O Anastrozol é indicado para o tratamento do câncer de mama inicial em mulheres na pós-menopausa. Este medicamento diminui o risco de incidência de câ... Continuar lendo

Categoria Inibidor da aromatase citostático

Administração
Uso Oral
Controlado
Não
Indicação
O Anastrozol é indicado para o tratamento do câncer de mama inicial em mulheres na pós-menopausa. Este medicamento diminui o risco de incidência de câncer de mama na outra mama, sendo útil como tratamento adjuvante.
Posologia
Tomar 1 cápsula de 1 mg por via oral uma vez ao dia, com água, sempre no mesmo horário
Restrições
Uso adulto
Interações Medicamentosas
O tamoxifeno e/ou outros tratamentos com estrogênio não devem ser administrados concomitantemente com anastrozol porque eles podem diminuir sua ação farmacológica.

Reações Adversas
Reações Muito Comuns: ondas de calor; astenia (fraqueza); artralgia (dor nas articulações); dor de cabeça; artrite; lesões na pele com vermelhidão;
Reações Comuns: alopécia (queda de cabelos); reações alérgicas; diarreia; sonolência; distúrbios sensoriais como parestesia (sensação de formigamento ou dormência da pele), perda e alteração do paladar.
Reações Incomuns: aumento do cálcio no sangue; hepatite; urticária;
Reações Raras: eritema multiforme (vermelhidão inflamatória da pele), reação anafilactoide (reação alérgica intensa) e vasculite cutânea (inflamação dos vasos da pele).
Reações Muito Raras: síndrome de Stevens-Johnson (forma grave multiforme de reação alérgica) e angioedema (inchaço da pele, mucosas, vísceras e cérebro).
Contraindicação
O Anastrozol está contraindicado em crianças, em mulheres na pré-menopausa, na gravidez ou em mulheres que possam ficar grávidas durante o tratamento, na amamentação e em indivíduos com hipersensibilidade a qualquer componente da fórmula.
Este remédio não deve ser utilizado em caso de doença no fígado ou nos rins, ou caso o paciente esteja tomando outros remédios, sem orientação médica.
Tipo de Receita
Receita Simples (branca, 1 via)
Sugestão de fórmula manipulada
Cápsulas

Bibliografia
Observações
Foto de Leticia Saifert Picoli
Leticia Saifert Picoli
CRF: 21337
Farmacêutica, e Mestranda em Ciências Farmacêuticas - CRF/PR: 21337. Atuou como consultora na Manipulaê para monitorar e revisar a criação de conteúdo técnico. Farmacêutica Industrial, especialista em Farmacologia Clínica, MBA em Gestão Estratégia Farmacêutica pela FIA. Atuante nas áreas de Gestão de Produto, Marketing Institucional e Novos Negócios.