farmacológica do outro.
Reações Adversas
Algumas das reações adversas mais comuns durante a administração de anastrozol são ondas de calor, fraqueza, dor nas articulações dor de cabeça, artrite e lesões na pele com vermelhidão. Um pouco menos comuns são a queda de cabelo, diarreia, sonolência, distúrbios sensoriais como formigamento e dormência na pele, perda e alteração do paladar. Entre as reações incomuns, estão o aumento de cálcio no sangue, urticária e hepatite. Entre as reações raras ou muito raras, a vermelhidão inflamatória na pele, a reação alérgica intensa, a inflamação dos vasos da pele, a síndrome de Stevens-Johnson e o angioedema (inchaço da pele, mucosas, vísceras e cérebro).
Contraindicação
O anastrozol não deve ser administrado em crianças, mulheres gravidez ou que estejam amamentando, mulheres que ainda não passaram pela menopausa, indivíduos com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula do remédio, pacientes com doença no fígado ou nos rins ou caso o paciente esteja tomando outros remédios sem orientação médica. O anostrozol deve ser utilizado em formato de cápsulas, apenas em caso de câncer de mama, e deve ser vendido apenas com receita.
Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.